Quinta-feira, 25 de setembro de 2003

Por: GIFE| Notícias| 25/09/2003

Agenda

Representantes de entidades do terceiro setor, universidades, empresas e agentes governamentais reúnem-se amanhã (26/9), em Florianópolis (SC), para debaterem a formulação da Agenda Sul, documento que organizará ações de responsabilidade social para a região sul. O encontro pretende definir o funcionamento da iniciativa e o procedimento para novas adesões. A Agenda Sul funcionará como um fórum permanente de discussão e como uma fomentadora de parcerias, além de incentivar a criação de programas voltados à educação. (A Notícia – SC, 25/9)

Inclusão – Rede Povos da Floresta

O Comitê para a Democratização da Informática (CDI), em parceria com a empresa Star One, está desenvolvendo o projeto Rede Povos da Floresta. A ação tem por objetivo interligar aldeias indígenas brasileiras à Internet pela conexão via satélite. As primeiras aldeias a se integrarem ao programa foram Ashaninka e Yawanawa, ambas localizadas no Acre, e Sapucay, em Angra dos Reis (RJ). O projeto tem como proposta oferecer uma ferramenta eficaz de comunicação para que os povos indígenas brasileiros divulguem sua cultura e suas atividades, além de possibilitar a troca de experiências. (Estado de Minas, 25 /9)

Em nome da solidariedade

Trabalho voluntário e responsabilidade social são ações que vêm ganhando cada vez mais espaço nas empresas. As montadoras de veículos também aderiram à prática, desenvolvendo projetos junto às comunidades das regiões em que atuam. Entre as iniciativas está o programa Parceiros da Criança, da Chevrolet, que oferece atividades de reforço escolar a 250 mil estudantes. Empresas do setor mantêm ainda os programas Ecovida, da Honda; Venda Solidária, da Volkswagen; Você Apita, da Fiat; e Ar Limpo, resultado de parceria entre a Renault e a prefeitura do Rio de Janeiro. (Correio Braziliense, 25/9)

Hospital é exemplo de humanização

A experiência de humanização do atendimento a crianças no Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba (PR), será levada a todos os hospitais interessados da rede pública de saúde do país. O programa Família Participante incentiva a permanência de familiares com as crianças internadas e a preparação para recebê-las em casa. O Hospital Infanfil Menino Jesus, em São Paulo, foi o primeiro a aderir à metodologia utilizada na unidade médica. As parcerias e a divulgação do trabalho estão sendo fomentadas pela Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente, que concedeu ao programa o Prêmio Criança 2002. (Gazeta do Povo-PR, 25/9)

S. Cruz ganha parque ambiental

Estudantes gaúchos dispõem agora de um novo espaço para aulas teóricas e práticas sobre meio ambiente. O Instituto Souza Cruz inaugurou ontem (24/9), em Santa Cruz do Sul (RS), um parque ambiental que irá disponibilizar exemplares de 4 mil espécies de árvores e 600 de arbustos. O objetivo é transformar a área em um modelo de difusão de experiências voltadas à pequena propriedade e à educação ambiental. O espaço é aberto ao público e oferecerá aos visitantes trilha ecológica e atividades relacionadas ao meio ambiente. (Correio do Povo – RS, 25/9)

RGE beneficia pequenos gaúchos

Uma ação conjunta entre o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a empresa gaúcha Rio Grande Energia (RGE) possibilitará a arrecadação de fundos em benefício de crianças e adolescentes. O projeto, intitulado RGE, Unicef e Você – Amigos da Criança, propõe aos clientes da empresa a doação de R$ 1,00, acrescido à conta de energia elétrica. Quem contribuir, estará integrando um grupo de 2 milhões de brasileiros que, com doações individuais, beneficiam mais de 130 projetos apoiados pelo Unicef. (Correio do Povo – RS, 25/9)

Internet é amiga das artes

Arte e cultura são os temas do site Itaú Cultural, que passou recentemente por reformulação. A página permite o acesso ao acervo de artes visuais da instituição, incluindo trechos de vídeos e de obras produzidas com novas tecnologias. A sessão Educação é um dos destaques do site, no qual o internauta pode acessar cursos, projetos especiais, aplicativos multimídia e material de apoio para sala de aula. A página, atualizada diariamente, oferece informações recentes sobre fatos ligados à cultura brasileira. O endereço é www.itaucultural.org.br. (Estado de Minas, 25/9)

Clínica

O Programa de Responsabilidade Social e Ambiental da empresa Coelba será apresentado como modelo durante a Conferência Interamericana de Ministros do Trabalho, evento que reunirá, em outubro, no Canadá, 34 países da Organização dos Estados Americanos (OEA). (Tribuna da Bahia, 25/9)

Cultura

A Softway, empresa catarinense de call center, está investindo em cultura como instrumento de recursos humanos e base para a responsabilidade social. Para isso, realiza a segunda edição do Prêmio Arte e Cultura, que valoriza a capacidade artística e o potencial criativo dos colaboradores internos. Na experiência, os profissionais têm a oportunidade de mostrar aos colegas seus talentos artísticos e culturais. São mais de 130 inscritos, mais que o dobro do ano passado, em cinco categorias. O público estimado pela organização é de 3,5 mil pessoas e as apresentações e premiações serão realizadas no dia 26 de setembro no ginásio do Sesc Prainha, em Florianópolis (SC). (A Notícia – SC, 25/9)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Chevrolet
  • Coelba
  • Fiat
  • Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente
  • Honda
  • Itaú
  • Renault
  • Rio Grande Energia (RGE)
  • Softway
  • Star One
  • Volkswagen
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional