Quinta-feira, 29 de agosto de 2002

Por: GIFE| Notícias| 29/08/2002

País é um dos favoritos do prêmio do Pnud

Entre os 27 projetos finalistas escolhidos em 77 países do prêmio Iniciativa Equatorial, promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), quatro são brasileiros. A premiação acontece amanhã durante a Cúpula de Johannesburg e tem como objetivo reconhecer projetos inovadores nas áreas de desenvolvimento sustentável e combate à pobreza nos países cortados pela Linha do Equador, onde se concentra grande parte da biodiversidade do planeta. A participação brasileira foi organizada pela BrasilConnects, organização de caráter empresarial parceira do Pnud no prêmio. Os cinco projetos vencedores receberão, cada um, US$ 30 mil. (O Estado de S. Paulo, 29/8)

Projeto já instalou 12 bibliotecas

Um projeto pioneiro está vencendo as barreiras geográficas da Amazônia e estimulando crianças das mais distantes localidades da região a gostarem de leitura. No Amazonas, a ONG Associação Vaga-Lume já passou por comunidades rurais de seis municípios do estado. Nelas instalou 12 bibliotecas infantis, além de oferecer curso de capacitação para os professores dessas áreas. Segundo uma das idealizadoras do projeto, Laís Fleury, os curso repassa técnicas de como os professores podem despertar o hábito da leitura nas crianças sem que seja entendido como obrigação. A expedição Vaga-Luma foi iniciada neste ano com financiamento da empresa Fináustria Financiamentos e da operadora de telefonia móvel Amazônia Celular, contando também com o apoio da Força Aérea Brasileira. (Amazonas em Tempo, p. A6, 29/8; Diário do Amazonas, p. 10, 29/8)

Braskem leva o teatro para RMS

A Braskem S/A lançará amanhã a campanha Vamos ao Teatro, que levará espetáculos teatrais produzidos na capital baiana para comunidades da Região Metropolitana de Salvador. A primeira peça será encenada no próximo dia 5/9, em Camaçari (BA), e os ingressos serão trocados por alimentos não perecíveis, doados para famílias de baixa renda do município e de Dias D´Ávila (BA). (Tribuna da Bahia, p. 10, 28/8)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Amazônia Celular
  • BrasilConnects
  • Braskem S.A.
  • Fináustria Financiamentos
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional