Quinta-feira, 31 de maio de 2001

Por: GIFE| Notícias| 31/05/2001

Convênio semelhante ao Tom da Mata ajudará a preservar Pantanal

Convênio assinado entre Furnas Centrais Elétricas e a Fundação Roberto Marinho vai garantir para o próximo ano letivo um programa de educação ambiental e musical para 800 mil alunos da Região Centro-Oeste. O projeto Tom do Pantanal, criado nos moldes do Tom da Mata, vai proporcionar a 800 escolas estaduais uma série de atividades extracurriculares que vão ajudar as crianças a conhecerem o ecossistema do Pantanal e a cultura popular da região. O Tom da Mata estava extrapolando os limites da Mata Atlântica. Muitos estados estavam pedindo os kits, mas não fazia sentido mandar para escolas do Mato Grosso informações sobre a Mata Atlântica. Vimos então que o Pantanal é um ecossistema que merecia ser tratado nas salas de aula, explicou Sílvia Finguerut, gerente da Fundação Roberto Marinho. (O Globo, p. 18, 31/5 – Letícia Matheus)

Assunto proibido, mas público

A Brasil Telecom anunciou ontem que investirá R$ 20 milhões em 105 projetos culturais de todo o país. Durante a cerimônia, um assunto esteve em evidência: a demissão da antiga gerente de projetos culturais, Ana Rosa Hopkins, dispensada por justa causa devido a suposta má gerência dos recursos da área na empresa. Apesar de em princípio este ser um assunto interno da empresa, a acusação de má gerência de recursos para projetos culturais envolve dinheiro de renúncia fiscal, portanto público. Dos R$ 20 milhões que a Brasil Telecom investirá este ano, 70% envolvem dinheiro de renúncia fiscal e 30% são recursos próprios. (Correio Braziliense, p. 35 – Natal Eustáquio; Gazeta Mercantil, p. DF 6 – Taís Rocha – 31/5)

Empresários do NE querem investir mais na área social

De acordo com a pesquisa A iniciativa privada e o espírito público, realizada pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), o Nordeste é a região brasileira onde se verifica a maior intenção de expansão dos investimentos privados na área social. Cerca de 71% dos empresários declararam ter planos de aumentar os recursos e o atendimento às comunidades. De acordo com a coordenadora da pesquisa, Anna Maria Peliano, esse resultado mostra que os investidores estão percebendo que contribuir com a área social melhora a imagem da empresa. A pesquisa também revelou que cerca de 55% das organizações privadas nordestinas atuam na comunidade investindo por ano cerca de R$ 260 milhões, ou seja 0,2% do PIB regional, enquanto que as do Sudeste investem cerca de R$ 3,5 bilhões e as do Sul investem cerca de R$ 320 milhões. (Tribuna de Alagoas, p. 14, 29/5)

Prêmio de direito

A Fundação Itaú Social e o Unicef lançaram no início deste mês a quarta edição do Prêmio Itaú-Unicef – Educação & Participação, que tem como objetivo identificar e incentivar programas educacionais de complementação ao ensino público desenvolvidos por organizações da sociedade civil. Neste ano, o tema é O direito de aprender, sobre a importância de uma educação de qualidade articulada com os diferentes espaços e projetos de aprendizagem. De acordo com o vice-presidente executivo do Banco Itaú, Antonio Jacinto Matias, esporte, lazer e cultura são indispensáveis para a formação do indivíduo, favorecendo seu sucesso não só na escola mas em toda a vida. Os vencedores receberão R$ 40 mil e a entidade que apresentar o melhor projeto, independentemente da categoria escolhida, será contemplada com R$ 60 mil. (Revista Educação, p. 20, Maio 2001)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Banco Itaú
  • Brasil Telecom
  • Fundação Itaú Social
  • Fundação Roberto Marinho
  • Furnas Centrais Elétricas
  • O clipping Investimento Social Privado – Cobertura da Mídia é atualizado de segunda a sexta-feira. O informativo algumas vezes traz notícias veiculadas em dias anteriores devido ao atraso com que os jornais de regiões mais distante chegam a Brasília. Todos os títulos originais das matérias foram mantidos.

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