Quinta-feira, 13 de novembro de 2003

Por: GIFE| Notícias| 13/11/2003

Carro é doado ao Instituto Dunga

O Instituto Dunga de Desenvolvimento do Cidadão recebeu ontem (12/11) uma van Sprinter, doada pela DaimlerChrysler. O veículo irá transportar as crianças atendidas pelo projeto Esporte Clube Cidadão, iniciativa que oferece educação e esporte a crianças e adolescentes pobres de Porto Alegre. Segundo o vice-presidente mundial de relações externas da DaimlerChrysler, Matthias Kleinert, o esporte tem importância social e educacional indiscutível, pois promove a competição aberta, o espírito de coletividade e a motivação entre os jovens. Kleiner anunciou que irá a Porto Alegre em 2004 para promover uma oficina sobre responsabilidade social. O executivo afirmou ainda que enviará correspondência ao secretário-geral da ONU, Kofi Annan, comunicando a parceria firmada entre a DaimlerChrysler e o Instituto Dunga. (Correio do Povo -RS, 13/11)

O batuque da cidadania

Os cearenses terão hoje (13/11) a oportunidade de conhecer um pouco mais da história do Grupo Cultural Afro Reggae (GCAR). Beto Pacheco, um dos organizadores do projeto, é um dos convidados do debate Futuro do Brasil? Só se for agora! – experiências de participação cidadã na infância e juventude. O evento, promovido pelo Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca-Ceará), acontece em Fortaleza e tem entrada franca. Em dez anos de existência, o Grupo Cultural Afro Reggae (GCAR) atendeu milhares de pessoas em comunidades pobres do Rio de Janeiro, transformando-se em exemplo de trabalho sociocultural. A instituição trabalha com cerca de 400 jovens e crianças, desenvolvendo atividades como música, teatro e arte circense. O projeto conta com o apoio de parceiros importantes, como a Rede Globo de Televisão e a Fundação Ford. (O Povo -CE, 13/11)

Escola Interativa

Fruto de parceria entre a Cipó Comunicação Interativa e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Salvador, o Programa Escola Interativa faz parte dos 33 projetos de inclusão social e/ou melhoria da qualidade de vida concorrentes ao Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. O trabalho social da Escola Interativa beneficia 15 instituições de ensino da rede pública municipal de Salvador, que são equipadas com laboratórios de informática. A iniciativa forma professores para o uso das tecnologias de comunicação no processo educacional. No próximo dia 18, em solenidade a ser realizada em São Paulo, serão anunciados os sete ganhadores da segunda edição do prêmio, que este ano recebeu 634 inscrições de todo o país. (A Tarde-BA, 13/11)

Incentivo à pesquisa histórica

Numa iniciativa inédita, a Organização Odebrecht está oferecendo aos pesquisadores brasileiros a oportunidade de tirar da gaveta projetos de áreas geralmente esquecidas, como a pesquisa histórica e a produção editorial. Por meio do Prêmio Clarival do Prado Valladares, a entidade irá viabilizar a realização e a publicação de um livro. Podem concorrer trabalhos das áreas de história econômica, evolução sociopolítica e criação artística brasileira, com ênfase na Bahia. De acordo com o coordenador da área de comunicação da Odebrecht, Márcio Polidoro, o objetivo é selecionar boas idéias e compartilhar com a comunidade o sonho da produção de bens culturais. Segundo Polidoro, desde 1959 a Organização Odebrecht financia projetos do gênero. Mais informações no endereço eletrônico da entidade www.odebrecht.com.br. (A Tarde-BA, 13/11)

Sociedade não fiscaliza gastos, indica pesquisa

Pesquisa feita no Brasil e em outros nove países da América Latina comprova que são insuficientes as informações e os mecanismos disponíveis para que a população possa acompanhar a elaboração dos orçamentos públicos e fiscalizar os gastos dos governos. O estudo, financiado pela Fundação Ford e realizado pelo Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas), cria um ranking de transparência orçamentária entre os dez países. Segundo a pesquisa, o Brasil é o terceiro colocado, atrás de Chile e México. Além de elaborar o Índice Latino-Americano de Transparência Orçamentária, a pesquisa tem como meta identificar os problemas no processo orçamentário, além de aumentar a participação da sociedade na definição das políticas públicas e na fiscalização dos gastos dos governos. (Folha de S. Paulo, Marcelo Beraba; Gazeta Mercantil; A Notícia- RS; O Estado de S. Paulo, Fernando Dantas; Folha de Londrina, 13/11 )

Empresário prega a redução de jornada para diminuir desemprego

Ontem (12/11), durante encontro que discutia a redução da jornada de trabalho em troca do aumento da produtividade, a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social do Paraná apresentou a representantes de sindicatos e empresários locais o programa Empresa Solidária. O projeto estimula entre as empresas, a adoção de uma comunidade de baixa renda e o desenvolvimento de ações de inclusão social, como programas de alfabetização e atividades extracurriculares para crianças da localidade. Segundo o governo paranaense, o projeto deverá ser lançado oficialmente no próximo ano. (Gazeta do Povo-PR, Priscila Bueno, 13/11)

Encontro da Petrobras avalia atuação social

Mais de 60 representantes dos Clubes dos Empregados da Petrobras (Cepes) de todo o Brasil se reuniram ontem (12/11), em Joinville (SC). O encontro teve como objetivo avaliar as atividades sociais desenvolvidas pela Petrobras nas regiões em que atua. Na programação do evento foram oferecidas palestras sobre temas como qualidade de vida, ética no trabalho, responsabilidade social e recursos humanos, além da apresentação de projetos desenvolvidos pelos Cepes em diferentes regiões do País. (A Notícia – SC, 13/11)

Talentos no Sesi

Será realizado hoje (13/11), no Ceará, o Festival Jovens Talentos. O evento, que reunirá intérpretes da música popular brasileira, é um dos 41 projetos integrantes do Programa Largada 2000, uma parceria entre o Sesi e o Instituto Ayrton Senna. O festival acontece na unidade do Sesi da Barra e contará com a participação de alunos das escolas do Sesi de Fortaleza, Maranguape, Crato e Juazeiro do Norte. (O Povo, 13/11)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • DaimlerChrysler
  • Fundação Banco do Brasil
  • Fundação Ford
  • Instituto Ayrton Senna
  • Instituto Dunga de Desenvolvimento do Cidadão
  • Organização Odebrecht
  • Petrobras
  • Rede Globo de Televisão
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional