Quinta-feira, 11 de abril de 2002

Por: GIFE| Notícias| 11/04/2002

Fundação Cafu quer mudar periferia de SP

O campinho de futebol do Jardim Irene, na periferia da zonal sul de São Paulo, já foi palco de muitos dribles na infância de Marcus Evangelista de Moraes, o Cafu. Agora recebe o craque para fazer o aquecimento da Fundação Cafu, projeto social idealizado por ele há sete anos. Com o slogan Alimentando sonhos para fazer deste país uma nação, a Fundação vem para abraçar as crianças do Jardim Irene. É bom ter um projeto desses porque a gente vem aqui jogar em vez de ficar na rua, fumando maconha e apanhando do pessoal. Queria falar para o Cafu muito obrigado por construir esse espaço para a gente””, diz Dado, 14. O objetivo é ir além do Jardim Irene e construir mais sete núcleos da Fundação. (Folha de S. Paulo, p. Folha Equilíbrio 9, 11/4 – Elka Andrello)

Programa Largada 2000 quer jovem como protagonista social

O Programa Largada 2000, promovido pelo Instituto Ayrton Senna e Sesi, é desenvolvido em 21 escolas da rede pública de Joinville (SC), envolvendo cinco mil alunos. A iniciativa tem por princípio ver o jovem como solução e não como problema, investindo no seu desenvolvimento humano e o estimulando a ser, a fazer e a aprender. O país tem cerca de 33 milhões de jovens entre 15 e 24 anos. Uma das coordenadoras nacionais do projeto, Rita de Cassa Paulon, afirmou que é preciso dar oportunidade, responsabilidade e uma educação de valores aos jovens. Um dos principais resultados verificados com o projeto foi o decréscimo do índice de violência escolar nos estabelecimentos. Em Joinville, até agora, 195 professores foram capacitados e 96 projetos foram realizados. Em Santa Catarina, outros cinco municípios ganharam o programa nesse ano: Mafra, Lages, Concórdia, Jaraguá do Sul e São José. A meta é alcançar 15 mil alunos. (A Notícia-SC, p. A9; Diário Catarinense, p. 30, 10/04 – Lisiane Rodrigues)

Falta a profissionalização das organizações sociais

De cada 10 ONGs abertas no Rio Grande do Norte, sete não chegam ao terceiro ano de funcionamento. As causas são as mais diversas, mas estão sempre ligadas à falta de recursos financeiros e humanos para colocar em prática o projeto inicial. Tentando mudar esse quadro, o Instituto Fal e o Centro de Tecnologia do Terceiro Setor levaram para Natal o consultor do Greenpeace, Zelito Sampaio, que ministrou curso para representantes de ONGs. O caminho apontado pelo consultor é a profissionalização do setor. O trabalho deve iniciar com a sensibilização da própria empresa que irá investir para a continuidade do trabalho. Zelito lembrou que nenhuma empresa que aplica seus recursos em programas sociais está dando uma esmola para a comunidade beneficiada. Para ele esta empresa está agregando valor a sua própria imagem, o que será revertido em ganho empresarial. (
Diário de Natal
, p. 4, 10/4)

Programa qualifica profissionais que trabalham com menor infrator

Devido ao modelo de assistência aplicada aos adolescentes infratores, o Pará é o primeiro estado do Brasil a ser beneficiado com o projeto Presença da Pedagogia, criado pelo Instituto Ayrton Senna (IAS) para a formação pedagógica dos profissionais que trabalham com adolescentes infratores no âmbito das instituições de assistência nos estados, do Poder Judiciário e das unidades policiais. Para implantar o programa, o IAS, por meio da Fundação da Criança e do Adolescente do Pará (Funcap), abriu no dia 8/4 o primeiro curso de preparação de formadores da região Norte. O curso será realizado até amanhã, em Belém. (O Liberal-PA, p. 3, 9/4)

Varig desenvolve políticas sociais há mais de 50 anos

A Fundação Ruben Berta abre suas portas e mostra que a responsabilidade social está em pauta há muito mais tempo do que se pensa. Criada em 1945, a Fundação tinha o objetivo de proporcionar bem-estar aos funcionários. Hoje, composta pela Varig, Sata, Rio Sul, Varig Log, Varig Travel, Nordeste e Smiles, a instituição é responsável por vários projetos sociais. Todas as iniciativas são centralizadas pelo projeto Atitude Cidadã, que coordena a política social do grupo. Um dos destaques é o Projeto Voluntários, que há dois anos beneficia mais de 32 entidades no Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo. O projeto consiste na doação de alguns funcionários, por algumas horas semanais, para instituições diversas, onde voluntários realizam atividades que podem melhorar a condição de vida de outras pessoas. (Tribuna de Alagoas, p. 16, 9/4)

Está pintando um novo cidadão

O projeto Faço Arte Com Quem Sabe, desenvolvido desde 1999 em Recife, foi um dos 30 selecionados para a fase final do Concurso Embratel/Instituto Ayrton Senna Cidadão 21 de Arte. Dentro de aproximadamente dois meses serão escolhidos os 16 finalistas que se tornarão parceiros do Instituto Ayrton Senna. O Faço Arte desenvolve em crianças e adolescentes carentes a sensibilidade por meio da criação. A proposta é trabalhar a formação dos jovens, aproximando-os do universo das artes plásticas e incentivar neles a capacidade empreendedora. (Jornal do Commercio-PE-PE, p. C1, 8/4 – Maria Eduarda Antunes)

Educar para a igualdade racial

O Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), com apoio das Fundações Kellogg e Ford, está premiando experiências de promoção da igualdade racial e étnica nas escolas, desenvolvidas entre 1999 e 2002. Poderão participar professores das escolas públicas e particulares de todo o país. A premiação para o primeiro lugar é de R$ 5 mil. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis na Internet (www.ceert.org.br). As inscrições podem ser feitas até 31 de maio. Outras informações pelo telefone (11) 3801-1949. (Revista Sem Fronteiras, p. 13, abril/2002)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Embratel
  • Fundação Cafu
  • Fundação Ford
  • Fundação Kellogg
  • Fundação Ruben Berta
  • Instituto Ayrton Senna
  • Nordeste
  • Rio Sul
  • Sata
  • Smiles
  • Varig
  • Varig Log
  • Varig Travel
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional