Quinta-feira, 30 de agosto de 2001

Por: GIFE| Notícias| 30/08/2001

Instituto Pão de Açúcar investe em educação com o projeto Casas

O Pão de Açúcar está usando a estrutura de suas lojas para dar mais um passo em direção ao Terceiro Setor. A rede de supermercados deve investir este ano cerca de R$ 6 milhões em ações de responsabilidade social. O carro chefe do Instituto Pão de Açúcar de Desenvolvimento Humano será o projeto Casas. São cinco espaços, localizados junto às lojas do grupo destinados ao atendimento de 1,5 mil jovens de 10 a 18 anos. Nestes locais são desenvolvidos programas de complementação escolar e preparação profissional. “”A idéia é atender as crianças dentro da loja, aproveitando a estrutura já existente””, diz Rosangela Bacima Quilici, gerente-geral do Instituto. Nesses espaços são desenvolvidos projetos de complementação escolar e profissionalizantes. (Valor Econômico, p. B2, 30/8 – Marcelo Lojudice)

Trabalho social

Em editorial, o Jornal de Brasília fala sobre a pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre a atuação social das empresas do Distrito Federal. Segundo o texto, começa a ser compreendida a necessidade de a sociedade trabalhar em conjunto com o Governo na solução dos graves problemas sociais no Brasil. De acordo com o jornal, se os números do Ipea refletirem a realidade, as empresas de Brasília demonstram estar no caminho certo. Para os empresários, ações desse tipo só podem trazer benefícios. A formação de trabalhadores melhor qualificados é apenas uma delas. (Jornal de Brasília, p. Opinião 10, 29/8)

Metade das empresas do estado investe em ações sociais

Uma em cada duas empresas goianas investe em ações para o benefício da comunidade. A constatação é de levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Ele mostra também que a preocupação social da iniciativa privada em Goiás é maio r se comparada com as outras unidades da Federação como Paraná, Distrito Federal ou Rio Grande do Sul. Um dos exemplos do investimento privado goiano é a rede Unitintas, que este ano vai destinar R$ 60 mil para cinco instituições. O estudo também revelou que as empresas dos setores da agricultura e do comércio são as que mais realizam ações voltadas para a comunidade no Centro-Oeste. (Diário Popular, p. Economia 1, 28/8 – Jarbas Rodrigues Jr.)

Social

O Brasil é um dos países mais avançados na adoção do balanço social como instrumento para identificar a responsabilidade das empresas para com a comunidade, seus parceiros comerciais e seus funcionários. As empresas brasileiras, que já publicaram cerca de 250 balanços sociais, vêm discutindo a questão desde meados dos anos 80. O engajamento das empresas nacionais impressionou os dirigentes da Global Reporting Initiative (GRI), entidade internacional que pretende difundir esse tipo de ação. (Diário do Pará, p. Cidades 3, 27/8)

Novos rumos para o Itaú Cultural

O Núcleo de Cinema e Vídeo do Instituto Itaú Cultural, em São Paulo, tem novo gerente de projetos desde o início de agosto. Convidado para assumir o cargo, o mineiro Roberto Moreira, atribui a proposta ao resultado do trabalho que vinha realizando na sede mineira do instituto, onde atuava como curador desde 1997. Entre as atividades anuais do Itaú Cultural destaca-se o Projeto Rumos, que este ano tem verba de R$ 450 mil. (Estado de Minas, p. Cultura 2, 27/8 – Gracie Santos)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Instituto Itaú Cultural
  • Instituto Pão de Açúcar de Desenvolvimento Humano
  • Unitintas
  • Observação: durante o mês de agosto, o clipping Investimento Social Privado – cobertura da Mídia será veiculado a partir das 14 horas

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