Quinta-feira, 27 de setembro de 2001

Por: GIFE| Notícias| 27/09/2001

Jardim de Infância de Brasília recebe prêmio de qualidade

O Jardim de Infância da 404 Norte de Brasília recebeu o Prêmio de Qualidade na Educação Infantil, concedido pela Fundação Orsa em parceria com o Ministério da Educação e a União Nacional de Dirigentes Municipais de Ensino, devido a um projeto de incentivo à leitura. O trabalho consistiu em mostrar aos alunos o mundo de autores infantis como Monteiro Lobato, Ziraldo e Maurício de Souza. As professoras responsáveis pelo projeto garantem que o resultado pode ser verificado no visível aumento do interesse das crianças pela leitura. Elas receberão R$ 3 mil, diploma e um kit com materiais para trabalhar em sala de aula, como livros, lápis de cor e tinta. Com o objetivo de valorizar e difundir experiências pedagógicas realizadas por professores de creches e pré-escolas da rede pública, a Fundação Orsa premiou os 27 melhores projetos, um em cada estado.(Jornal de Brasília, p. 3, 27/9)

Curso sobre investimentos em projetos socioculturais

Entidades do terceiro setor também podem se beneficiar das leis de incentivo à cultura. O projeto Incentivo ao Incentivo, promovido pela Delegacia do Ministério da Cultura em São Paulo, em parceria com o Instituto Ethos, com o Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), com o Sesc e o Capacitação Solidária, oferece um curso sobre a Lei Rouanet para o terceiro setor. Os participantes aprendem, passo a passo, como usar essas leis para captar e aplicar investimentos de Organizações da Sociedade Civil em projetos socioculturais. (Folha de S. Paulo, Folha equilíbrio, p. 12, 27/9)

Programas educativos esclarecem dúvidas sobre sexo

O projeto Sexualidade: Prazer em Conhecer, produzido pela Schering do Brasil e a Fundação Roberto Marinho para jovens entre 16 e 24 anos, tem como objetivo esclarecer dúvidas sobre sexo. Durante um ano a ONG Ecos Comunicação e Sexualidade elaborou o conteúdo do projeto. A Ecos, em parceria com o Canal Futura, preparou 20 programas televisivos, em que jovens conversam sobre suas dúvidas com especialistas. A socióloga Sylvia Cavasin explica que a intenção deste trabalho é capacitar professores para que eles possam ministrar aulas sobre sexualidade. (Tribuna de Minas, Caderno 2, p.3, 20/9)

Alunos atrasados ganham programa

Dados preliminares do Censo Escolar 2001, do Ministério da Educação, apontam para uma triste realidade em Pernambuco. Dos 287.027 alunos matriculados em estabelecimentos de ensino médio do estado, 217.914 estão s ituados fora da faixa, ou seja, apresentam distorções entre a idade e a série a ser cursada. O percentual de estudantes chega a ser de 75,9%. Dessa forma, a Secretaria de Educação do Estado (SEE) lançou o Projeto Avançar, que consiste em um curso de aceleração destinado a alunos do ensino médio que estejam fora da faixa. Baseado em teleaulas, o curso é um convênio da SEE com as fundações Roberto Marinho e Getúlio Vargas, em que serão investidos cerca de R$ 10 milhões. Cerca de 15 mil estudantes foram inscritos. (Diário de Natal, p-3, Jornal do Commercio-PE, p-5 – 26/9).

Banco Itaú é premiado

O Banco Itáu irá receber o troféu Grande Vencedor do Prêmio Valor Social, que tem como objetivo identificar empresas em destaque no exercício da responsabilidade social. O banco investe desde 1993, por meio do Programa Itaú Social, em projetos sociais nas áreas de Educação e Saúde da população brasileira. (Hoje em Dia, Minas, p.18, 26/9)

Incentivos fiscais são tema de discussão

A Câmara de Vereadores de Governador Valadares-MG discutiu, em reunião proposta pelos vereadores Maurício Morais e Leonardo Monteiro, alternativas para conseguir maior participação das empresas nos incentivos fiscais de turismo, esporte, meio ambiente e cultura. Os dois parlamentares são autores de leis, ainda não regulamentadas, que propõem incentivos fiscais de até 20% do ISS (Imposto Sobre Serviço) para empresas dispostas a investir nos setores citados. (Diário do Rio Doce-MG, p. Cultura 2, 21/9)

Pesquisa aponta as características das ONGs Brasileiras

O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) realizou uma pesquisa inédita sobre o perfil das ONGs com projetos na área de educação no País. O estudo faz parte do projeto Educação & Participação, da Fundação Itaú Social, em parceria com o Unicef. A pesquisa pretende ser fonte de informação sobre o que ocorre nacionalmente neste segmento tão carente de dados sobre sua própria estrutura, composição e funcionamento., afirma Isa Guará, coordenadora do Cenpec. Segundo Isa, por meio do estudo é possível observar quem são e como se mantém as ONGs e quais são suas pretensões. (Diário da Tarde-MG, Caderno 2, p.3,26/9)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Banco Itaú
  • Fundação Itaú Social
  • Fundação Orsa
  • Fundação Roberto Marinho
  • Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE)
  • Instituto Ethos
  • Schering do Brasil
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional