Quinta-feira, 25 de outubro de 2001

Por: GIFE| Notícias| 25/10/2001

Eventos

A Ernst & Young premia os vencedores da quarta edição do Empreendedores do Ano nas categorias Indústria, Comércio, Serviços, Tecnologia e Responsabilidade Social. Maria Helena Santana, da Bovespa, e Viviane Senna, do Instituto Ayrton Senna fazem parte do júri. O jantar de premiação acontece às 20h30, no hotel Meliá, em São Paulo. (Valor Econômico, p. C16, 25/10)

www.escolaquevale.org.br

Criado pela Fundação Vale do Rio Doce e o Centro de Documentação para Ação Comunitária (Cedac), o programa Escola que Vale oferece um conjunto de projetos de trabalho para aplicação em escolas públicas, como oficinas de arte, leitura e escrita. Professores podem trocar informações e acompanhar experiências de ações como Quem canta seus males espanta e Museu da Pessoa, por meio dos recursos de áudio e vídeo disponíveis no site. (Valor Econômico, p. C16, 25/10)

Empresas investem na área social

Aproximadamente 59% das empresas brasileiras fazem algum tipo de investimento na área social, segundo pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). De acordo com o estudo, na área de atendimento às comunidades, a região que mais investe é a Sudeste (67%), seguida pela Nordeste (55%), Centro-Oeste (50%), Norte (49%) e Sul (46%). Essa presença vem crescendo a cada ano. A maioria das empresas investem em assistência e alimentação. Mas quando pegamos as maiores companhias, crescem também os investimentos na área de educação, afirmou a coordenadora da pesquisa, Anna Maria Peliano. (A Tarde-BA-BA, p, 10; Jornal O Dia-PI, p. 14 – 24/10)

Escola de Luzerna ganha prêmio nacional de qualidade

A escola municipal São Francisco, de Luzerna, no meio-oeste catarinense, ganhou o Prêmio Qualidade na Educação Infantil 2001, concedido pela Fundação Orsa e Ministério da Educação. O projeto Genealogia, descobrindo nossas raízes, uma pesquisa sobre as famílias dos alunos, concorreu com escolas de todo o País e ficou em primeiro lugar. Oito professores e 160 alunos do pré-escolar participaram da iniciativa. Segundo a professora Márcia Graef, uma das autoras, o projeto faz parte da rotina da escola e tem o objetivo de permitir que se conheça melhor as famílias e a realidade sócio-cultural do lugar onde as crianças estão inseridas. Este processo marcou muito e transformou muitas relações no âmbito escolar tornando as famílias mais receptivas, aliadas e colaboradoras do processo educativo.

Valorização de professores – O Prêmio Qualidade na Educação Infantil 2001 foi lançado no ano passado e tem o objetivo de valorizar professores e projetos desenvolvidos com crianças entre zero a seis anos de idade. A escola vai receber R$ 3 mil, diploma e um kit com materiais pedagógicos, brinquedos, livros e instrumentos musicais. (A Notícia-SC-SC, p.A7, 24/10, Joce Pereira)

Escolas receberã o material da Cemig

A Cemig – Companhia Energética do Estado de Minas Gerais lançou, dia 23/10, o projeto Terra da Gente, por meio do qual a empresa disponibiliza para as escolas estudos sobre o meio ambiente para alunos de 5a a 8a série. O trabalho começa com um projeto-piloto no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, regiões em que a Cemig possui a maior parte de suas hidrelétricas. A intenção é estender o projeto para todo o estado enfocando em cada região a realidade do ecossistema local. (Diário da Tarde-MG-MG, p. 3, 24/10 – Marluci Messora; Hoje em Dia-MG, p. 20, 23/10)

Amazônia Celular faz doação para brinquedoteca e hospital

A Organização Beneficente da Amazônia Celular (Oba), braço social da empresa de telefonia móvel Amazônia Celular, entregou, no dia 22/10, cerca de 30 jogos lúdicos diversos e 40 outros produtos (bonecas e bichinhos de pano, por exemplo) para o acervo de brinquedos da Brinquedoteca da Biblioteca Pública Arthur Viana, em Belém, como parte das ações filantrópicas realizadas pela Oba. (O Liberal-PA, p. 6, 23/10)

Projeto de arte e educação ganha destaque internacional

Ações de arte do tipo coral, dança, música e teatro, desenvolvidas de forma interligada com outras disciplinas em 37 escolas municipais mudaram o conceito de aprender e tornaram a escola mais prazerosa. É o Projeto Zumbi de Desenvolvimento das Aprendizagens, da Secretaria Municipal da Educação de Aracati-CE, financiado pela Fundação Kellogg. Este é um dos projetos apresentados no seminário Construindo a Comunidade Latino-Americana de Aprendizagem, em Aracati. O evento, que acontece até o dia 28/10, reúne sete dos 14 projetos latino-americanos de arte e educação mantidos pela Fundação Kellogg. (O Povo-CE-CE, p. 9, 23/10)

Co-responsabilidade é a nova ética

Responsabilidade social parte da iniciativa de cada um, das ações do dia-a-dia ao que se pode fazer pelo coletivo dentro das possibilidades individuais. É a disseminação de uma nova ética: a co-responsabilidade. Essa é a percepção de Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna, que esteve no 73o Encontro Nacional da Indústria da Costrução, que aconteceu na semana passada em Fortaleza, e contou com a participação de 600 empresários de todo o País. O que Viviane defende é não mais ser possível terceirizar as próprias responsabilidades. Mesmo que uma empresa não invista em ações sociais por ética, deve investir por inteligência. (O Povo-CE-CE, p. 30, 19/10 – Adailma Mendes)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Cemig
  • Ernst & Young
  • Fundação Kellogg
  • Fundação Orsa
  • Fundação Vale do Rio Doce
  • Instituto Ayrton Senna
  • Organização Beneficente da Amazônia Celular (Oba)
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional