Quinta-feira, 4 de outubro de 2001

Por: GIFE| Notícias| 04/10/2001

Brasil

Pelé elogiou ontem, durante o lançamento do programa Petrobras Social, no Rio de Janeiro, a iniciativa da estatal. A Petrobras vai investir cerca de R$ 37 milhões, até o próximo ano, em projetos voltados para adolescentes e jovens de todo o país que vivem em áreas carentes. O dinheiro será utilizado em parcerias com instituições sem fins lucrativos nas áreas de esporte, cultura e educação. O impacto social é um dos critérios que serão usados na análise dos projetos. (O Globo, p. 2, 4/10)

Andi reconhece Jornalistas Amigos da Criança

Cinqüenta e cinco jornalistas de todo o Brasil receberam, no dia 2/10, o título de Jornalista Amigo da Criança na sede da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi), em Brasília. A iniciativa é um reconhecimento aos profissionais de comunicação que desenvolvem trabalhos ligados à promoção e à defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. Após a solenidade, os diplomados discutiram pautas que podem ser adaptadas à realidade de suas cidades. O título foi criado em 1997 e conta com o apoio do Unicef e da Fundação Abrinq.
Premiados – Entre os 39 presentes, a repórter Maria Teresa de Paula, do jornal Hoje em Dia, foi reconhecida pelo trabalho na página Atitude e no caderno infantil Programinha. A dedicação à causa também garantiu à jornalista Rachel Vita, repórter da editoria de Cidade do jornal O Dia, do Rio de Janeiro, o título. Também estavam presentes a repórter Luciana Garbin, do caderno Cidades do O Estado de S. Paulo e João Unes, do O Popular, de Goiânia.
Homenagem especial – A jornalista e escritora infantil Ana Maria Machado recebeu homenagem especial na diplomação dos Jornalistas Amigos da Criança. Ela foi escolhida para a homenagem porque tem um nome que transcende o jornalismo diário, afirma o diretor-executivo da Andi, Geraldinho Vieira. Seu trabalho como escritora já lhe rendeu o Prêmio Hans Christian Andersen, considerado o maior prêmio da literatura infantil e juvenil mundial. As histórias para as crianças começaram na revista Recreio, que escrevia com Ruth Rocha e Joel Rufino. Elas viraram livro. Com a publicação e o sucesso, Ana Maria Machado foi ser livreira. Abriu a primeira livraria totalmente infantil do País, a Malasartes, em 1979. (Correio Braziliense, p. 19, 2/10 – Paulo Paniago; Correio da Bahia, p. Aqui Salvador 2, 3/10; O Dia, p. 2; Hoje em Dia, p. 19; O Estado de S. Paulo, p. C4; O Popular-GO, p. 5 – 3/10)

Projeto Axé firma parceria com a Concessionária Fiori

A Concessionária Fiori, do grupo Fiat, assinou convênio de cooperação com o Projeto Axé. O diretor da empresa, Bruno Schawambach, conheceu o trabalho sócio-pedagógico da ONG durante visita à unidade do Pelourinho, em Salvador. Na primeira etapa da parceria, a Fiori dará apoio financeiro aos programas realizados na área de arte-educação. Os recursos serão destinados à compra de material para as oficinas de música e dança. O Axé atende, atualmente, cerca de 600 alunos com até 18 anos. (A Tarde-BA, p. Local 4; Correio da Bahia, p. Aqui Salvador 2 – Sílvia Araújo – 3/10)

Arte voluntária

Mariza Del Claro, que fez da arte o seu meio de entender a vida, comemora dez anos de carreira artística com uma exposição no Museu Universitário da Pontifícia Universidade Católica. Há 17 anos, Mariza dedica sua vida ao trabalho voluntário na Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN). A artista também está lançando o livro Propositada Candidez, com desenhos e escritos sobre suas experiências na ação voluntária. Toda a verba arrecadada com a venda dos livros será destinada à Associação. (Gazeta Mercantil, p. PR 8, 3/10 – Larissa Jedyn)

Orgulho de ser professora

A proposta da professora cuiabana Maria Auxiliadora de Oliveira em adotar a realidade de cada aluno no processo de ensino-aprendizagem resultou na conquista do Prêmio Qualidade na Educação Infantil, promovido pela Fundação Orsa e o Ministério da Educação. Preocupada em valorizar o interesse das crianças, a professora iniciou o processo em busca da história de vida de cada criança. Para isso, ela elaborou um questionário enviado aos pais para ser respondido junto com os filhos. O projeto, denominado Estou Aqui, foi financiado pela própria escola e resultou na publicação de livros, escritos pelas crianças, contando a história de cada aluno. Maria Auxiliadora receberá R$ 3 mil, diploma e um baú cheio de brinquedos, livros e outros materiais pedagógicos. (Folha do Estado-MT, p. 20, 30/9 – Coracy Lima)

Parceria incentiva ações sociais nas empresas do Paraná

Estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado em maio deste ano, revelou que 49% das empresas paranaenses estão envolvidas em ações sociais. Número que tende a aumentar com a chegada do Instituto Ethos ao estado. No dia 26/9, o Instituto realizou em Curitiba o 1º Encontro de Empresas e Responsabilidade do Paraná e assinou convênios com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e o Instituto Superior de Administração e Economia (Isae-FGV). O encontro teve apoio da Rede Paranaense de Comunicação (RPC). O evento reuniu mais de 800 pessoas, entre empresários, representantes de ONGs, do governo do estado e de entidades. Também estiveram presentes o presidente do Instituto Ethos, Oded Grajew, e o presidente do Instituto Akatu e da Fundação Abrinq, Hélio Mattar. (Gazeta do Povo-PR, p. 32, 27/9 – Priscila Bueno)

Prêmio Ethos

No próximo dia 9/10 acontece, em São Paulo, a cerimônia de entrega do Prêmio Ethos de Jornalismo, promovido pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. A solenidade contará com a presença de Oded Grajew, presidente do Instituto, um dos principais nomes do terceiro setor no Brasil. (Diário de Natal, p. 3, 26/9)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Concessionária Fiori
  • Fundação Abrinq
  • Fundação Orsa
  • Instituto Akatu
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • Petrobras
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional