Quinta-feira, 28 de agosto de 2003

Por: GIFE| Notícias| 28/08/2003

Ajuda ao próximo

O presidente do Conselho de Administração da Cia. Melhoramentos, Alfredo Weiszflog, aderiu à onda de solidariedade. Parte da renda com a venda dos Dicionários Michaelis será destinada aos programas sociais do Instituto Ayrton Senna. (Jornal do Brasil, 28/8)

Notas

A Liga Norte-riograndense Contra o Câncer inaugura amanhã (29/8) a Sala de Leitura José Hermógenes. O espaço integra o projeto Sala de Leitura, iniciativa que tem por objetivo espalhar bibliotecas em hospitais, centro comunitários e escolas de todo o país. A ação é fruto da parceria de empresas nacionais. No Rio Grande do Norte, o projeto conta com o apoio da White Martins, do Grupo Editorial Record, do Ministério da Cultura e do Instituto Oldemburg de Marketing Cultural. (Diário de Natal, 28/8)

Potencial do Alto será explorado

A região do Alto da Boa Vista (RJ) será beneficiada por um programa de capacitação de moradores de todas as suas 11 comunidades carentes. A proposta foi lançada na semana passada em encontro que reuniu representantes do Instituto Telemar, da Universidade de São Paulo e do Senac. O projeto, idealizado pela ONG Autosustentável, prevê a construção de uma biblioteca, cursos de informática e outras atividades destinadas a comunidade local. (O Globo, 28/8)

Notas e curiosidades

A Fundação O Boticário Proteção à Natureza lançará, no dia 30 de agosto, no Paraná, o livro Voluntariado em Unidades de Conservação – o caso da Reserva Natural Salto Morato. A publicação é o primeiro volume da série técnica Cadernos de Conservação, coleção publicada pela instituição. (Gazeta do Povo-PR – PR, 28/8)

Tecnologia para borracha

A Fundação Banco do Brasil está investindo R$ 660 mil no projeto Tecnologia Alternativa para Produção de Borracha na Amazônia. A iniciativa conta com o apoio da Universidade de Brasília e já envolve cerca de 200 famílias de seringueiros. (Gazeta Mercantil, 28/8)

Magia do Circo

Mágicos, palhaços, malabaristas e trapezistas estão entre as atrações do Circo Mágico Europeu, companhia que está promovendo, em parceria com a Fundação Jaime Câmara, sessões beneficentes do espetáculo, em Goiânia. A ação irá reverter toda a renda obtida com as sessões em benefício do Hospital Araújo Jorge e de projetos sociais da fundação. (O Popular-GO, 28/7)

Evento destaca projetos sociais

Uma oportunidade para conhecer os melhores projetos de empresas gaúchas na área de responsabilidade social. Assim pode ser definido o Salão Gaúcho de Responsabilidade Social, evento que está acontecendo em Novo Hamburgo (RS) e segue até amanhã, dia 29/8. Promovido pela Fundação Semear, o encontro está apresentando 73 exemplos de atividades sociais empreendidas por empresas e prefeituras gaúchas, além de órgãos do governo do Estado. O evento será ainda palco do reconhecimento para as 10 empresas gaúchas mais lembradas pelas organizações de todo o estado. Paralelamente, a Fundação Semear promove, hoje e amanhã, o III Seminário de Responsabilidade Social, ação que tem por objetivo sensibilizar empresas e instituições para a causa.(Correio do Povo – RS, Zero Hora, 28/8)

Unicef implanta programa em municípios alagoanos

Trabalhando pela defesa dos direitos da criança, o Unicef, órgão das Nações Unidas, realizou na última quarta-feira, em Viçosa (AL), uma reunião para discutir as ações para implementação, no município, da segunda fase do projeto Fazer Valer os Direitos da Criança e do Adolescente. Participam do programa, desenvolvido com recursos do Criança Esperança, outros cinco municípios alagoanos: Palmeira dos Índios, Quebrangulo, Estrela de Alagoas, Cacimbinhas e Igaci. (Gazeta de Alagoas, 28/8)

Empresas também devem combater violência sexual

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social está convocando a iniciativa privada a atuar em programas que visamcombater a exploração sexual de crianças e adolescentes. As iniciativas serão desenvolvidas por meio de ações em seis diferentes eixos do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto-Juvenil, elaborado em um trabalho que reuniu mais de uma centena de organizações governamentais e não-governamentais. O plano foi homologado pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), que o legitimou como diretriz para as políticas públicas nos níveis federal, estadual e municipal. (O Liberal – PA, Cláudia Melo, 28/8)

Empresas e ONGs relatam experiências

Experiências de sucesso na tentativa de combater a exclusão digital foram apresentadas ontem, durante o Seminário de Inclusão Digital, no auditório da Rede Gazeta (ES). Entre as iniciativas apresentadas está o Programa Sua Escola a 2000 por Hora, ação desenvolvida pelo Instituto Ayrton Senna, cujo objetivo é oferecer uma formação integral aos estudantes, contribuindo para o desenvolvimento de novas formas de ensino e aprendizagem. Já o Instituto Telemar detalhou o trabalho realizado pelo projeto Telemar Educação, que atua em 67 escolas distribuídas em 16 estados brasileiros. (A Gazeta-ES, 28/8)

Casa do Professor em Paragominas

Fruto de uma parceria firmada entre a Fundação Vale do Rio Doce e a prefeitura local, o projeto Casa do Professor, que integra o programa Escola que Vale, chega ao município de Paragominas (PA). A iniciativa tem por objetivo buscar a eficácia das escolas públicas de ensino fundamental e criar condições para que esses estabelecimentos se transformem em espaços de aprimoramento da capacidade de todos os envolvidos no processo educacional. Atualmente, o Escola que Vale atende 10 mil pessoas, entre alunos, professores, diretores e supervisores dos municípios de Marabá, Parauapebas, Paragominas, Canaã dos Carajás, Eldorado dos Carajás, Curionópolis, Barcarena e Ipixuna do Pará. (Gazeta Mercantil, 28/8)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Cia. Melhoramentos
  • Fundação Banco do Brasil
  • Fundação Jaime Câmara
  • Fundação O Boticário Proteção à Natureza
  • Fundação Semear
  • Fundação Vale do Rio Doce
  • Grupo Editorial Record
  • Instituto Ayrton Senna
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • Instituto Oldemburg de Marketing Cultural
  • Instituto Telemar
  • White Martins
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional