Quinta-feira, 13 de junho de 2002
Por: GIFE| Notícias| 13/06/2002Voluntariado recebe prêmio
A Samarco recebeu o Gold Quill Award of Merit, concedido pela Associação Internacional de Comunicadores Empresariais (IABC), na categoria Relações com Comunidades, em virtude dos programas de voluntariado empresarial que mantém em Mariana (MG), onde está a sua mina, e em Anchieta (ES), onde estão a planta industrial de pelotas de minério de ferro e o porto da companhia. (Gazeta Mercantil, p. C-2, 13/6)
Aprovado projeto que cria certificado estadual de Empresa Amiga da Criança
Parte do Imposto de Renda pode ser destinada ao Fundo para Infância e Adolescência (FIA) da própria cidade onde o contribuinte reside ou está instalado. Para estimular a contribuição das empresas catarinenses foi promulgado o projeto de lei do deputado estadual Jaime Duarte (PPS), que concede o certificado estadual de Empresa Amiga da Criança àquelas que possuam atuação social em favor da criança e do adolescente. A lei deve ser regulamentada em 60 dias. Além dos pré-requisitos a serem cumpridos – como não empregar jovens com menos de 16 anos, exceto em condição de aprendizes, a partir dos 14 anos – a empresa precisa contribuir com o percentual de 1% do Imposto de Renda devido para o Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente para receber o certificado. O dinheiro será aplicado na manutenção de programas como as Casas de Abrigo, Erradicação do Trabalho Infantil, combate às drogas, entre outros. (Jornal de Santa Catarina, p. 3B; Diário Catarinense, p.32 – Claudia Marcelo – 13/6)
Zona Franca
A coordenadora da Unesco no Rio de Janeiro, Marta Porto, vai integrar o Conselho de Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). (O Globo, p. 18, 13/6 – Ancelmo Gois)
FGV procura empresas para pesquisar orçamento familiar
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) está convidando empresas, em todo o país, a participarem como parceiras da Pesquisa sobre Orçamentos Familiares, realizada pela instituição desde 1947. Ontem, a FGV ap resentou o projeto a cerca de 100 empresários paranaenses, em Curitiba. Realizada com o objetivo de identificar as classes econômicas, de acordo com seus hábitos de compra e poder aquisitivo, a pesquisa acontece a cada cinco anos. Ela é feita em 12 capitais brasileiras e entrevista cerca de 20 mil famílias. Para a fundação, a adesão de terceiros é fundamental, uma vez que o custo da pesquisa fica em torno de R$ 800 mil a R$1 milhão. Com mais recursos, a FGV pretende reduzir a periodicidade do trabalho para cada dois ou, no máximo, três anos. (Folha de Londrina, p.3 – Maigue Gueths)
Empresa lança prêmio escolar e aumenta valor
A Embraco lançou, no dia 10 de junho, o Prêmio Embraco de Ecologia. O concurso é para estudantes do ensino médio e fundamental da rede pública e privada, que devem elaborar projetos de preservação ambiental para a comunidade onde suas escolas funcionam. Como prêmio, as quatro melhores idéias recebem dinheiro para a execução dos projetos. Neste ano a premiação aumentará de R$ 8 mil para R$ 10 mil para cada escola vencedora. A iniciativa envolve 148 escolas públicas e particulares de Joinville (SC) e, pela primeira vez, abrangerá os colégios de Itaiópolis. (Diário Catarinense, p. 24, 11/6 – Liziane Rodrigues)
Marcas sociais
Em artigo, Jorge Görgen, jornalista e diretor de marketing da revista Expressão, diz que dentro da pesquisa Top of Mind Marcas de Expressão, realizada há oito anos, é fácil perceber que os produtos e empresas que mais se destacam também têm entre as suas ações uma grande dose de participação comunitária, além de serem craquesem marketing. Görgen diz que com certeza essas marcas não vieram ao mundo para fazer filantropia, mas construíram uma imagem fortemente embasada nos laços que mantêm com as comunidades que as cercam. (A Notícia-SC, p. A3, 10/6)
Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje: