Quinta-feira, 15 de março de 2001

Por: GIFE| Notícias| 15/03/2001

Instituto Ethos lança site de consumo consciente

O Instituto Ethos de Responsabilidade Social escolheu o Dia do Consumidor para lançar o Akatu.net, primeiro site de promoção e vivência do consumo consciente. A idéia é informar e incentivar o consumidor a só adquirir produtos e serviços de empresas socialmente responsáveis. Nosso objetivo é incorporar a responsabilidade social no consumo, diz o presidente do Instituto Ethos, Oded Grajew. O sidealizadores do projeto defendem a idéia de que o consumidor precisa de ferramentas para avaliar as empresas antes de optar pela compra de seus produtos.
(Valor Econômico, p. B3, 15/3 – Cláudia Fontoura)

Lixo orgânico vira adubo para horta de carentes

Há sete meses, a Usina de Reciclagem e Compostagem de Cuiabá está desenvolvendo o projeto Quintais Produtivos com famílias de bairros periféricos da cidade. Como alternativa de renda, os moradores – de modo geral aposentados, desempregados, donas de casa e autônomos – são incentivados a construir hortas particulares com lixo orgânico produzido pela Usina. A iniciativa nasceu como proposta da ONG Instituto Centro Vida (ICV) para ofereceralternativas econômicas e ambientais e ajudar na recuperação do solo nessas localidades.
(Diário de Cuiabá, Cidades p. 1, 10/3 – Márcia Oliveira)

Compra ética protege o homem e o planeta

Agora não é somente preço e qualidade que conta na compra de um produto. A lei é consumir produtos que não agridam o meio ambiente e que de preferência sejam utilizadas matérias-primas recicladas ou produzidas por pessoas de baixa renda. A cada dia o número de ofertas de produtos equivalentes em qualidade e preço, aumenta, mas o consumidor se baseia em atitudes sociais para efetuarem a compra, pois começa a surgir a consciência de que o mundo está a beira de um colapso e a única maneira de se conter essa agressão é consumir produtos que não ameacem ainda mais a devastação. A fundação Abrinq e o recém criado instituto Akatu vai se dedicar à educação para o consumo consciente para que não se esgotem os recursos naturais já tão reduzidos.
(Folha de S. Paulo, Equilíbrio p.10, 15/3 – Daniela Falcão)

Presidente da Raytheon visita Belém

A Raytheon Brasil Sistemas de Integração Ltda, a universidade Federal do Pará e a secretaria municipal de Educação fundaram um projeto social preparando 295 professores da região do entorno da bacia do Tucunduba, uma das mais deficientes nos aspect os sócio-econômicos do Pará. Com isso cerca de 12 mil alunos de cinco escolas, sendo que quatro são comunitárias, serão beneficiados pois, a região é uma das que menos tem incentivos educacionais e a área apresenta os maiores índices de analfabetismo. O programa busca adequaro conteúdo disciplinar à realidade dos moradores que se desenvolve principalmente na questão sócio-ambiental.
(Diário do Pará, p. c3, 10/3)

Projeto da Feac alerta Jovens contra as situações de risco

A Fundação Federação das entidades Assistenciais de Campinas (Feac), realizou na quinta e sexta-feira passada, a segunda etapa do Projeto Cuidar, que tem como objetivo alertar os jovens e adolescentes sobre diferentes situações de risco, tais como: uso de drogas, gravidez precoce, acidentes de trânsito e também objetiva inserir no cotidiano destes jovens princípios básicos de cultura e ética de amor à vida, respeito aos seres humanos a ao meio ambiente. Nesta segunda etapa os professores vão incentivar a cidadania e ações preventivas a situações de risco por meio de exercícios em sala de aula. O programa objetiva enxergar o jovem como potencial e não como problema e a pretensão do Cuidar é mudar o comportamento das pessoas e alcançar com de ações permanentes o que medidas preventivas não conseguem alcançar. Além de Campinas o projeto está sendo implantado em outros quatro estados do Brasil: Minas Gerais, Ceará, Rio de janeiro e Espírito Santo.
(Correio Popular, 5/3 – Iara Bueno)

O termo menor é utilizado nas notas desta publicação (sempre em itálico e procedido de sic) com o objetivo de reproduzir com o máximo de fidelidade os textos e títulos publicados pelos jornais e revistas. Esta palavra, apesar de ser normalmente utilizada como abreviação de menor de idade, foi banida do vocabulário de quem defende os direitos da infância, pois remete à doutrina da situação irregular ou do direito penal do menor, ambas revogadas. Além disso, possui carga preconceituosa por quase sempre se referir apenas a crianças e adolescentes infratores ou em situação de risco. Os termos adequados são criança, adolescente, menino e menina.

O clipping Investimento Social Privado – Cobertura da Mídia é atualizado de segunda a sexta-feira. O informativo algumas vezes traz notícias veiculadas em dias anteriores devido ao atraso com que os jornais de regiões mais distante chegam a Brasília. Todos os títulos originais das matérias foram mantidos.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional