Quinta-feira, 3 de maio de 2001

Por: GIFE| Notícias| 03/05/2001

Fundação Itaú lança hoje prêmio social

A Fundação Itaú Social lança hoje a quarta edição do Prêmio Itaú-Unicef Educação e Participação, que distribuirá R$ 180 mil em prêmios. Além disso, todas as entidades pré-selecionadas na primeira fase do concurso irão participar de encontros de capacitação e poderão receber auxílio financeiro ou por meio de serviços das empresas parceiras no projeto. Nos anos anteriores, a holding Itaúsa já participava da promoção do prêmio com o Unicef por meio de seu programa social. Com a formação da fundação, a previsão é de que sejam destinados anualmente entre R$ 10 milhões e R$ 12 milhões para fins sociais em projetos voltados para educação e saúde. (O Estado de S. Paulo, p. B7 – Cláudia Bredarioli; Folha de S. Paulo, p. C10 – 3/5)

Fiesta benemerente

A Ford está comemorando o sucesso de sua Campanha Mundo Jovem, que destinava R$ 50 por Fiesta vendido para o Alfabetização Solidária. Durante os dez dias em que a campanha ficou no ar, foram vendidas 2.486 unidades do Fiesta, que resultaram em um total de R$ 124.300,00. Por causa desse resultado, a Ford está repetindo a ação até o dia 30 de maio, voltando a exibir a campanha publicitária com Ivete Sangalo, Mário Frias, Norton Nascimento, Débora Secco, Márcio Garcia e Gustavo Borges. (O Estado de S. Paulo, p. D13, 3/5 – Cesar Giobbi)

Empresas se voltam para o social

Estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre a atuação social das empresas do Nordeste revelou que 55% dos empreendimentos da região realizam algum tipo de atividade voltada para a melhoria da qualidade de vida da população. E, pelo menos de acordo com o Ipea, a motivação passa longe do mercantilismo: apenas 7% dos empreendedores divulgam suas ações sociais em algum tipo de mídia. Para a coordenadora adjunta da pesquisa, Nathalie Beghin, isso demonstra que a filantropia e a política da boa vizinhança falam mais alto do que os interesses comerciais na hora de a emp resa definir suas ações sociais, já que 76% delas são realizadas nas comunidades que habitam as proximidades do negócio. (Diário de Pernambuco, 1/5 – Renata Beltrão)

Empresa de ônibus lança campanha contra trabalho infantil

A empresa de ônibus São José de Ribamar, em Fortaleza, distribuiu no último dia 1/5 marcadores de livro que homenageiam o Dia do Trabalho e alertam para a exploração do trabalho infantil. O objetivo é conscientizar usuários e funcionários da empresa e incentivar a participação efetiva da sociedade no combate ao problema. A campanha expõe o artigo VII, inciso 33, da Constituição Federal, que diferencia o trabalho infantil de estágio. A diferença está na idade e no tempo dedicado ao estudo. Até 16 anos o trabalho é proibido. Entre 16 e 18 anos a experiência profissional deve ser em tempo parcial para não prejudicar o estudo. (Diário do Nordeste-CE, 2/5)

A solidariedade no palco

Grupo de entidades da sociedade civil, encabeçado pela Escola de Dança e Integração Social para Criança e Adolescente (Edisca), formaram uma corrente de solidariedade com o objetivo de mobilizar cidadãos e empresários para tentar atenuar os efeitos da calamidade pública que se abateu sobre Fortaleza em decorrência das últimas chuvas registradas na cidade. O esforço recebeu o nome de Movimento Salva-Vidas e já mobilizou mais de 45 instituições em torno da causa. (Diário do Nordeste-CE, p. 5, 30/4)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Ford
  • Fundação Itaú Social
  • São José de Ribamar
  • Unicef
  • O clipping Investimento Social Privado – Cobertura da Mídia é atualizado de segunda a sexta-feira. O informativo algumas vezes traz notícias veiculadas em dias anteriores devido ao atraso com que os jornais de regiões mais distante chegam a Brasília. Todos os títulos originais das matérias foram mantidos.

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