Quinta-feira, 11 de julho de 2002

Por: GIFE| Notícias| 11/07/2002

Empresas investem em ação social

A iniciativa privada está contribuindo mais no campo social. Das 19 mil empresas de Pernambuco, 9.000 (47%) fizeram algum tipo de doação ou atendimento social voluntário em comunidades carentes no ano passado. O que as move é, sobretudo, o interesse em ajudar: 77% doaram por motivos humanitários. Outros 53% procuraram melhorar a imagem da empresa, e 35% acreditam que o empenho em campanhas traz retorno em satisfação para os funcionários. Esses dados fazem parte da pesquisa Ação Social das Empresas, realizada com 465 mil empresas de todo o país pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).(Diário de Pernambuco, p. B-3, 10/7)

Operadora de telefonia apóia geração de renda para mulheres

O Grupo Telefônica está investindo R$ 580 mil no Programa de Geração de Renda para Mulheres de Família. O projeto, iniciado em Salvador, vai abranger depois os estados de São Paulo e Rio de Janeiro e tem por objetivo incentivar iniciativas que reduzam as desigualdades sociais no país. Com apoio da ONG Centro de Estudos Socioambientais (Pangea), o projeto envolve inicialmente a Cooperativa das Mulheres Costureiras do Parque São Bartolomeu, entidade que reúne 30 mulheres chefes de família. Ao final do convênio de um ano, a cooperativa vai receber R$ 140 mil da Fundação Telefônica, para investir em equipamentos, formação e capacitação de mão-de-obra.(A Tarde-BA, p. 4, 7/7 – Sara Barnuevo; Tribuna da Bahia, p. 5 – Naira Sodré; Correio da Bahia, p. 4 – Roberto Nunes – 6/7)

Empresa e escola juntas

O engajamento das empresas em projetos de cidadania e educação profissional sempre rende bons frutos para a população da localidade onde estão instaladas. Um bom exemplo é a Fundação CSN. Entre os projetos de geração de renda da entidade, destacam-se a padaria-escola e a oficina-escola, em Volta Redonda (RJ). Criado para apoiar iniciativas de geração de renda, educação para desenvolvimento comunitário e educaçãopara desenvolvimento do meio ambiente, o Projeto Acontecer investe R$ 500 mil nas comunidades. Cada programa aprovado recebe R$ 50 mil, dependendo do tamanho e dos parceiros. A iniciativa abrange todas as áreas onde a CSN atua.(O Dia, p. Empregos 3, 7/7)

Feito à mão

Entre desenhos que se repetem com pequenas alterações de movimento e negativos em 35 milímetros, crianças e adolescentes constroem as cenas do que planejam ser o primeiro filme de suas vidas. A obra, um curta-metragem produzido por 25 alunos da Escola Juscelino Kubischek, em Vitória (ES), faz parte de um projeto realizado pela Fundação Vale do Rio Doce, Galpão Produções e Eletrobrás. Os resultados serão exibidos no 9º Vitória Cine Vídeo, em novembro.(A Gazeta-ES, p. Caderno Dois 1, 6/7 – Ana Laura Nahas)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Fundação CSN
  • Fundação Telefônica
  • Fundação Vale do Rio Doce
  • Petrobras
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