Quinta-feira, 5 de setembro de 2002

Por: GIFE| Notícias| 05/09/2002

Instituto Ayrton Senna lança documento sobre juventude

O Instituto Ayrton Senna realizou ontem sessão especial do filme Uma Onda no Ar, de Helvécio Ratton, para os candidatos à Presidência da República. O objetivo do evento era entregar-lhes um documento com propostas de uma política para a juventude. Ciro Gomes (PPS) prometeu incorporar as propostas do documento ao seu programa de governo. Anthony Garotinho (PSB) prometeu criar o Ministério da Juventude. “”Isso permitirá o desenvolvimento de políticas voltadas para um segmento tão importante da população””, afirmou o candidato. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e José Serra (PSDB) foram representados pelos vices José Alencar e Rita Camata, respectivamente. O filme conta a história bem-sucedida da Rádio Favela, emissora educativa de Belo Horizonte criada nos anos 80, que foi reprimida por atuar ilegalmente durante 20 anos e hoje está legalizada. (Jornal do Brasil, p. A4, 5/9; Folha de S. Paulo, p. 4, 5/9)

Campeão social

Os lucros das marcas Senna, Senninha e a imagem do ex-campeão de Fórmula 1 Ayrton Senna são integralmente aplicados em obras sociais. Hoje à tarde, a presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, dá uma palestra no Seminário Internacional de Licenciamentos, em São Paulo, sobre licenciamento no terceiro setor. (Gazeta Mercantil, p. A 2, 5/9)

Jovens Fazem Arte cria um novo olhar sobre o cotidiano violento

O Instituto Tomie Ohtake, iniciativa do Laboratório Aché, reuniu durante oito semanas 20 jovens do Centro Cultural da Vila Prudente (SP) e do Arrastão Movimento de Promoção Humana, do Campo Limpo, na zona sul de São Paulo, para aprender técnicas de pintura, conhecer artistas plásticos e elaborar seus próprios trabalhos. O projeto proporcionou ao jovens participantes desenvolver um novo olhar da realidade em que vivem. “”Antes eu olhava para os barracos da favela e criticava, dizia que eram sujos. Agora vejo que ali vive gente honesta e trabalhadora e tenho inspiração para pintar um quadro””, diz Carlos Carlos José Alves, de 20 anos. (O Estado de S. Paulo, 5/9)

Linha Direta

A Fundação Abrinq pelos Direitos da Infância e do Adolescente realiza no dia 8 de outubro no Instituto Tomie Ohtake, o leilão O Artista pela Criança com obras doadas por 46 artistas brasileiros. (O Estado de S. Paulo, p. B 3, 5/9 – Sônia Racy)

Primeira-dama cobra responsabilidade social

Durante o Congresso Mundial de Petróleo, a primeira-dama Ruth Cardoso cobrou maior engajamento das empresas privadas em ações sociais. “”É preciso deixar de atrelar a responsabilidade social ao governo. Quando se fala em responsabilidade social, é preciso falar em ação entre toda sociedade e não somente uma relação entre duas pessoas””, disse. A declaração foi feita no último dia 3 de setembro em palestra para dirigentes da indústria internacional do petróleo. (O Estado de S. Paulo, B 8, 4/9)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Fundação Abrinq pelos Direitos da Infância e do Adolescente
  • Instituto Ayrton Senna
  • Laboratório Aché
  • Instituto Tomie Ohtake
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional