Quinta-feira, 1º de novembro de 2001

Por: GIFE| Notícias| 01/11/2001

Articulando soluções para o Brasil

O Brasil é um país de contrastes, que convive com uma variedade incomum de problemas sociais. Por isso foi criado o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social que, em sua primeira edição, certificou 128 tecnologias sociais brasileiras, já implementadas e com resultados comprovados. Com esta iniciativa, a Fundação Banco do Brasil vem mostrar à sociedade que já existem, sim, soluções de sucesso para questões como analfabetismo, evasão escolar, falta de saneamento, degradação ambiental, escassez de água e energia, entre outras. O que falta é disseminá-las, levá-las para onde estão os problemas. (Revista Imprensa, p. 66, outubro/2001 – Celso Cavalcanti)

O direito de crianças e jovens, o direito ao desenvolvimento humano

O Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo vai premiar matérias que foquem as questões infanto-juvenis sob a ótica do Paradigma do Desenvolvimento Humano (PDH), em sua próxima edição. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) defende o desenvolvimento integral das crianças e dos adolescentes. A ponte entre essas duas abordagens envolve a compreensão de que a doutrina jurídica de proteção integral é o reflexo jurídico e ético-político do Paradigma do Desenvolvimento Humano. Sendo assim, a cobertura jornalística que o GP Ayrton Senna quer premiar vai ao encontro da necessidade urgente de se priorizar a construção de uma agenda de eqüidade social. Ou seja, mais do que noticiar ações que atingem a criança e o jovem isoladamente, os profissionais de comunicação podem explorar temas que tratem da expectativa de vida ao nascer, da taxa de alfabetização e taxa de escolarização e do PIB per capita, os três indicadores básicos do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). (Revista Imprensa, p. 67, outubro/2001 – Mariângela de Almeida)

Projeto social vale prêmio a educadora

A Sociedade 1º de Maio, fundada pela educadora carioca Vera Lazarotto, em Salvador, recebeu o Prêmio Claudia 2001, oferecido pela revista Claudia. A entidade promove a transformação da comunidade de Novos Alagados, na periferia da cidade, por meio de atividades educativas em nível escolar e profissionalizante. Cerca de oito mil crianças já for am alfabetizadas. Com o apoio da população, a associação construiu uma creche, três escolas comunitárias, biblioteca, centros profissionalizantes e de acompanhamento psicológico. (A Tarde-BA, p. Local 4, 31/10 – Rita Conrado)

Cria é um dos vencedores do Prêmio Itaú-Unicef

O Centro de Referência Integral do Adolescente (Cria), ONG de Salvador, foi o vencedor do Prêmio Itaú-Unicef na categoria Mobilização para a Educação. A premiação, realizada a cada dois anos pela Fundação Itaú Social e pelo Unicef, motiva programas sociais de complementação ao ensino fundamental em todo o Brasil. Na edição anterior, o Cria recebeu menção honrosa por sua atuação. A entrega do prêmio acontecerá no dia 28/11, em São Paulo. (Correio da Bahia, p. Aqui Salvador 3, 31/10)

Fundação Bradesco dá curso de agropecuária

A escola da Fundação Bradesco de Feira de Santana-BA iniciou no dia 25/10 o curso de Educação Profissional de Nível Técnico em Agropecuária, dirigido a estudantes do 3º ano do ensino médio. Inteiramente gratuito, o curso é organizado em cinco módulos em um total de 1.200 horas no período de um ano e inicialmente atenderá a 110 alunos. (A Tarde-BA, p. 4, 29/10)

Professores receberão prêmio

O projeto Meio Ambiente: Educar para Preservar, da professora Nivânia Félix dos Santos, de Currais Novos-RN, é um dos vencedores do Prêmio Qualidade na Educação Infantil – 2001, uma parceria entre a Fundação Orsa e o Ministério da Educação. Por meio de pesquisas, pintura, desenhos, construção de maquetes, passeatas ecológicas e mutirão de higiene ambiental, Nivânia mostrou a seus alunos a importância dos cuidados com o planeta Terra, e como a falta de atenção à natureza pode prejudicar o ambiente em que eles vivem. Cada professor premiado receberá R$ 3 mil, diploma e um kit com material para trabalhar em salas de aula. (Tribuna do Norte-RN, p. Especial 4, 28/10)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Fundação Banco do Brasil
  • Fundação Bradesco
  • Fundação Itaú Social
  • Fundação Orsa
  • Instituto Ayrton Senna
  • Revista Claudia
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional