Quinta-feira, 7 de agosto de 2003

Por: GIFE| Notícias| 07/08/2003

Espetáculo Santa Ceia lança em Brasília turnê para combater a pobreza do Vale do Jequitinhonha

Resultado de uma experiência bem-sucedida que concilia a arte e a miséria, o espetáculo Santa Ceia, do coral mineiro Meninos de Araçuaí e do grupo teatral Ponto de Partida, faz apresentação única hoje, em Brasília (DF). A montagem é fruto de um trabalho de lapidação do talento de crianças pobres desenvolvido pelo Projeto Ser Criança, do Vale do Jequitinhonha (MG). O espetáculo que, por meio do teatro, da dança e da música, vem revertendo as conseqüências da fome, integra o projeto social Tá na Mesa, desenvolvido pelo Instituto Telemig Celular. (Jornal de Brasília; Correio Braziliense, 7/8)

Papel do professor no ensino

Parceria firmada entre as prefeituras de 12 municípios da Chapada Diamantina (BA) e a Fundação Abrinq está ajudando a mudar a realidade educacional dessas localidades. Intitulado Chapada, o programa vem adotando o uso do coordenador pedagógico para mudar a mentalidade tecnicista de muitos professores, responsáveis por estimularem uma cultura copista entre os alunos. Os resultados já começam a aparecer e, nos municípios que adotaram o projeto, os índices de evasão e repetência escolar entre as 1ª e 4ª séries já é quase nulo. (Gazeta Mercantil, 7/8)

Goes Mendes doa apartamentos a entidade

A construtora e incorporadora baiana Goes Mendes Empreendimento integra hoje, em lançamento de um novo conjunto habitacional, mais uma ação à sua política de apoio a projetos sociais. A empresa assumirá o compromisso de doar um imóvel, a cada novo empreendimento, a entidades de atuação no processo de desenvolvimento social. A primeira beneficiada pela iniciativa será a Casa Irmã Elisabete, que presta assistência a idosos e gestantes, além de desenvolver atividades psicopedagógicas com crianças. (Gazeta Mercantil, 7/8)

Responsabilidade (I)

A Ong Natal Voluntários realiza hoje, às 19 horas, no auditório da Casa da Indústria (RN), o X Fórum de Responsabilidade Social, com uma palestra do convidado Leonardo Boff sobre ética, valores e sustentabilidade nas relações empresariais com a sociedade. Um dos objetivos da organização é chamar a atenção dos empresários para estimular os investimentos no terceiro setor, com ética e responsabilidade social. (Tribuna do Norte, 7/8)

Atrações garantem audiência da Rede Globo no sábado

A Rede Globo de Televisão leva ao ar, neste sábado (9/8), mais uma edição do programa Criança Esperança. Criada há 18 anos, fruto de uma parceria com o Unicef, a campanha já arrecadou R$ 122 milhões, investidos em mais de 4,7 mil projetos, que beneficiaram quase três milhões de crianças e adolescentes brasileiros. Vinte e dois musicais irão compor o espetáculo que tem como tema, nesta edição, Tratar como Igual os Diferentes. Entre as atrações estão os artistas Sandy & Junior, Zeca Pagodinho e Afro Reggae. Segundo Renato Aragão, mestre de cerimônias do show, a expectativa de arrecadação com as doações é de cerca de R$ 18 milhões. (Gazeta do Paraná, Fabiane Bernardi, 7/8)

Bahia alia eletrônica à percussão para inclusão social de jovens

Usar a música como instrumento de inclusão social. Essa é a proposta do projeto EletroCooperativa, iniciativa que vem oferecendo a jovens de regiões de baixa renda da Bahia a oportunidade de descobrir seus talentos musicais. O projeto incentiva a produção musical, disponibilizando terminais de computadores com acesso à internet, set com toca-discos profissional e softwares utilizados para gravação. A iniciativa é fruto de uma parceria firmada entre a produtora Bamba Music e a empresa Quanta Music, além de contar com o apoio da Secretaria de Cultura da Bahia e do Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia. (Folha de S. Paulo, Leandro Fortino, 7/8)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Bamba Music
  • Fundação Abrinq
  • Goes Mendes Empreendimento
  • Instituto Telemig Celular
  • Quanta Music
  • Rede Globo
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional