Quinta-feira, 3 de abril de 2003

Por: GIFE| Notícias| 03/04/2003

Leão domado – IR liberado para quem doa a fundo da infância

Por meio da Declaração de Benefícios Fiscais (DBF), a Receita Federal vai facilitar a vida das empresas e de funcionários interessados em fazer doações para o Fundo da Infância e da Adolescência (FIA). Em dezembro do ano passado, o jornal Estado de Minas informou que esses contribuintes estavam caindo na “”malha fina”” da Receita ao se candidatarem como doadores. A denúncia provocou a reação de representantes de grandes empresas mineiras, como a Telemig Celular, a Cemig, a Samarco e a Belgo-Mineira, que mantêm programas de incentivo à participação no Fundo. De acordo com o diretor-executivo do Instituto Telemig Celular, Francisco Azevedo, a retenção das restituições acabou desestimulando a maior adesão dos funcionários ao FIA. Segundo a superintendente da Receita Federal em Minas, Lêda Domingos, os Conselhos Municipais da Infância e da Adolescência trabalhavam com comprovantes de papel, o que tornava a conferência da receita demorada. Dessa forma, a “”restituição do Imposto de Renda atrasava””, explica a superintendente. (Estado de Minas, Sandra Kiefer – 3/4)

Prêmio Fundação Banco do Brasil

O Banco do Brasil, lançou ontem, em João Pessoa, com apoio da Unesco, o 2º Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. O Prêmio é um instrumento de identificação e seleção de tecnologias que apresentem respostas efetivas para diferentes demandas sociais e possam integrar o Banco de Tecnologia Social. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento social e aplicar tecnologia em escala junto a comunidades de baixa renda ou em situação de risco social. Um banco de soluções on-line já disponibiliza 129 tecnologias, resultantes da captação ocorrida durante a primeira edição do prêmio, em 2001. (O Norte-PB, 3/4)

Falando em Zequinha…

O Instituto Zequinha Barbosa – Correndo pela Vida, com apoio do Unicef, do Instituto Ayrton Senna e da Fundação Kellogg, atende 120 crianças em Campo Grande (MS). O objetivo é usar o esporte como ferramenta de transformação social. (Jornal do Brasil, 3/4)

AmBev

A AmBev será homenageada pelo prefeito de Lages, Raimundo Colombo, e o presidente da Câmara Municipal, Pedro Bassin, pelas suas ações de responsabilidade social. A empresa vem realizando uma série de programas, como o projeto Largada 2000. (Diário Catarinense, Estela Benetti, 3/4)

Brasil Alfabetizado

O ministro da Educação, Cristovam Buarque, explicou ontem a prefeitos a filosofia do novo programa federal Brasil Alfabetizado, que tem como objetivo acabar com o analfabetismo no Brasil. Em Pernambuco já existe, nesta área, os programas Pró-Mata, Projeto no Sertão, Se Liga Pernambuco, Recomeço e Estação do Saber. Os programas são financiados pelo MEC, pelos governos estaduais e municipais, ou por instituições privadas. O Se Liga Pernambuco, por exemplo, recebe recursos do Instituto Ayrton Senna. (Jornal do Commercio-PE, 3/4)

Horizonte

Uma comissão do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) visitou ontem (2/3) o município de Horizonte para avaliar as ações desenvolvidas em prol da criança e do adolescente. Uma reunião entre o grupo e a Prefeitura encerrou a visita no Centro Cultural Tasso Jereissati. Estiveram presentes o vice-presidente do Unicef no Brasil, a responsável pelo Selo Unicef e representantes de escritórios regionais da instituição e da Fundação Abrinq. A visita é um dos critérios para avaliação do Selo, concedido aos municípios que apresentam os melhores índices de atendimento e atenção às crianças e adolescentes. Horizonte recebeu a certificação na edição de 2002. (Diário do Nordeste-CE, 3/4)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • AmBev
  • Banco do Brasil
  • Belgo-Mineira
  • Cemig
  • Fundação Abrinq
  • Fundação Banco do Brasil
  • Fundação Kellogg
  • Instituto Ayrton Senna
  • Samarco
  • Telemig Celular
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional