Quinta-feira, 23 de outubro de 2003

Por: GIFE| Notícias| 23/10/2003

Mais um título para a Fundação Roberto Marinho

Em reconhecimento às ações promovidas nas áreas de teleducação, preservação do patrimônio histórico cultural e proteção ao meio ambiente, a Fundação Roberto Marinho recebe hoje (23/10) o título de Instituição Educacional do Ano. A congratulação, criada para homenagear as três instituições com maior destaque nas áreas de educação e cultura, integra o prêmio Personalidade Educacional do Ano. A iniciativa é uma promoção da Associação Brasileira de Educação, em parceria com a Associação Brasileira de Imprensa e a Folha Dirigida. Além da Fundação Roberto Marinho foram premiadas a Academia Brasileira de Letras e a Fundação Cesgranrio. (O Globo, 23/10)

Cristo ganhará postos de atendimento a turistas

A prefeitura do Rio de Janeiro lança hoje, (23/10), a segunda fase do projeto Cristo Redentor de Braços Abertos. A ação, promovida em parceria com a iniciativa privada, está restaurando e revitalizando um dos principais cartões postais cariocas. Na primeira parte do projeto foram instalados elevadores e escadas rolantes no local. A etapa seguinte é a construção de duas unidades de atendimento ao turista. Para garantir a realização da empreitada, foi assinado um convênio entre o governo local, o Ibama, as joalherias Amsterdam Sauer e H.Stern e a Fundação Roberto Marinho. O Cristo Redentor de Braços Abertos conta ainda com apoio da multinacional IBM e da Sociedade dos Amigos do Parque Nacional da Tijuca. (O Globo; Valor Econômico, Renata Barcellos, 23/10)

Bradesco: Fundação promove curso gratuito de informática

A unidade de ensino da Fundação Bradesco de Boa Vista (RR), inicia hoje, (23/10), uma experiência inovadora. A escola passa a oferecer cursos de informática especialmente desenvolvidos para alunos com deficiência visual. A iniciativa disponibilizará a esse público o conhecimento de aplicativos de Windows e a navegação pela Internet. Segundo a entidade, projetos de inclusão digital semelhantes vêm sendo desenvolvidos, desde 1998, por outras escolas da Fundação Bradesco, espalhadas em todo o Brasil. Nesse período, cerca de 4,3 mil estudantes foram beneficiados. (Jornal Brasil Norte-RR,Reynesson Damasceno, 23/10)

Fiep incentiva responsabilidade social nas empresas

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas e o Instituto Dharma, lança hoje (23/10) o I Anuário de Responsabilidade Social do Paraná. A publicação traz relatos de empresas que desenvolveram projetos de cunho social e tem por objetivo incentivar novas práticas na área. O lançamento do livro coincide com dois eventos sobre o tema: o 3º Encontro Paranaense de Empresas & Responsabilidade Social e a primeira conferência internacional sobre negócios como agentes em benefício do mundo (BAWB na sigla em inglês). Os eventos acontecem entre hoje e sábado (23 a 25/10), no Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores das Indústrias do Paraná (Cietep). (Folha de Londrina-PR, Rosana Félix; Gazeta do Povo-PR-PR, Miriam Gasparim, 23/10)

Luta contra trabalho ganha aliado

O empresariado paraense foi convidado a participar da erradicação do trabalho infantil doméstico. O chamado foi feito ontem (22/10), em Belém, durante evento promovido pela Fundação Abrinq pelos Direitos da Infância e da Adolescência. No encontro, a entidade apresentou a empresários locais o selo Empresa Amiga da Criança, entregue às instituições privadas que cumprem os compromissos para o combate ao trabalho infantil. A instituição apresentou ainda o projeto Aquarela dos Sonhos, cujas ações já beneficiaram mais de 300 meninas da capital paraense. O programa conta com o apoio do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca), em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), Fundo das Nações Unidas para a Infância e Adolescência (Unicef) e a Ong Save the Children. (Diário do Pará, Cláudia Aragão; O Liberal – PA, 23/10)

Sebrae ajuda e estimula cooperativas

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social lançaram, em São Paulo, o Programa Ethos-Sebrae de Responsabilidade Social Empresarial para Micro e Pequenas Empresas. O objetivo é sensibilizar organizações privadas de pequeno e médio porte para a atuação socialmente responsável. Isso significa adotar gestão mais consciente, com a prática ética e transparente, respeito ao ambiente e diálogo com os diferentes públicos da empresa. (A Notícia – SC, 23/10)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Amsterdam Sauer
  • Fundação Abrinq pelos Direitos da Infância e da Adolescência
  • Fundação Bradesco
  • Fundação Cesgranrio
  • Fundação Roberto Marinho
  • H.Stern
  • IBM
  • Instituto Dharma
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • Save the Children
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional