Quinta-feira, 19 de abril de 2001

Por: GIFE| Notícias| 19/04/2001

Ethos ensina companhias a valorizar trabalho voluntário

O Instituto Ethos e o Programa Voluntários do Conselho da Comunidade Solidária lançaram ontem, em São Paulo, o manual Como as Empresas Podem Implementar Programas de Voluntariado. A iniciativa faz parte do compromisso do instituto de discutir com o meio empresarial sua capacidade de desenvolver políticas e práticas socialmente responsáveis, disponibilizando seus recursos e redes de relacionamento para ampliar sua atuação social. Segundo Oded Grajew, diretor-presidente do Instituto Ethos, o voluntariado é uma ferramenta importante para o fortalecimento social das empresas. Já não soa como novo o fato de que o voluntariado empresarial traz ganhos concretos para a empresa, funcionários e comunidade, afirma. O livro estará disponível na Internet (www.ethos.org.br) a partir de segunda-feira. (Gazeta Mercantil, p. A-8 – Daniel Antiquera; Valor Econômico, p. B2, 18/4; p. B3, 19/4 – Alexandre Teixeira)

Empresário prioriza educação

A educação é a área que mais atrai investimentos do empresariado catarinense. O dado faz parte de uma pesquisa sobre investimento social que será apresentada hoje durante a Conferência Sobre Responsabilidade Social, em Florianópolis, pela socióloga Anna Maria Medeiros Peliano, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A conferência faz parte do Projeto Vida Futura, que pretende desenvolver um programa de responsabilidade social para Santa Catarina por meio de parcerias entre empresas e outras entidades. (Diário Catarinense, 19/4 – Ângela Bastos)

Ligação direta com a cultura

As empresas privadas de telecomunicações estão investindo cada vez mais em cultura. A GVT está promovendo a realização de projetos que vão reunir ações relacionadas a cultura, arte e educação em Brasília. Em seus cinco meses de existência, a GVT está desenvolvendo três grandes projetos sob o conceito Vivendo Melhor. O Arte GVT tem a pretensão de promover grandes espetáculos de música, teatro e dança. O Galeria Aberta tratará da valorização do artista local, e o Educando prevê a implantação de linhas de Internet gratuita em 77 escolas públicas. A operadora deve investir cerca de R$ 1 milhão para trazer a Brasília, entre os meses de maio e novembro, mais de 20 espetáculos nacionais e internacionais. (Jornal de Brasília, p. D-3, 19/4)

Troféu Carlito Maia premia contribuição social de profissionais em 13 áreas

O Troféu Carlito Maia premiará, no dia 26/4, 13 profissionais de diferentes áreas de atuação que desenvolveram projetos sociais em prol da cidadania, da democracia e dos direitos humanos. Entre as pessoas que receberão o troféu estão: Raí, ex-jogador de futebol; Oded Grajew, diretor-presidente do Instituto Ethos; o compositor Fernando Brant; Geraldinho Vieira, diretor-executivo da ANDI – Agência de Notícias dos Direitos da Infância; o ministro da Saúde, José Serra, entre outros. O ex-governador de São Paulo, Mário Covas receberá o troféu in memorian. A indicação dos prêmios é feita pelos profissionais da revista Imprensa e pelos vencedores do troféu no ano 2000. O prêmio leva o nome do publicitário Carlos Maia de Souza, militante do PT, que atuou na década de 70, durante o regime militar, como um dos defensores da redemocratização. (Folha de S. Paulo, p. C 11, 19/4)

Unesco e banco criam prêmio para ação social

O Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social foi lançado ontem, simultaneamente, em 24 estados. Iniciativa da Fundação Banco do Brasil, com apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), o prêmio pretende incentivar ações sociais que busquem soluções para questões como saneamento básico, mortalidade infantil, analfabetismo e agressão ao meio ambiente. (O Estado de S. Paulo, p. A12, 19/4)

< b>Lar Santo Antônio recebe as doações

A Campanha Páscoa Solidária, promovida pela Aplub, em parceria com o Sistema Guaíba-Correio do Povo, entregou na última quarta-feira, 11/4, o resultado das doações recebidas a presidente do Lar Santo Antônio dos Excepcionais, Élida Messias Ferreira. Durante 15 dias a comunidade gaúcha participou ativamente da campanha, doando farinha láctea, leite em pó e achocolatados, além de uma série de outros tipos de produtos. O Lar Santo Antônio abriga aproximadamente 80 excepcionais com idades que variam de dois a 47 anos. A casa necessita de apoio constante da comunidade, e campanhas como essa são sempre bem-vindas, afirmou a diretora. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 315-3146. (Correio do Povo, 18/4)

Escola virtual

Sete escolas públicas de Campinas vão estar ligadas à Internet a partir de hoje. A Ram Computer System, empresa de informática da região, vai instalar nessas escolas um programa que permite professores, alunos, pais e funcionários a dar continuidade às aulas em casa. A escola pode disponibilizar on line fóruns de discussão, trabalhos em grupo, boletins e até atendimento 24 horas de professores. (Jornal de Brasília, p. 15, 19/4 – Cristina Borges)

Pintores renomados doam obras para leilão organizado pelo Imip

Artistas locais de gerações e estéticas distintas reúnem suas obras em prol de uma causa social: a comemoração dos 40 anos do Instituto Materno Infantil de Pernambuco (Imip). Os preparativos para o aniversário da instituição incluem a Segunda Exposição de Arte do Imip, que tem como objetivo a seleção de obras de arte para arrecadar recursos e dar continuidade às atividades do hospital. Artistas plásticos doaram trabalhos e a renda será revertida para o tratamento e atendimento de pacientes. O vernissage da mostra acontece hoje, às 19h, no Museu do Estado. (Diário de Pernambuco, p. Viver 4, 19/4)

Bahia inaugura Centro de Regularização do Fluxo Escolar

Crianças, jovens e adultos de Salvador em atraso escolar vão poder concluir seus estudos. Ontem, foi inaugurado na cidade o Centro de Regularização do Fluxo Escolar (Cerfe). A unidade de ensino fundamental e médio da rede pública vai respeitar o ritmo e tempo de aprendizagem desses estudantes. O prédio foi doado pelo Grupo Ultra e conta com oito andares e 36 salas de aulas. Cada turma tem, no máximo, 30 alunos. Eles recebem material e merenda escolar. O Cerfe funciona nos três turnos e atende 2,1 mil alunos. (Correio da Bahia, p. Aqui Salvador Capa, 19/4)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Aplub
  • Fundação Banco do Brasil
  • Grupo Ultra
  • GVT
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • Ram Computer System
  • Sistema Guaíba
  • Correio do Povo
  • O termo menor é utilizado nas notas desta publicação (sempre em itálico e procedido de sic) com o objetivo de reproduzir com o máximo de fidelidade os textos e títulos publicados pelos jornais e revistas. Esta palavra, apesar de ser normalmente utilizada como abreviação de menor de idade, foi banida do vocabulário de quem defende os direitos da infância, pois remete à doutrina da situação irregular ou do direito penal do menor, ambas revogadas. Além disso, possui carga preconceituosa por quase sempre se referir apenas a crianças e adolescentes infratores ou em situação de risco. Os termos adequados são criança, adolescente, menino e menina.

    O clipping Investimento Social Privado – Cobertura da Mídia é atualizado de segunda a sexta-feira. O informativo algumas vezes traz notícias veiculadas em dias anteriores devido ao atraso com que os jornais de regiões mais distante chegam a Brasília. Todos os títulos originais das matérias foram mantidos.

    Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional