Quinta-feira, 27 de março de 2003

Por: GIFE| Notícias| 27/03/2003

Persona

O presidente do GIFE (Grupo de Institutos, Fundação e Empresas), Léo Voigt, lança o Guia GIFE sobre Investimento Social Privado em Educação, no ABN Amro Bank da Avenida Paulista, em São Paulo. (O Estado de S. Paulo, Cesar Giobi, 27/3)

Scania anuncia que vai adotar cidade pobre

O presidente mundial da fabricante de ônibus e caminhões Scania, Leif Ostling, apresentou nesta quarta-feira (26) ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, proposta de melhorar os serviços de saúde e educação e a infra-estrutura de um município de até cinco mil habitantes, com baixo Índice de Desenvolvimento Humano. Cerca de 200 cidades estão sendo mapeadas pelos organizadores do programa social Fome Zero para serem adotadas, por apresentar baixa expectativa de vida. Os dois mil funcionários da Scania no Brasil vão escolher a cidade beneficiada. A multinacional não divulgou o valor do projeto. O Instituto Ethos e IFC, (International Finance Corporation) órgão do Banco Mundial dedicado ao setor privado, vão elaborar, a partir de maio, um estudo para orientar as companhias sobre a forma de colaborar. No dia 8 de abril, a Telemig Celular também vai anunciar a sua participação no projeto. (O Estado de S. Paulo, Leonencio Nossa; Valor Econômico, Taciana Collet, 27/3)

Schumacher na Vila. Com Robinho

Schumacher foi convidado para participar de um jogo beneficente no Brasil. A partida, prevista para a próxima quarta-feira, está sendo organizada pela TV Globo, que detém os direitos de transmissão da Fórmula 1 no Brasil. A emissora consultou o Santos para a possibilidade de participação de Diego e Robinho, uma vez que a renda do jogo irá para o projeto Criança Esperança e para o Programa Fome Zero. Frank Williams também fará uma doação para o projeto. (O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo, O Dia, Diário do Nordeste-CE, 27/3)

Painel S.A. – Grupo novo

Duzentos presidentes das maiores empresas nacionais irão se reunir na primeira semana de abril, em Comandatuba (BA), para discutir responsabilidade social e política econômica. Os representantes das empresas, que representam 28% do PIB, vão criar o Lide (Grupo dos Líderes Empresariais). (Folha de S. Paulo, 27/3)

Febem busca parcerias com empresas privadas para projeto

A Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem) vai lançar nesta quinta-feira (27) o programa Parcerias, que tem o objetivo de buscar ajuda de empresas privadas para oferecer cursos e oportunidades profissionais para recuperar os jovens infratores e evitar que voltem a cometer crimes. Já há 15 empresas privadas em negociação ou com projetos em andamento, como PricewaterhouseCoopers, Universidade Anhembi Morumbi e Fundação Telefônica. (Folha de S. Paulo, 27/3)

Na luta

O presidente da AABB/Mossoró, Benício Filho, festeja a renovação do convênio com a Prefeitura de Mossoró e com a Fundação Banco do Brasil para o programa AABB Comunidade, que irá atender cerca de 120 crianças matriculadas na rede municipal de ensino para desenvolveram atividades esportivas e culturais. (Tribuna do Norte, George Azevedo, 27/3)

Secretários debatem sobre livro didático

A União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) do Ceará e a Fundação Demócrito Rocha (FDR) discutirão na reunião ordinária promovida pela entidade, hoje, em Fortaleza, questões relativas aos cursos de secretariado escolar e educação infantil. O evento também contará com o apoio da Rede de Educação pela Convivência com o Semi-árido. O objetivo será discutir um projeto de alfabetização para o Ceará com conteúdos direcionados ao aprendizado para a vivência em áreas semi-áridas. Os programas nacionais do Livro Didático (PNLD) e de Bibliotecas Escolares (PNBE) também estão entre os assuntos da pauta. (O Povo-CE, 27/3)

Sustentabilidade

Em artigo, o diretor do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Jhon Mein, defende que as empresas são agentes sociais poderosos e que podem contribuir para a criação de novos paradigmas que promovam o desenvolvimento sustentável. Segundo ele, essa nova postura está ligada à capacidade de as empresas responderem pelo impacto de suas ações sobre o meio ambiente e a sociedade. Mein destaca o lançamento do estudo Criando Valor – O business case para sustentabilidade em mercados emergentes, em sua versão nacional. A pesquisa abrange 60 países, 240 experiências de empresas (19 delas brasileiras) e sistematiza as múltiplas oportunidades que estão ao alcance das organizações que consideram impactos sociais e ambientais em seus negócios. O estudo é uma realização do International Finance Corporation (IFC), órgão do Banco Mundial, e da consultoria internacional SustainAbility, tendo o Instituto Ethos como parceiro. (Diário Catarinense, 27/3)

Jovens pernambucanos têm curso de inglês gratuito

O projeto Eu também quero aprender inglês capacitará um grupo de 180 crianças e adolescentes da comunidade da Mangueira, em Recife (PE). Desenvolvido pela Faculdade de Filosofia do Recife (Fafire), com apoio da Cultura Inglesa, o programa se apresenta como uma janela às crianças de classes menos favorecidas. Além do curso de inglês, faz parte do projeto a arrecadação de materiais didáticos. (Folha de Pernambuco, 27/3)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Cultura Inglesa
  • Fundação Banco do Brasil
  • Fundação Demócrito Rocha
  • Fundação Telefônica
  • Grupo de Institutos, Fundação e Empresas (GIFE)
  • Grupo dos Líderes Empresariais (Lide)
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • PricewaterhouseCoopers
  • Scania no Brasil
  • TV Globo
  • Universidade Anhembi Morumbi
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional