Quinta-feira, 5 de abril de 2001

Por: GIFE| Notícias| 05/04/2001

Ação voluntária

A Enterasys Networks, líder mundial no setor de redes corporativas, faz encontro hoje, em Belo Horizonte, com executivos para reunir voluntários no projeto de instalação de dois centros profissionalizantes na periferia da cidade. Os centros ensinarão idiomas, panificação e computação a 600 jovens. (Folha de S. Paulo, p. B2, 5/4)

Parceria empresa e terceiro setor beneficia 120 crianças

Hoje, dia 5 de abril, das 8h às 17h, cerca de 150 profissionais da rede de concessionários de veículos comerciais da marca Mercedes Benz estarão envolvidos em uma ação social, realizada em parceria com a Fundação FEAC, que beneficiará aproximadamente 120 crianças atendidas pelo Grupo Comunitário Criança Feliz. A iniciativa faz parte da programação da Convenção de Gerentes de Serviços, promovida anualmente pela DaimlerChrysler do Brasil. Na ocasião, os participantes da Convenção efetuarão a reforma das instalações físicas da entidade. Divididos em grupos de 15 a 25 pessoas, os profissionais irão executar tarefas como melhoramento das instalações elétricas, assentamento de piso vinílico, colocação de forro, pintura externa e interna, plantio de hortaliças, reciclagem de móveis e adequação de iluminação. As atividades serão acompanhadas por voluntários e pelo Departamento de Engenharia da Fundação FEAC, que fornecerá apoio técnico e logístico. O material de construção a ser utilizado na obra foi adquirido pela Mercedes Benz por meio de doações de fornecedores da empresa. (Mídia eletrônica)

Responsabilidade social é nova cultura empresarial

Com o objetivo de difundir a cultura da responsabilidade social nas empresas e também entre os contadores, a Universidade Federal do Ceará, a Federação das Indústrias do Ceará e o Sindicado dos Contabilistas do Estado programaram o seminário Responsabilidade Social da Empresa – A Empresa como Célula Social. O evento acontecerá em Fortaleza, na próxima segunda-feira, dia 9/4, no auditório da Fiec. As inscrições podem ser feitas no Sindicado dos Contabilistas, Rua Pero Coelho, 319, fone: (85) 2310-2459. (O Povo-CE, p. 20, 3/4)

Ação social estimula emprego

A iniciativa privada está mudando, em ritmo acelerado, a forma de gerir os investimentos feitos em projetos voltados para a melhoria da qualid ade de vida da população. A profissionalização da atuação social substitui o caráter filantrópico das ações até então desenvolvidas por boa parte das empresas. Além de despertar o senso de cidadania dos funcionários e ajudar a comunidade na qual estão inseridas, as empresas geram emprego e renda. (Hoje em Dia, p. 9, 1/4 – Iracema Barreto)

Como observar uma empresa cidadã

Em artigo, o administrador de empresas João Gonçalves Filho disserta sobre as características de uma empresa cidadã. Segundo ele, a empresa cidadã é aquela que faz mudanças profundas na cultura e na forma de gestionar esta mesma empresa, agora, ressaltando os valores éticos, os quais estribam todas as relações empresas x cliente, em todas as suas atividades, é aquela que promove a participação dos empregados nos lucros da empresa, valoriza a pessoa humana, preserva o meio ambiente, ajuda instituições que prestam serviços à comunidade, entre outras características. (O Povo-CE, p. 29, 1/4)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • DaimlerChrysler do Brasil
  • Enterasys Networks
  • Federação das Indústrias do Ceará
  • Fundação Feac
  • Mercedes Benz
  • Federação das Indústrias do Ceará

O termo menor é utilizado nas notas desta publicação (sempre em itálico e procedido de sic) com o objetivo de reproduzir com o máximo de fidelidade os textos e títulos publicados pelos jornais e revistas. Esta palavra, apesar de ser normalmente utilizada como abreviação de menor de idade, foi banida do vocabulário de quem defende os direitos da infância, pois remete à doutrina da situação irregular ou do direito penal do menor, ambas revogadas. Além disso, possui carga preconceituosa por quase sempre se referir apenas a crianças e adolescentes infratores ou em situação de risco. Os termos adequados são criança, adolescente, menino e menina.

O clipping Investimento Social Privado – Cobertura da Mídia é atualizado de segunda a sexta-feira. O informativo algumas vezes traz notícias veiculadas em dias anteriores devido ao atraso com que os jornais de regiões mais distante chegam a Brasília. Todos os títulos originais das matérias foram mantidos.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional