Quinta-feira, 8 de março de 2001

Por: GIFE| Notícias| 08/03/2001

GIFE agora tem notícias diárias

Com novo visual e conteúdo, entrou no ar na segunda-feira o site reformulado do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife), no endereço www.gife.org.br. O novo site oferece um design mais dinâmico e é de navegação mais fácil. O clipping de notícias sobre investimento social privado, mantido por meio de uma parceria entre o GIFE e o Instituto Ethos é mais uma novidade. O clipping traz, diariamente, notícias sobre o tema, extraídas dos principais jornais do País. A edição é da Agência de Notícias dos Direitos da Infância-ANDI. Outras seções são a de publicações, com lançamentos de livros dedicados ao Terceiro Setor, agenda de eventos, dicas de sites, enquete e parte institucional, com o histórico, associados e a estrutura de funcionamento do Gife.
(Valor Econômico, p. F4, 8/3)

Mudança de hábito

Segundo pesquisa do Instituto Ethos(www.ethos.org.br), 31% dos consumidores brasileiros, no ano passado, prestigiaram marcas com responsabilidade social. Mas como imagem não é tudo, vale fiscalizar a atuação social dessas empresas para evitar que a peteca caia. Como? Informando-se no site, ligando para o atendimento ao consumidor, sendo um voluntário.
(Folha de S. Paulo, p. Folha Equilíbrio 13, 8/3)

Acesita dá material a aposentados

O jornal Valor Econômico traz na edição de hoje o caderno Empresa & Comunidade. Nele, são destacadas ações que governos, ONGs e empresas estão desenvolvendo para aprimorar a qualidade de vida de idosos. São apresentados, por exemplo, projetos como o da Acesita, que está ajudando aposentados a aumentar a renda com o artesanato de aço inoxidável. Além de patrocinar o Instituto do Artesão, a siderúrgica subsidia a matéria-prima para os aposentados da cidade de Timóteo-MG.
(Valor Econômico, p. F1-F4, 8/3 – Ivana Moreira)

Fundação CSN dá força ao ensino profissionalizante

Com a privatização, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) trouxe aos novos donos o desafio de mudar a imagem e a relação com a comunidade de Volta Redonda-RJ. Após uma análise, foi constatado que faltavam organizações que cuidassem do ensino profissionalizante. Por fim, a Fundação CSN resolveu atuar em três áreas: educação profissional, meio a mbiente e ação comunitária.(Valor Econômico, p. F6, 8/3 – Carlos Motta)

Uma Páscoa diferente

Nesta Páscoa, a Chocolates Garoto S.A. e o escritório uruguaio do Unicef estarão desenvolvendo a campanha Garoto, Unicef y Usted (Garoto, Unicef e Você) para promover o cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes uruguaios e arrecadar verba para o desenvolvimento de programas em favor da infância e da adolescência no país. Ao comprar um ovo de Páscoa da Garoto, os uruguaios estarão contribuindo com os programas que o Unicef desenvolve no país. No Uruguai, a Chocolates Garoto S.A. é representada pelo Grupo Sebamar Uruguay.
(mídia eletrônica)

CDI chega a mais cinco países

O Comitê para democratização da Informática (CDI) será instalado também na África do Sul, Angola, Guatemala, Honduras e Chile, por meio de franquia. Na terça-feira, o vice-presidente de assuntos corporativos da Microsoft, Bill Neukon, em visita ao Brasil, doou mais US$ 150 mil ao CDI. Em todo o mundo, a Microsoft está envolvida em projetos sociais para diminuir o apartheid digital, disse Neukon.
Nova escola – Será inaugurada segunda-feira, no Shopping Guararapes, em Recife, uma unidade da Escola de Informática e Cidadania (EIC), do Comitê para Democratização da Informática. A entidade é voltada à capacitação gratuita de jovens de baixa renda e meninos de rua. A escola atenderá, também, moradores de comunidades carentes de Jaboatão, oferecendo curso de iniciação à informática.
(Jornal do Brasil, p. 4 – Elis Monteiro; Diário de Pernambuco, p Vida Urbana 2 – 8/3)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Acesita
  • Chocolates Garoto S. A.
  • Companhia Siderúrgica Nacional (CSN)
  • Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE)
  • Instituto Ethos
  • Microsoft
  • Shopping Guararapes
  • O clipping Investimento Social Privado – Cobertura da Mídia é atualizado de segunda a sexta-feira. O informativo algumas vezes traz notícias veiculadas em dias anteriores devido ao atraso com que os jornais de regiões mais distante chegam a Brasília. Todos os títulos originais das matérias foram mantidos.

    Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional