Quinta-feira, 30 de outubro de 2003

Por: GIFE| Notícias| 30/10/2003

Site de terceiro setor

O site do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), desenvolvido com o objetivo de facilitar o acesso de internautas a informações sobre investimento social privado, passou por reformulação. O portal traz entrevistas, reportagens e publicações relativas ao terceiro setor, além de um resumo das principais notícias sobre investimento social privado veiculadas na imprensa nacional. Entre as novidades está a criação de uma seção mensal de artigos de especialistas sobre temas da área. O endereço eletrônico disponibiliza ainda seções com oportunidades de empregos, agenda de cursos e eventos, sala de imprensa, dicas de sites importantes e informações institucionais sobre o grupo. O endereço é www.gife.org.br (Estado de Minas, 30/10)

Tigre intensifica responsabilidade social

Será lançado hoje (30/10) o Instituto Carlos Roberto Hansen, braço social da Tigre S. A. Segundo a empresa, a entidade terá como foco de atuação a promoção da saúde, educação e cultura de crianças e adolescentes. Na prática, será responsável por ações como reformas e ampliações de creches nas cidades onde a empresa mantém unidades. O instituto concentrará ainda as iniciativas de apoio social e cultural até então desenvolvidas pela empresa. A sede da nova instituição será na Sociedade Esportiva e Recreativa Tigre, em Joinville (SC). (A Notícia -SC, 30/10)

Kit Bioconsciência

A Fundação Banco do Brasil escolheu Belo Horizonte e o 2º Festival Lixo e Cidadania como palco para o lançamento da segunda versão do Kit Bioconsciência. O material é destinado à capacitação de catadores de lixo. Nele estão incluídas cartilhas, folhetos e manuais com informações sobre o processo de coleta e reciclagem do produto. Além da Fundação BB, o projeto conta com o apoio da Cempre – Compromisso Empresarial para a Reciclagem, uma organização sem fins lucrativos. (Hoje em Dia -MG, 30/10)

Esportes

O Colégio Magnum Agostiniano, em Minas Gerais, lança hoje (30/10), o Instituto Magnum, programa de responsabilidade social cujo objetivo é revelar talentos pela educação, cultura e esportes. O projeto, voltado para crianças e adolescentes de comunidades de baixa renda de Belo Horizonte, iniciará suas ações pela Vila Ventosa e o bairro 1º de Maio. Todo o mapeamento das comunidades e suas necessidades será realizado pelo Fundo Cristão para Crianças. A iniciativa tem como madrinha a ex-jogadora Hortência, atleta descoberta por times profissionais quando participava de um programa similar no interior de São Paulo. (Estado de Minas, 30/10)

Júnior Achievement

Empresários integrantes da Associação Júnior Achievement reuniram-se na manhã de hoje (30/10), em Roraima, com personalidades de vários segmentos da sociedade para um café da manhã especial. A instituição educacional sem fins lucrativos apresentou ao empresariado local o trabalho desenvolvido para despertar o espírito empreendedor nos jovens, ainda na escola. (Brasil Norte -RR, 30/10)

Escola de Londrina está em pesquisa nacional

A Escola Municipal Professor Moacyr Teixeira, em Londrina (PR), foi uma das cinco instituições de ensino do país selecionadas para passar por um teste pioneiro de avaliação de qualidade. O estudo, intitulado Indicadores Populares da Educação, tem por objetivo traçar um painel da escola brasileira, além de apresentar iniciativas para envolver a comunidade em projetos de melhoria. A ação reúne esforços do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente e o Conselho de Secretarias Municipais de Educação. Além de Londrina, escolas em Rio Branco (AC), São Paulo, Formosa (GO) e Fortaleza receberão a visita do programa. (Folha de Londrina, 30/10)

Trabalho social em exposição

Os brasilienses terão, no próximo final de semana (1 e 2/11), a oportunidade de conhecerem o trabalho desenvolvido por 14 ONGs junto a crianças, adolescentes e pessoas em situação de risco social e pessoal. A Feira das ONGs – Cidadania ou DF Social tem por objetivo melhorar a eficiência das organizações em gestão, execução técnica de projetos e captação de recurso. O evento, organizado pelo Instituto dos Direitos da Criança e do Adolescente e financiado pela Fundação Avina, acontece no Terraço Shopping e tem entre os participantes a Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI), o Gapa/DF, a CFêmea e a Missão Criança, entre outros. (Jornal do Brasil, Rosane Garcia, 30/10)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Associação Júnior Achievement
  • Banco Nordeste
  • Cempre – Compromisso Empresarial para a Reciclagem
  • Colégio Magnum Agostiniano
  • Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente
  • Fundação Ação Social
  • Fundação Avina
  • Fundação Banco do Brasil
  • Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE)
  • Instituto Carlos Roberto Hansen
  • Instituto dos Direitos da Criança e do Adolescente
  • Instituto Magnum
  • Tigre S. A
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional