Quinta-feira, 28 de fevereiro de 2002

Por: GIFE| Notícias| 28/02/2002

Semed ganha prêmio de qualidade

Alunos das escolas da rede municipal de educação de Porto Velho estiveram presentes na solenidade de entrega do Prêmio Qualidade na Educação Infantil 2001, no dia 25/2, ao prefeito Carlinhos Camurça. O prêmio é concedido pela Fundação Orsa, Ministério da Educação e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Entre os destaques da Secretaria Municipal de Educação (Semed) estão a melhoria na qualidade do ensino e o aumento do atendimento em educação infantil. (Diário da Amazônia-RO-RO, p. A12, 26/2)

Empresários têm receio de doar ao Prato Amigo

O que parece faltar na Bahia é uma pesquisa sobre a participação das empresas baianas em projetos sociais. O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, por exemplo, tem mais de 500 companhias associadas. Juntas, elas somam algo como 27% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, uma mostra decomo as empresas começam a se preocupar com a questão. Na Bahia, muitas das ações das empresas neste setor são feitas em conjunto com entidades públicas, como é o caso da parceria entre a Abase – Associação Baiana de Supermercados – com a Prefeitura de Salvador, por meio do Programa Prato Amigo. No total, são cerca de 149 doadores, entre empresas como a Perdigão, por exemplo, os supermercados e os permissionários da Ceasa. Mas ainda falta muito. As empresas, sobretudo as indústrias de alimentos, mesmo dispondo de instrumentos que permitem, inclusive deduzir o ICMS, não adotaram ainda o programa, lamenta a coordenadora do Prato Amigo, Magda Weyhrother. (A Tarde-BA-BA, p. 9, 24/2)

Fejal desenvolve projetos sociais

A Fundação Educacional Jayme de Altavila (Fejal), em Maceió, adquiriu da sociedade o respeito e a credibilidade. Isso porque, para o presidente, professor José Damasceno Lima, a instituição não possui apenas o papel de empresa que tem como objetivo o lucro, mas também trabalha com responsabilidade social. Com o objetivo de alfabetizar crianças das comunidades vizinhas foi criado o Projeto Crescer e paralelamente a esta ação foi construída a Escola Elias Passos, onde alunos são preparados para ingressar em escolas municipais e estaduais. Outras atividades também são desenvolvi das, como a promoção de ações que buscam mais integração entre as crianças beneficiadas e suas famílias. (Tribuna de Alagoas, p. 10, 24/2)

Parceria garante programa

O presidente da Federação do Comércio da Bahia (Fieb), Nelson Daiha, diz que na área da indústria, além dos projetos de responsabilidade social que são viabilizados pelo Sesi, como o Esporte Solidário e os desenvolvidos em parceria com a Petrobras – acompanhamento de crianças como uma forma de complemento da educação formal – a entidade está implantando o Programado Voluntariado que já recebeu a adesão de cinco empresas. Na verdade, esta iniciativa faz parte de um projeto maior chamado Cidadania Empresarial que é viabilizado mais pelos próprios colaboradores, em razão da credibilidade que a entidade goza, do que pela Fieb. Já a parceria com a Petrobras, por meio do Sesi, permite que, diariamente, 1.100 crianças e adolescentes participem de atividades lúdicas e educativas. (A Tarde-BA-BA, p. 9, 24/2)

Fiea propõe parceria para a formação de jovens

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra de Andrade, e uma comitiva de empresários visitaram o complexo educacional Humberto Mendes, em Maceió, onde fizeram uma avaliação das instalações físicas do local para analisar a possibilidade de firmar uma parceria entre empresas e a Secretaria de Ação Social, com o objetivo de contribuir para a formação profissional de jovens assistidos. Caso haja um entendimento entre os empresários e a secretaria, as empresas instaladas no espaço oferecido pelo poder público receberiam incentivos e, ao mesmo tempo, contribuiriam para ensinar uma profissão aos menores (sic) atendidos pelo complexo educacional. (Gazeta de Alagoas, p. a-9, 23/2)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Abase
  • Associação Baiana de Supermercados
  • Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea)
  • Fundação Educacional Jayme de Altavila (Fejal)
  • Fundação Orsa
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • Norte Brasil Telecom
  • Perdigão
  • Petrobras
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional