Quinta-feira, 3 de janeiro de 2002

Por: GIFE| Notícias| 03/01/2002

Inscrições para Prêmio Ayrton Senna vão até dia 5

Será encerrado no dia 5 de janeiro o prazo para inscrições ao Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo, uma iniciativa do Instituto Ayrton Senna que tem como objetivo reconhecer e estimular veículos e profissionais de comunicação que contribuam efetivamente para o desenvolvimento humano sustentável, favorecendo às novas gerações. Um total de R$ 18 mil vai ser distribuído em prêmios, divididos entre as categorias jornal, revista, rádio, fotojornalismo, mídia jovem e infantil, jornalismo político, jornalismo econômico, televisão, jornalista de imagem e estudante de Comunicação. Poderão ser inscritas as matérias veiculadas no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2001. (Diário da Amazônia, p. a11, 27/12)

Caderno do Automóvel promove festa de Natal para crianças

O Caderno do Automóvel, do Diário do Nordeste, ao completar 15 anos, resolveu fazer uma ação solidária junto à Obra Missionária Semeando a Vida, no distrito de Genipabu, em Caucaia (CE). A ação promoveu uma festa natalina para 250 crianças do projeto, que é comandado pela irmã Zilda, há 16 anos. A Obra Missionária desenvolve um trabalho voltado para a comunidade e dispõe de uma escolinha de ensino fundamental, uma creche e serviço médico e odontológico gratuito para as crianças. Na festa de Natal, os meninos e meninas receberam brinquedos, participaram de concursos, desfiles e se divertiram com o circo do Palhaço Estouro. Para realizar a ação, o Caderno do Automóvel contou com o apoio da Ford do Brasil, Sanauto, Dafonte, Goodyear, Silcar, M. Dias Branco, Coca-Cola e Teka′s Buffet. (Diário do Nordeste, Caderno do Automóvel, p. 6, 29/12)

Projeto atende 1,7 mil crianças e adolescentes em Curitiba

O projeto Padrinho Cultural é um programa voluntário voltado para a arte-educação idealizado pelo curitibano Celso Amorim. Apesar das dificuldades, o programa beneficia atualmente 1,7 mil crianças e adolescentes. Divididos em três núcleos de ensino, com sete professores, o grupo está desenvolvendo suas potencialidades artísticas por meio de aulas de dança, música e teatro. Além disso, recebe noções de inglês e espanhol, ferramentas que podem valorizar a formação de futuros profissionais. Em três anos de existência, o programa tem driblado a falta de recursos com o apoio da comunidade e a adoção de turmas pela empresa O Boticário e pela Loja Maçônica Joaquim G. Ledo. Neste momento, o coordenador do projeto está envolvido com o lançamento de seis novos produtos, que serão vendidos para arrecadar fundos. São cinco CDs com produção musical de grupos curitibanos e um CD-Rom com informações sobre o Padrinho Cultural. (Gazeta do Povo-PR-PR, Caderno G, p. 1, 29/12 – Maria Fernanda Gonçalves)

Crianças abrigadas de Juiz de Fora treinam atletismo

Em Juiz de Fora, 15 meninos e meninas, entre 8 e 14 anos, abrigados nas casas-lares das Aldeias Infantis SOS, estão sendo treinadas pela atleta Viviany Anderson, medalha de bronze na Maratona dos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg e campeã sul-americana das 10 milhas. A atividade faz parte do projeto Renovação, cujo objetivo é desenvolver o potencial esportivo de crianças em situação de risco social. Com o recente apoio financeiro da DaimlerChrysler, será possível criar um complexo esportivo com pista de atletismo, piscina e vestiários na unidade local da Aldeia SOS – única entre as 15 que funcionam no Brasil a abrir espaço para a prática esportiva. (Hoje em Dia– MG, Minas, p.22, 30/12, Jacqueline Lopes)

Internet amplia a visibilidade de instituições

Parcerias digitais com empresas de web design têm sido o caminho encontrado por várias instituições para aumentar a arrecadação e atrair voluntários. Uma das primeiras ações resultantes desse tipo de cooperação é a criação ou reformulação dos sites das instituições, que passam a contar com instrumentos mais modernos de captação. O retorno que seu novo site poderá propiciar é a grande esperança da Fundação Santa Bárbara. Sediada em Nova Iguaçu (RJ) e voltada ao atendimento de 40 crianças vítimas de Aids e maus tratos, a ONG está prestes a ser desativada por falta de patrocínio. A Brainter, empresa de marketing e negócios na internet, criou o site www.santabarbara.org.br para a entidade. O endereço digital servirá como plataforma para que patrocinadorespotenciais conheçam o projeto e divulguem seus produtos e serviços. A internet tem grande abrangência, baixo custo de manutenção e possibilita visibilidade. É um grande instrumento para o terceiro setor, diz Marcelo Lobianco, diretor executivo da Brainter. (Valor Econômico, 2/1)

Responsabilidade social afeta decisões das empresas

A responsabilidade social já faz parte da visão estratégica das empresas nas suas decisões. Isso é o que acreditam 95% das mais de 1,7 mil empresas que responderam a Pesquisa Nacional de Responsabilidade Social do Instituto da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB). Ao todo foram enviados 2,8 mil questionários. A maioria das empresas pesquisadas, 60%, era de grande porte, enquanto as pequenas e médias empresas representavam 40% da amostra. Ainda segundo o levantamento, o investimento médio em responsabilidade social gira em torno de R$ 100 mil por ano, sendo que 87% das companhias ouvidas desenvolvem projetos sociais voltados para a comunidade. (Instituto Ethos, 2/1)

Campanha recolhe material escolar em Belo Horizonte

A Fundação Amae para Educação e Cultura promove a partir de amanhã a campanha Lápis e Papel na Mão, para arrecadar material escolar, como cadernos, borrachas, papéis e pastas, para escolas e creches carentes de Belo Horizonte. Cada ponto de doação, 40 no total, terá banner identificador e uma caixa, onde o público depositará o material escolar. Empresas e instituições que quiserem doar material de escritório também poderão participar da campanha entrando em contato direto com a fundação. Participam da iniciativa as lojas Elmo, Aplikcar Autopeças, Cartonagem Líder/Barbieri Embalagens, Rádio Itatiaia e Sign Print Impressões Digital. (Hoje em Dia-MG, p. 20, 3/1)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Instituto Ayrton Senna
  • Obra Missionária Semeando a Vida
  • Ford do Brasil
  • Sanauto
  • Dafonte
  • Goodyear
  • Silcar
  • M. Dias Branco
  • Coca-Cola
  • Teka′s Buffet
  • O Boticário
  • Loja Maçônica Joaquim G. Ledo
  • DaimlerChrysler
  • Fundação Santa Bárbara
  • Brainter
  • Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB)
  • Elmo
  • Aplikcar Autopeças
  • Cartonagem Líder/Barbieri Embalagens
  • Rádio Itatiaia
  • Sign Print Impressões Digital
  • Fundação Amae para Educação e Cultura
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional