Quinta-feira, 24 de janeiro de 2001

Por: GIFE| Notícias| 24/01/2002

Sobram só 6% de cargos de diretoria para as mulheres

Pesquisa realizada pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social revela que apenas 6% dos cargos de diretoria das grandes empresas brasileiras são ocupados por mulheres. “”Não há dúvida de que as condições de acesso a esses cargos refletem de maneira contundente a discriminação””, afirma Ana Peliano, coordenadora de projetos especiais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que participou do estudo, junto com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem) e a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Eaesp). Para realizar a pesquisa, o Ethos enviou questionários para as 500 maiores empresas do Brasil, conforme classificação por faturamento anual realizada pela revista Balanço Anual, editada pela Gazeta Mercantil. Do total, 89 responderam aos questionários. “”Não responder é uma resposta””, diz o presidente da Indicador Opinião Pública, que coletou e analisou as informações. “”Não há como dizer porque não responder, mas reconheço que a discriminação racial é um assunto incômodo””. (Gazeta Mercantil, p. A-6 – Carla Éboli; Valor Econômico, p. D3 – Roberta Lippi – 24/1)

Instituto Ethos, Ibase, Cives e Observatório Social promovem seminário durante o Fórum Social Mundial

O Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, a Associação Brasileira de Empresários pela Cidadania (Cives) e o Observatório Social promovem nos dias 1 e 2/2, durante a segunda edição do Fórum Social Mundial, o seminário Responsabilidade Social Corporativa: a visão dos empresários, trabalhadores e sociedade civil. A palestra tem como objetivo discutir conceitos e práticas de cidadania empresarial, responsabilidade social corporativa e balanço social; explicitando as semelhanças e contradições entre as ações e discursos relacionados ao tema a partir de três perspectivas: a de empresários, trabalhadores e sociedade civil organizada. A idéia é buscar, em conjunto, uma visão crítica sobre a questão, a partir de experiências de responsabilidade social no universo empresarial e no mundo do trabalho, utilizando exemplos do Brasil e do exterior. O evento acontece das 14h às 18h, no auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), em Porto Alegre. Mais informações sobre o Fórum Social Mundial no site www.forumsocialmundial.org.br. (Instituto Ethos)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Associação Brasileira de Empresários pela Cidadania (Cives)
  • Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Eaesp)
  • Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem)
  • Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase)
  • Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • Observatório Social
  • Organização Internacional do Trabalho (OIT)
  • Em razão do aniversário da cidade de São Paulo, na sexta-feira (25/1) o clipping Investimento Social Privado não será publicado

    Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional