Quinta-feira, 8 de maio de 2003

Por: GIFE| Notícias| 08/05/2003

Fome Zero

O Governo Federal vai premiar as empresas parceiras do Fome Zero. O primeiro evento desta nova política vai ser a Expo Fome Zero, que será realizada em São Paulo no início do próximo ano. A feira tem como objetivo promover as empresas, entidades e organismos que levantam a bandeira do social. Atualmente, 21 empresas já foram cadastradas na Secretaria de Segurança Alimentar e cerca de mil fizeram o pedido para usar a marca do Fome Zero. Para participar desta premiação as empresas precisam desenvolver um projeto com duração de quatro anos e que destine para a causa pelo menos 5% de seu lucro anual. Em agosto, será realizado o primeiro show, da série de quatro, para arrecadar doações para a o programa. Os artistas participarão do evento doando seus cachês. Os custos do evento serão divididos entre quatro patrocinadores. (Correio Braziliense, 8/5)

Imortal faz palestra

A escritora infanto-juvenil Ana Maria Machado, membro da Academia Brasileira de Letras, vem a Brasília ministrar a palestra Como e por que ler os clássicos. Durante o evento, haverá a entrega da Caixa-Estante, pequena biblioteca ambulante que circula com um acervo de 200 livros literários em sala de aula, contendo coleção de livros clássicos doada pela Fundação Nestlè de Literatura. (Correio Braziliense, 8/5)

Arte para carentes

A TV Globo e o Museu Arte Moderna (MAM) de São Paulo irão patrocinar dois projetos sociais. As crianças e jovens do Espaço Criança Esperança do Jardim Ângela e os alunos do Projeto Amigos da Escola vão fazer visitas monitoradas às exposições e terão direito a bolsas e inclusão em cursos variados. O museu também vai levar para as comunidades o Projeto CineMAM na Rua, com curtas e longas metragens. (O Estado de S. Paulo, Diário de São Paulo, 8/5)

Uma tela para entrar no mundo

Os alunos do 2º ano do Centro Educacional Gisno, em Brasília (DF), começaram a participar recentemente do Programa de Inclusão Social da Universidade de Brasília. O objetivo é oferecer capacitação e lazer para os estudantes das escolas públicas. O programa foi elogiado pelo governo do Distrito Federal que estuda formas de estender o projeto para outras escolas públicas. Outras instituições também colaboram com medidas de inclusão social, como o Instituto Ayrton Senna, a Microsoft e a ONG Comitê para Democratização da Informática (CDI). (Correio Braziliense, 8/5)

Desigualdades

O Instituto Afrobrasileiro de Ensino Superior, criado pela organização não-governamental Afrobras – Sociedade Afrobrasileira de Desenvolvimento Sócio Cultural, vai anunciar na próxima terça-feira, dia 13, em São Paulo, os critérios de seleção, o valor das mensalidades e a proporção entre negros e brancos para ingressar na Faculdade da Cidadania Zumbi dos Palmares. O objetivo do projeto é incluir o afrodescendente no ensino superior, viabilizando a integração de negros e não-negros em ambiente favorável à discussão da diversidade social. O programa já conta com o apoio da Fundação Coca-Cola e de outras 15 instituições, entre elas seis universidades privadas, a Associação Alumni e três outras instituições internacionais. A previsão é que as aulas para os 400 alunos em administração comecem em fevereiro. (Folha de S. Paulo, 8/5)

Empresa cidadã

Em artigo, o assessor especial da Presidência da República, Frei Betto, afirma que uma empresa só está comprometia com responsabilidade social quando desenvolve projetos para diminuir as contradições sociais no país. Segundo Frei Betto, existem no Brasil muitas empresas que atuam neste campo. Ele cita a Ford, que faz doações a projetos sociais, além de investir em educação e meio ambiente. (Correio do Estado, 8/5)

Incentivo através do esporte

Na próxima semana, o projeto Jovens com a bola oferecerá para 240 crianças e adolescentes residentes na Vila Embratel, em São Luís (MA), a oportunidade de preencher as suas tardes participando de atividades esportivas. O programa é uma parceria entre a Universidade Federal do Maranhão, Instituto Ayrton Senna e a Audi. A iniciativa tem como objetivo o uso do esporte como uma ferramenta social. (O Imparcial, 8/5)

Unicef lança prêmio de Educação

O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) lançou ontem (7/5), no Rio de Janeiro, a 5ª edição do Prêmio Itaú-Unicef Educação & Participação. São parceiros do programa a Fundação Itaú Social e o Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária). As inscrições podem ser feitas nos escritórios do Unicef e nas agências do Banco Itaú. (A Gazeta, 8/5)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Instituto Ayrton Senna
  • Audi
  • Associação Alumni
  • Banco Itaú
  • Fundação Coca-Cola
  • Fundação Itaú Social
  • Fundação Nestlé de Literatura
  • Instituto Ayrton Senna
  • Microsoft
  • TV Globo
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional