Quinta-feira, 7 de março de 2002
Por: GIFE| Notícias| 07/03/2002Criança carente é apoiada na escola
Sensíveis à realidade das crianças que não têm condições de adquirir o material necessário para as aulas, a Empresa Jornalística Caldas Júnior e a Brasil Telecom, em parceria com a Delegacia Regional do Trabalho, promoverão um domingo diferente no Brique da Redenção, em Porto Alegre. Além de arrecadar doações de lápis, cadernos e outros materiais indispensáveis para as aulas, o evento, agendado para o próximo dia 10, visa promover a Campanha de Combate ao Trabalho Infantil. Brincadeiras, pinturas, palhaços, distribuição de brindes e a presença do Ligadinho, que defende a preservação dos telefones públicos, estão na programação. A diretora institucional da Brasil Telecom no estado, Rita Campos Daudt, o gerente de filial, Ildo Roberto Lemos Sallaberry, e o consultor de marketing da operadora, Sylvio Falco Ballverdu, selaram a parceria na quarta-feira, durante visita ao diretor Administrativo da Empresa Jornalística Caldas Júnior, Carlos Alberto Bastos Ribeiro. (Correio do Povo, 6/3)
Johnson & Johnson firma parceria com a Fundação Gol de Letra
Raí e Leonardo, dois conhecidos jogadores do futebol brasileiro, passaram a enxergar problemas da periferia de São Paulo-SP e de Niterói-RJ por meio da Fundação Gol de Letra, entidade criada em 1998. A instituição enfrenta a baixa qualidade educacional, falta de auto-estima e ausência de cidadania. Com um orçamento anual próximo de R$ 2,2 milhões, a Fundação Gol de Letra obtém os seus recursos de empresas (5%), Governo (14%), sócios mantenedores (7%), receitas financeiras (12%) e fundações nacionais e internacionais (32%). Mas ainda boa parte do montante é fruto do fundo institucional (30%), que são investimentos aportados pelos próprios jogadores. Com o objetivo de aumentar a participação das empresas para 20% neste ano, a Gol de Letra firmou parceria com a filial brasileira do grupo americano Johnson & Johnson. A empresa junta-se ao elenco, que já conta com apoios importantes como o do BNDES, do Unicef Brasil, da Fundação Kellog, BNP Paribas e Omo. Nessa parceria, cuja duração inicial será de um ano, a Johnson & Johnson injeta R$ 130 mil e doa 680 kits de produtos à entidade. Essa verba faz parte dos investimentos de R$ 5,7 milhões que a companhia fará ao longo deste ano, com o objetivo de promover o de senvolvimento da cidadania, educação, saúde, cultura e outros. (Valor Econômico, 6/3)
Instituto Ayrton Senna aplica as metas
Técnicos da Secretaria Municipal de Ensino de Cacoal-RO e representantes do Instituto Ayrton Senna e Fundação Banco do Brasil se reuniram no município, quarta-feira, para discutir as metas que deverão ser alcançadas na educação em 2002, dentro das propostas de qualidade educacional asseguradas no Programa Escola Campeã. O programa consiste na busca de qualidade de ensino por meio de dados estatísticos, levando em consideração as particularidades. Além de Cacoal, apenas outros 51 municípios foram contemplados com o Programa Escola Campeã. O principal critério para que o município fizesse parte do programa foi o compromisso do prefeito com as questões ligadas à educação. (Estadão do Norte, Municípios, p. 5, 6/3)
McDonald′s destina R$ 0,01 do lucro com McLanche para projetos sociais
A partir deste mês, além de ganhar um brinde, quem comprar um McLanche Feliz, o principal produto infantil do McDonald′s, vai contribuir para o apoio de crianças e jovens com câncer. A rede de fast food vai destinar R$ 0,01 do lucro (menos impostos) que obteria com cada lanche ao fundo nacional de financiamentos de projetos do Instituto Ronald McDonald. Com essa campanha permanente, a rede repassará entre R$ 200 mil e R$ 300 mil por ano aos 128 projetos sociais de hospitais oncológicos, grupos de voluntários e casas de apoio cadastrados no instituto. O Instituto Ronald McDonald, criado há três anos, também coordena o McDia Feliz, maior iniciativa da rede, em que a renda obtida com a venda dos lanches Big Mac é toda revertida para a causa do câncer infanto-juvenil. No ano passado, foram arrecadados R$ 6,7 milhões com a venda (exceto impostos) de sanduíches. (Valor Econômico, p. B2, 7/3 – Cláudia Fontoura)
Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje: