Quinta-feira, 22 de novembro de 2001
Por: GIFE| Notícias| 22/11/2001Entidades recebem Prêmio Itaú-Unicef 2001
O Centro de Referência Integral de Crianças e Adolescentes (Cria), grupo que desde 1994 atua na conscientização de jovens carentes em Salvador disseminando valores de cidadania, recebeu o Prêmio Itaú-Unicef 2001 na categoria Mobilização pela Educação. A cerimônia de entrega do prêmio de R$ 40 mil acontece no dia 28, em São Paulo. O Cria é um grupo formado por 70 jovens de baixa renda que percorre escolas públicas da cidade apresentando a estudantes peças teatrais educativas com temas sociais. O centro colabora ainda com outras entidades sociais como o Movimento de Intercâmbio Artístico e Cultural (Miac), que reúne 185 instituições utilizando a arte como instrumento para mobilizar as comunidades em prol dos direitos humanos. Instituído em 1995 e realizado a cada dois anos pela Fundação Itaú Social e pelo Unicef, o prêmio é coordenado pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Social (Cenpec). (Correio da Bahia, p. 2, 13/11)
Rio – O Clube da Cidadania Infanto-Juvenil e Direito à Educação, de São João do Meriti, no estado do Rio, venceu 685 entidades do país e levou o prêmio de R$ 60 mil pelo melhor projeto no campo social. (Zero Hora-RS, p. Inf. Esp. 3, 8/11)
Grupo de Porto de Galinhas investe na comunidade
Os hóteis de luxo de Porto de Galinhas começam a interagir com a comunidade local. O Summerville, do Grupo Pontes Hotéis, está investindo R$ 100 mil na reforma de uma ala do Hospital Maria Carozita Brito, única unidade de saúde da região e maior do distrito de Nossa Senhora do Ó. De acordo com a Secretaria de Obras de Ipojuca, a modernização do hospital vai beneficiar cerca de 30 mil moradores das praias e municípios vizinhos. A obra está gerando 40 empregos diretos, sendo que 60% das vagas foram oferecidas para moradores de Ipojuca. Esta não é a primeira ação que o Grupo Pontes faz no município. No início do ano, já tinha investido outros R$ 100 mil na reforma e ampliação da escola municipal Professora Maria das Dores Cavalcanti. O grupo também doou 135 carteiras escolares, seis birôs, oito arquivos para os professores e sete ventiladores. Com a reforma, o número de vagas oferecidas praticamente dobrou, chegando a mil. (Diário de Pernambuco, p. B1, 11/11)
Fundação Banco do Brasil premia projetos sociais
A Fundação Banco do Brasil anunciou os vencedores do 1º Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, cujo objetivo é incentivar projetos voltados para a comunidade. Os ganhadores foram a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, com um sistema de aproveitamento de resíduos de sal retirados de poços perfurados no sertão paraibano, utilizados na produção de tilápia rosa, camarão branco, maracujá e coco; o Projeto Pescar, que trabalha na qualificação profissional de adolescentes de baixa renda no Rio Grande do Sul, e o Projeto Habitacional Cajuru, desenvolvido pela Prefeitura de Sacramento-MG. Os vencedores receberam R$ 50 mil cada um, mais uma viagem para Paris, a fim de apresentar seu projeto na sede da Unesco. (O Popular-GO, p. 3B, 9/11)
Empresas intensificam luta contra Aids
Santa Catarina é o segundo estado brasileiro a criar o Conselho Empresarial Estadual de Prevenção à Aids – o primeiro foi implantando no Rio de Janeiro. O conselho reúne ONGs, empresários e a Secretaria de Estado da Saúde no combate à doença. A intenção, segundo o secretário estadual de Saúde, João José Cândido, é intensificar os programas de prevenção nas empresas e nas comunidades em que elas atuam. Cerca de 130 empresas se interessaram em participar, e 30 delas, que compareceram à cerimônia de implantação do conselho, já realizam projetos voltados ao combate a Aids. (Diário Catarinense, p. 19, 7/ 11 – Cláudia Marcelo)
Maxitel muda realidade dos estados onde atua
Os serviços oferecidos pelo sistema Maxitel se confundem com as ações da empresa na área social. Da luta para erradicar a desnutrição aos trabalhos com crianças e adolescentes, a companhia de comunicação móvel vai conquistando clientes e mudando a realidade dos estados onde atua. Bahia, Minas Gerais e Sergipe ganham iniciativas de responsabilidade social. Batizada de Ação Maxitel Cidadania – Multiplicando Qualidade de Vida, a campanha age em diversos setores da sociedade. A idéia é colocar em prática a empresa como agente de transformação social, colocando a atividade como ponto estratégico de seus negócios. Para a Maxitel, os investimentos devem trazer benefício direto para as comunidades. (Tribuna da Bahia, 14/11)
Fundação Bradesco investe na educação
A Fundação Bradesco mantém 38 escolas distribuídas em 25 estados brasileiros além do Distrito Federal. Anualmente, no Brasil, são acolhidos 101 mil alunos. Na Bahia são três colégios situados nas cidades de Feira de Santana, Irecê e Salvador. No ano passado, em todo o país, foram investidos R$ 103 milhões. Os recursos financeiros para os trabalhos assistenciais provêm de doações das Organizações Bradesco, no qual a principal fonte é o Seguro Top Clube Bradesco, que reverte toda a sua renda à fundação. A organização filantrópica foi criada há 45 anos com o objetivo de atender crianças, jovens e adultos carentes, através de projetos educacionais. (Tribuna da Bahia, 14/11)
Shopping de Salvador reverte parte do lucro para causas sociais
O shopping Iguatemi, com quase três décadas de existência no comércio baiano, possui ações voltadas para a responsabilidade social. Parte do lucro da Nacional Iguatemi, empresa controladora do shopping, é revertido para a comunidade e causas sociais. O grupo criou o Instituto Newton Rique, cuja sede funciona em Salvador e que passou a coordenar as ações sociais do Iguatemi no Brasil inteiro. O projeto é centrado na educação para a arte porque a palavra de ordem é transformar e educar os jovens. O instituto atua ainda na área de saúde, com atividades com crianças com câncer, creche Newton Rique, feiras de paróquia, interação com a comunidade e várias outras creches. (Tribuna da Bahia, 14/11)Campanha Natal Solidário é lançada em Fortaleza
A Prefeitura Municipal de Fortaleza lançou na terça (20/11), no Centro de Referência do Professor, a campanha Natal Solidário, com o objetivo de sensibilizar as famílias que podem doar brinquedos novos ou em bom estado e incentivar as mães com filhos de até cinco anos a colocar o cartão de vacinação em dia. A campanha já conta com o apoio do Selo Unicef, da Pastoral da Criança e do 23º Batalhão de Caçadores, que ajudará na guarda e distribuição dos brinquedos, prevista para 16 de dezembro. No dia 8 de dezembro, será realizada a campanha Viva Solidário, com atividades artísticas, vacinação e troca de livros infantis – doados pela Fundação Educar DPaschoal à Fundação de Cultura, Esporte e Turismo de Fortaleza – por brinquedos. (Diário do Nordeste-CE, p. 10, 21/11)
Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:
- Fundação Itaú Social
- Unicef
- Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Social (Cenpec)
- Centro de Referência Integral de Crianças e Adolescentes (Cria)
- Clube da Cidadania Infanto-Juvenil e Direito à Educação
- Grupo Pontes Hotéis
- Fundação Banco do Brasil
- Fundação Parque Tecnológico da Paraíba
- Maxitel
- Fundação Bradesco
- Shopping Iguatemi
- Instituto Newton Rique
- Pastoral da Criança
- Fundação Educar DPaschoal