Quinta-feira, 6 de dezembro de 2001

Por: GIFE| Notícias| 06/12/2001

CRIA recebe Prêmio Itaú-Unicef

O Centro de Referência Integral de Adolescentes (CRIA), ONG de Salvador, recebeu o Prêmio Itaú-Unicef Educação & Participação 2001, na categoria Mobilização pela Educação. Este ano, a premiação teve como tema O direito de aprender, destacando projetos complementares à escola pública. Concorreram instituições de todo o Brasil. O CRIA atende cerca de 70 jovens, entre 12 e 20 anos, que atuam como multiplicadores nas escolas e comunidades, utilizando a arte como instrumento de mobilização. Segundo uma das fundadoras da entidade, Maria Eugênia Millet, o prêmio, no valor de R$ 40 mil, vai possibilitar a ampliação da equipe e conferir maior visibilidade ao trabalho do CRIA. (A Tarde-BA-BA, p. Local 4, 4/12 – Berna Farias)

Projeto diminui evasão e repetência escolar na Bahia

O Projeto Chapada, desenvolvido em doze municípios da Chapada Diamantina-BA, conseguiu reduzir em 80% o índice de evasão escolar em 70% o de repetência. O projeto, uma iniciativa de organizações da sociedade civil, com as prefeituras e o Programa Crer para Ver, da Fundação Abrinq e da Natura, consiste em qualificar coordenadores pedagógicos para dar suporte técnico aos professores. A iniciativa envolve cerca de 50 mil alunos de 911 escolas públicas. (Correio da Bahia, p. Interior 6, 4/12)

Educando GVT em VG

Cerca de 600 alunos da rede municipal de educação de Várzea Grande-MT já estão acessando a Internet em sala de aula. A ação foi viabilizada por meio do projeto Educando GVT, realizado pela Global Village Telecom LTDA (GVT). Segundo o gerente regional da empresa, Delcides Telles, o projeto acontece em todos os estados onde a prestadora de serviço telefônico atua. A iniciativa tem como objetivo oferecer mais uma ferramenta de trabalho no processo de aprendizagem dos alunos. (Folha do Estado-MT, p. 14, 3/12)

Minas Gerais lidera na solidariedade

Pesquisa nacional, realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), constatou que Minas Gerais é o estado em que as empresas mais investem em ações sociais. A coordenadora da pesquisa, Anna Maria Peliano, afirma que a preocupação com a comunidade é um movimento crescente. Acredita que essa nova postura surgiu no momento em que a sociedade civil começou a cobrar não só do estado, mas da própria sociedade uma atitude com relação aos problemas sociais. (Estado de Minas, p. 27, 2/12).

Empresa-cidadã cresce no estado: Em outra pesquisa, realizada pela Manager Assessoria em Recursos Humanos, junto a 240 empresários, mostrou que 83% dos entrevistados se dizem atraídos por organizações que investem em programas sociais. Segundo o presidente da Fiemg, José Luciano Penido, no mundo moderno as organizações reconhecem que o retorno só será permanente se o mercado perceber que a empresa é socialmente responsável. E lembra que o conceito de cidadania não deve ser confundido com caridade. (O Tempo-MG-MG, p. 6, 2/12)

Empresas ampliam ações no estado

Ações de responsabilidade social empresarial ganham cada vez mais espaço. A conduta ética e responsável adotada por uma empresa e sua rede de relações se torna prioridade também por uma exigência do mercado: cresce o número de pessoas que ao adquirir o produto leva em conta a atuação social do fabricante. Em Florianópolis, um exemplo é a parceria formada para a construção do 6o andar do Hospital Governador Celso Ramos. O projeto envolve as empresas Intelbras, Gerasul e Telesc Brasil Telecom. A previsão é de que a obra, que custará R$ 450 mil, esteja concluída em janeiro. O hospital vai ganhar mais 50 leitos em uma ala com unidade semi-intensiva e tratamento de neurocirurgia e cirurgia geral. (Diário Catarinense, p. 32, 2/12 – Ângela Bastos)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança
  • Fundação Itaú Social
  • Gerasul
  • Global Village Telecom LTDA (GVT)
  • Intelbras
  • Natura Cosméticos
  • Telesc Brasil Telecom
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional