Quinta-feira, 11 de dezembro de 2003

Por: GIFE| Notícias| 11/12/2003

Marketing adere às causas nobres

Os setores industrial e de serviços brasileiros largaram na frente do comércio na prática do Marketing Relacionado a Causas (MRC). Os dois já têm departamentos estruturados de MRC e mantém 10% dos institutos e fundações com esse perfil de atuação. As áreas mais envolvidas são Marketing, que concentra 53% dos investimentos, e Recursos Humanos Segundo, de acordo com Zilda Knoploch, presidente da Enfoque Pesquisa de Marketing, responsável pelo primeiro levantamento do gênero no Brasil. A pesquisa quantitativa Cenário Brasileiro do Marketing Relacionado a Causas, listada pela revista Balanço Anual da Gazeta Mercantil, revela que 86% das empresas têm algum tipo de ação social, sendo que 30% optam por campanhas de MRC. Entre elas está o McDonalds com o McDia Feliz, que já arrecadou R$ 45 milhões, destinados para o combate ao câncer. Resultados como este, motivaram a criação, em abril, de 1999, do Instituto Ronald McDonald, captador e repassador de recursos a entidades que cuidam de crianças e adolescentes. Para Eduardo Bruder, vice-presidente de Comunicação Corporativa da Avon no Brasil, “”identificação com uma causa é uma coisa que os funcionários de qualquer empresa querem e gostam de trabalhar não se limita a um benefício meramente comercial que a organização possa obter””. Como uma empresa “”voltada para a mulher””, a Avon descobriu a causa da principal preocupação do universo feminino: o câncer de mama. “”Queremos simplesmente erradicar a mortalidade feminina por câncer de mama. Para isso, disseminamos a importância da detecção precoce e arrecadamos fundos para a prevenção e o tratamento””, afirma Lírio Cipriani, diretor executivo do Instituto Avon no Brasil. A empresa já arrecadou US$ 90 milhões que garantem ações pragmáticas, como a compra de equipamentos de alta tecnologia para os diagnósticos e tratamentos da saúde pública. (Gazeta Mercantil, Caderno Responsabilidade Social, 11/12)

No mundo dos livros, Suzano busca estímulo para suas atividades

A Companhia Suzano de Papel e Celulose investirá até o final de 2003 cerca de R$ 1,2 milhões no projeto Ler é Preciso. A iniciativa promove, com ajuda de parcerias, concursos de redação para escolas da rede pública e privadas e monta bibliotecas comunitárias. O objetivo da ação é, nos próximos cinco anos, abrir cerca 140 bibliotecas em todo o país. Uma parceria com a Editora Nova Cultura destinou 900 coleções Obras Primas (com 50 títulos da literatura mundial) para abastecer as entidades beneficiadas. (Gazeta Mercantil, Caderno Responsabilidade Social, 11/12)

O programa Florescer da Randon prepara juventude para desafios

Com o objetivo de preparar crianças e adolescentes em situação de risco social para os desafios do futuro, o Programa Florescer, uma iniciativa do Grupo Randon, beneficia atualmente 145 meninos e meninas de Caxias do Sul (RS), com idades entre 7 e 14 anos. A idéia principal do Programa é complementar a educação formal recebida na escola, permitindo o desenvolvimento de talentos e aptidões, o exercício da cidadania e a melhoria da qualidade de vida, para que no futuro tenham mais condições de colocação no mercado de trabalho. O Florescer conta, também, com o apoio da organização Parceiros Voluntários e do Serviço Social da Indústria (SESI). (Gazeta Mercantil, Caderno Responsabilidade Social, 11/12)

Na saúde, a Weg faz as vezes do poder público

Os recursos destinados pela Weg voltados para a saúde têm possibilitado à população de Jaraguá do Sul (SC) ter acesso a serviços públicos de atendimento médico com alto nível de qualidade. A empresa, fabricante de motores elétricos, destina anualmente R$ 2 milhões para os hospitais São José e Jaraguá do Sul (ambos organizações não-governamentais), que atendem também a população de pelo menos seis municípios vizinhos. Como não há hospitais públicos na cidade e região, sem o apoio da WEG não seria possível atender a demanda. Além da área da saúde, a companhia destina investimentos sociais para a área educacional, mais especificamente para a manutenção de creches municipais e na educação profissionalizante de 226 jovens, entre 15 e 18 anos. (Gazeta Mercantil, Caderno Responsabilidade Social, 11/12)

Projetos de tecnologia social contemplam população rural

A Fundação Banco do Brasil criou o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social para reconhecer e promover tecnologias sociais voltadas ao desenvolvimento humano. Na segunda edição, foram 634 inscrições. Trinta e três projetos foram classificados como finalistas e sete ganharam o prêmio de R$ 50 mil. “”Todas estas tecnologias estarão disponíveis na internet a partir de janeiro no site http://www.cidadania-e.com.br/””, ressalta o presidente da Fundação Banco do Brasil, Jackes Pena. (A Gazeta-MT, 11/12)

Curtas mercadológicas

Instituto Telemar, organização sem fins lucrativos que atua na área de responsabilidade social, abriu última segunda-feira, inscrições para o Novos Brasis, programa de apoio e parceria para projetos sociais em 2004. (O Povo-CE, 11/12)

Jovens mostram sua arte na Ufes

Será lançado hoje, às 19h, na Galeria de Arte e Pesquisa do Centro de Arte da Universidade Federal do Espírito Santo o catálogo A arte resgatando histórias, resultado da produção artística de 60 adolescentes e jovens, de 13 a 21 anos, da comunidade de São Benedito, em Vitória. Eles participaram do Programa Cidadão 21-Arte, uma parceria do Programa Crer com as Mãos do Secri (Serviço de Engajamento Comunitário) e do Instituto Ayrton Senna. (A Gazeta-ES, 11/12)

Música muda vida de garotos pobres

O projeto Villa-Lobinhos vem transformando a realidade de dezenas de jovens de baixa renda. Esse é o caso do morador de Niterói, Tiago Cosmo, 19. Antes de integrar a orquestra Villa-Lobinhos, ele nunca tinha ido sequer ao Rio de Janeiro. ′′Eu não saía do portão da minha casa antes de conhecer o violino′′, diz. Hoje, Tiago já se apresentou em todo o Brasil, além, de alguns países da Europa. A iniciativa oferece aos estudantes educação musical, orientação escolar, aulas de informática e vale transporte. O Villa-Lobinhos é promovido pelo Instituto Moreira Sales, ONG Viva Rio e Museu Villa-Lobos. (Correio Braziliense, 11/12)

Manual do Ethos

O Instituto Ethos lançou ontem, em Nova Lima, Minas Gerais, o livro Práticas Empresariais de Responsabilidade Social, um manual para ajudar empresas a introduzir na gestão as práticas de responsabilidade social. O livro mostra ainda a relação dos princípios do Global Compact – uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para promover a boa prática corporativa – com os indicadores Ethos de Responsabilidade Social. O terceiro encontro anual do Global Compact, que tem entre os organizadores o Instituto Ethos, está sendo realizado no campus da Fundação Dom Cabral, em Nova Lima. Especialistas de 30 países estão reunidos deste terça-feira para analisar práticas empresariais que induzam ao crescimento sustentado. O evento será encerrado hoje. O livro será distribuído gratuitamente a todas as empresas associadas ao instituto. É possível ter acesso ao conteúdo no site do instituto (http://www.ethos.org.br/). (Valor Econômico, 11/12)

Petrobras ajudará na recuperação da Luz

O projeto Estação da Luz da Nossa Língua, da Secretaria Estadual de Cultura e da Fundação Roberto Marinho, vai ganhar novos parceiros a partir de amanhã. Em cerimônia no Salão Nobre da Secretaria de Cultura, às 9h, a Petrobras vai assinar o Convênio de Parceria ao projeto. Já a Fundação Biblioteca Nacional vai aderir a um Termo de Cooperação Técnica para dar apoio à iniciativa. O projeto prevê que na Estação da Luz, no Centro de São Paulo, será entregue, até 2005, um centro cultural com espaços para cursos, palestras e biblioteca, voltados ao tema da língua portuguesa. A primeira fase do projeto e a restauração das fachadas da estação deverão ser entregues em janeiro de 2004. (Diário Popular-SP, 11/12)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Avon
  • Banco do Brasil
  • Companhia Suzano de Papel e Celulose
  • Editora Nova Cultura
  • Fundação Roberto Marinho
  • Grupo Randon
  • Instituto Ayrton Senna
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • Instituto Moreira Sales
  • Instituto Ronald McDonald
  • Instituto Telemar
  • Petrobrás
  • WEG

    Aviso: Por motivo de recesso administrativo da Andi (12/12) o clipping não estará disponível neste dia.

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