Quinta-feira, 18 de setembro de 2003

Por: GIFE| Notícias| 18/09/2003

Inclusão – Rede Povos da Floresta

O Comitê para a Democratização da Informática (CDI), em parceria com a empresa Star One, lançou o projeto Rede Povos da Floresta, iniciativa que vai interligar aldeias indígenas brasileiras à Internet pela conexão via satélite. As primeiras aldeias a se integrarem ao projeto são Ashaninka e Yawanawa, ambas localizadas no Acre, e Sapucay, no Rio de Janeiro. A ação tem como proposta dar uma ferramenta eficaz de comunicação para que os povos indígenas brasileiros divulguem sua cultura e suas atividades, além de possibilitar a troca de experiências. (Estado de Minas, 18/9)

Empresários discutem os benefícios da TI para gerar empregos

Empresários brasileiros discutem, de hoje (18/9) até o próximo domingo, em Aruba, no Caribe, os caminhos da tecnologia e da inclusão digital. O encontro é uma promoção da Ong Lide (Grupo de Líderes Empresariais) e contará com a presença de 150 presidentes de algumas das maiores empresas do país. Na pauta de discussões está o tema Novas Tecnologias a Serviço do Homem e da Comunidade. Entre as instituições privadas que já desenvolvem projetos de combate à exclusão digital estão a Hewlett-Packard, Microsoft, Sun Microsystems, EDS, Intel e IBM. (Gazeta Mercantil, Cristina Borges Guimarães, 18/9)

Investimento saudável

O banco Santander Banespa vai investir, até o final de 2003, cerca R$ 19 milhões em projetos de responsabilidade social. Parte desse recurso tem sido aplicado na área de saúde, por meio do projeto Brinquedotecas, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e o Comitê Betinho, formado por funcionários do banco. Desde o início deste ano, o Santander Banespa participou da construção de oito brinquedotecas na capital paulista. (Gazeta Mercantil, 18/9)

Rede Bahia e Fundação Odebrecht firmam parceria para ajudar Osid

A Rede Bahia e a Fundação Odebrecht firmaram, ontem (17/9), uma parceria para oferecer apoio à instituição baiana Obras Sociais Irmã Dulce (Osid). A colaboração prevê uma série de ações em prol do legado deixado pela religiosa. Dentre elas, uma campanha envolvendo todos os veículos de comunicação que integram a Rede. Participaram da solenidade, realizada na sala da presidência da Rede Bahia, o presidente da empresa, Antonio Carlos Magalhães Júnior, o presidente do Conselho Curador da Fundação Odebrecht, Norberto Odebrecht, e a superintendente das Osid, Maria Rita Pontes. (Correio da Bahia, Vinícius Clay,18/9)

Interior – Palestras de escritores

Registrando dois anos de atuação, o projeto TIM Estado de Minas Grandes Escritores levará, neste mês, os literatos Márcio Moreira Alves e Affonso Romano de Sant′Anna para encontros com estudantes da rede pública, universitários e professores mineiros. No roteiro, cidades como Barbacena, Lavras, Varginha, Três Corações, Passos e Poços de Caldas. O projeto Grandes Escritores integra o TIM Cidadania, programa que reúne os trabalhos de responsabilidade social da operadora. (Estado de Minas, 18/9)

Expediente Novidades

Já estão abertas as inscrições para a terceira edição do Brasil Documenta, fórum internacional de documentários promovido pelo canal GNT em parceria com a Brasil Telecom. O evento será de 10 a 14 de novembro na Pontifícia Universidade Católica (PUC) e no Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro. As inscrições vão até o dia 30 de setembro e os interessados podem obter mais informações sobre o processo no endereço eletrônico do evento: www.brasildocumenta.com.br (Jornal de Brasília, 18/9)

Oficina de idéias: reconhecimento nacional

Duas escolas mineiras, em Itajubá e na região rural de Muriaé, vão concorrer à fase nacional do Prêmio Incentivo à Educação Fundamental, promovido pelo Ministério da Educação e pela Fundação Bunge. A iniciativa tem por objetivo valorizar o professor como agente principal da melhoria da qualidade do ensino fundamental. Participaram da seleção professores de 1ª a 4ª série de escolas da rede pública em todo o país. (Estado de Minas, 18/9)

Internet é amiga das artes

Arte e cultura são os temas do site Itaú Cultural, que acaba de passar por reformulação. A página permite o acesso ao acervo de artes visuais da instituição, incluindo trechos de vídeos e de artes produzidas com novas tecnologias. Nas sessões, uma biblioteca virtual, onde uma enciclopédia de artes visuais pode ser consultada por um sistema de buscas por obras, marcos de bilheteria e museus. O endereço oferece ainda o link Educação, espaço voltado para o ensino, tendo como foco principal a arte e a cultura brasileira. As visitas poderão ser feitas pelo endereço www.itaucultural.org.br (Estado de Minas, 18/9)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:Brasil Telecom

  • Brasil Telecom
  • Comitê para a Democratização da Informática (CDI)
  • EDS
  • Fundação Bunge
  • Fundação Odebrecht
  • Hewlett-Packard
  • IBM
  • Instituto Moreira Salles
  • Intel
  • Itaú
  • Microsoft
  • Santander Banespa
  • Sun Microsystem
  • TIM
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional