Quinta-feira, 27 de novembro de 2003

Por: GIFE| Notícias| 27/11/2003

Brasília Teimosa

Em artigo, Geraldinho Vieira, pesquisador de ações sociais e representante da Fundação Avina no Brasil, fala da seriedade e dos resultados alcançados por organizações da sociedade civil (as ONGs) com sede na capital federal. Vieira cita o trabalho desenvolvido pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI), organização nascida em Brasília e com agências espalhadas em outros nove estados brasileiros. A entidade, que expandiu recentemente suas ações a nove países da América do Sul e Caribe, está listada entre as cinco finalistas do Japanese Award For Most Innvative Research Projects, prêmio concedido pelo Global Development Network, com apoio do Banco Mundial, que elegerá a ONG mais inovadora do planeta em 2003. Vieira destaca que, apesar da trajetória de sucesso da ANDI, a instituição, assim como grande parte das ONGs da cidade, não recebe apoio de empresas de Brasília. Segundo o pesquisador, o empresariado local ainda está distante do importante movimento de responsabilidade social que busca estimular a parceria entre iniciativa privada e organizações civis sem fins lucrativos como fator decisivo para o desenvolvimento humano sustentável. (Jornal do Brasil, 27/11)

Igreja da Pampulha restaurada

A Petrobras, em parceira com Fundação Roberto Marinho, TV Globo e Prefeitura de Belo Horizonte, irá restaurar a Igreja de São Francisco de Assis, mais ousada obra arquitetônica do complexo da Pampulha, em Belo Horizonte. Projetada por Oscar Niemeyer em 1938, a igreja foi inaugurada em 1945, e é considerada um marco da moderna arquitetura brasileira. A reforma e revitalização do conjunto arquitetônico envolverão um gasto estimado em R$ 1,8 milhão. Estão previstas ainda a instalação de sinalização turística e cultural e a criação de um “”roteiro narrado””, que destacará, por meio de imagens e sons, a obra de Niemeyer e do pintor Cândido Portinari. Segundo a coordenação do projeto, os trabalhos serão iniciados em dezembro e terão duração de nove meses. (O Estado de S. Paulo; Jornal do Commercio-PE; O Globo, 27/11)

Telemar

O Instituto Telemar lançou em outubro último o Farol do Saber, campanha interna com todos os colaboradores da Telemar e da Oi para estimular a doação de livros. Com a iniciativa, a organização deseja criar ou manter bibliotecas em 67 escolas públicas de estados do Norte, Nordeste e Sudeste, localizadas em áreas com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e inseridas no Programa Telemar Educação (PTE). A campanha foi elaborada em parceria com a Escola do Futuro, da Universidade de São Paulo (USP), responsável pela seleção dos livros indicados a crianças e adolescentes de 1ª a 8ª série. Somente no Ceará, a operadora conseguiu arrecadar cerca de 700 livros. O material será entregue amanhã (28/11) à Escola de Ensino Fundamental Santa Luzia, localizada em Almécegas, no Município de Trairi. Segundo a direção da escola, a iniciativa da Telemar será responsável pela criação da primeira biblioteca convencional na instituição. (Diário do Nordeste – CE, 27/11)

Mostra resgata a memória do Rio Comprido

A Fundação Roberto Marinho comemorou seus 25 anos ontem (26/11), no Rio de Janeiro, com a abertura da exposição Resgate histórico do bairro Rio Comprido, com dezenas de trabalhos de alunos de escolas públicas e de ONGs da região. Entre as séries de ações educativas desenvolvidas pela instituição, está o Projeto Rio Comprido, primeiro programa de responsabilidade social exclusivo da entidade. A iniciativa, que tem por objetivo valorizar e resgatar a memória do bairro carioca Rio Comprido, ofereceu oficinas e palestras com antigos moradores, além de informações históricas sobre a localidade. O projeto contou com a participação do Canal Futura, responsável pela capacitação de professores de 19 escolas das redes municipal e estadual. Ao todo, envolveram-se no trabalho 280 professores e 1,1mil alunos. (O Globo, 27/11)

Painel

Seguem, até o dia 20 de janeiro de 2004, as inscrições ao Prêmio Criança 2004, concedido pela Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente. A premiação é destinada a indivíduos, organizações sociais ou empresas que desenvolvam ações para a melhoria das condições de vida das crianças. Mais detalhes no endereço eletrônico da entidade: www.fundabrinq.org.br. (Correio do Povo – RS, 27/11)

Fórum

O Ceará será palco, entre os dias 2 e 4 de dezembro, do Fórum de Empreendorismo Social. O evento discutirá o tema Cultura dá Trabalho e contará com as presenças de personalidades no assunto. Entre elas, Jurema Machado, da Unesco, o presidente do BNDES, Carlos Lessa e Mário Barbosa, do Sistema Verdes Mares. (Diário do Nordeste – CE, 27/11)

Prêmio Imagem

A Promédica conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio Imagem Empresarial pela Bahia. Concedida pelo Fórum de Líderes, organização não-governamental que reúne os principais empresários do país, a premiação destaca em cada estado a empresa que revele em sua imagem o compromisso com valores de responsabilidade social, inovação tecnológica, modernização das relações capital-trabalho, preservação do meio ambiente, ação objetiva nas questões sociais e integração com a comunidade. A presidente do Grupo Promédica, Tereza Valente, recebe o prêmio no próximo dia 2, em São Paulo. (A Tarde-BA, 27/11)

Inscrições na Telemar vão até o dia 30 de novembro

A Telemar receberá, até o próximo dia 30, inscrições para patrocínio de projetos culturais. Segundo a empresa de telefonia, o apoio financeiro é destinado a projetos com características de originalidade, criatividade, novas técnicas e linguagens e que ofereçam oportunidade de acesso a diferentes camadas da população. Somente este ano, a Telemar investiu na área cultural R$ 8,6 milhões. As inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico www. telemar.com.br. (O Povo, 27/11)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI)
  • Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente
  • Fundação Avina
  • Fundação Roberto Marinho
  • Grupo Promédica
  • Instituto Telemar
  • Petrobras
  • Telemar
  • TV Globo
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional