Quinta-feira, 9 de maio de 2002
Por: GIFE| Notícias| 09/05/2002Ethos e Valor premiam os melhores trabalhos de responsabilidade social
O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e o jornal Valor Econômico realizaram na noite da terça-feira, em São Paulo, a festa de premiação dos quatro vencedores da 2ª edição do Prêmio Ethos-Valor. Da graduação, foram premiados os trabalhos: Códigos de Conduta das Multinacionais, de Maria Luiza de Oliveira Piazza; Contabilidade ambiental: o papel da contabilidade na evidenciação de investimentos, custos ambientais, de Clara Mara Machado; e O negócio da ética: um estudo sobre o terceiro setor empresarial, de Maurício França Fabião. Na categoria pós-graduação, foi premiado o trabalho As dimensões da responsabilidade social: uma proposta de instrumento para avaliação, de Ricardo Rodrigues Silveira de Mendonça. Os trabalhos estão disponíveis no site www.valoronline.com.br. (Valor Econômico, p. B2, 9/5 – Denise Carvalho)
Abrinq quer prefeitos priorizando juventude
A Fundação Abrinq enviou, em junho do ano passado, para todos os prefeitos do país, o Guia Prefeito Amigo da Criança, publicação que fornece um conjunto de subsídios e propostas de políticas públicas para a promoção e garantia dos direitos da criança e do adolescente. Com esse guia as gestões municipais poderão caracterizar e monitorar a situação da criança e do adolescente no município, por meio de indicadores sociais; estabelecer suas prioridades e metas de gestão que expressem a visão de futuro desejada; e elaborar os planos de ação que demonstrem como pretendem trilhar o caminho que os levará da situação atual à desejada, com a participação de todos os agentes sociais envolvidos. (A Tarde-BA, p. 2, 8/5)
Petrobras lança projeto
Consolidar acervos já existentes e garantir o registro de manifestações ligadas à memória musical são propostas do Petrobras Música, projeto que também contempla a gravação e edição de obras e publicação de pesquisa sobre música. Cada projeto poderá custar até R$ 5 mil, e a avaliação será feita por uma comissão determinada pela instituição. As inscrições podem ser feitas até 7 de junho. Mais informações pelo telefone 0800-789001. (Hoje em Dia, p. Cultura 2, 8/5)
Cartilha aborda responsabilidade social das empresas nas eleições
0A participação das empresas de forma ética e transparente nas eleições de 6 de outubro é um dos temas da cartilha A Responsabilidade Social das Empresas no Processo Eleitoral, que está disponível no site do Instituto Ethos (www.ethos.org.br). Organizada pelo Instituto Ethos, a publicação apresenta maneiras de combater o abuso do poder econômico no apoio a políticos e partidos, traz referências nacionais e internacionais sobre o processo eleitoral, quem apoiar e como evitar a corrupção e os desvios de recursos. O Instituto também está promovendo uma série de encontros com candidatos à Presidência da República. O primeiro ocorreu em 24 de abril, do qual participou o candidato do PPS, Ciro Gomes. O segundo encontro está marcado para o dia 24 de maio. O candidato convidado é José Serra, do PSDB, que ainda não confirmou presença. (Zero Hora, p. 17, 7/5)
Telemar Educação lança portal e compartilha conhecimento
A Telemar, uma das empresas pioneiras no investimento na democratização do conhecimento, lançou o portal projetotelemareducacao.com.br. Voltado para um público formado por professores e estudantes de todo o país, ele tem como objetivo irradiar o conhecimento e a experiência adquiridos nas 51 escolas do Projeto Telemar Educação, que alcança 36 mil estudantes e mil professores nos 16 estados onde a operadora atua. (Jornal O Dia-PI, p. 5, 7/5)
McCann em ação voluntária
Uma equipe da McCann-Erickson passou uma semana no sul da Bahia para conhecer in loco o primeiro projeto no Brasil da Care, uma ONG que trabalha no combate à pobreza em 68 países, atendendo cerca de 30 milhões de pessoas por ano. A McCann é uma das parceiras da Care no mundo, prestando serviços voluntários. Assim como toda a execução da ação – que , se fosse cobrada, teria um custo de produção de pelo menos R$ 400 mil -, a veiculação também será voluntária. Na agência, foram criados três comerciais, um vídeo institucional e oito anúncios para mídia impressa com a assinatura Somando forças até o fim da pobreza. (Revista Meio e Mensagem, p. 24, 6/5 – Daniele Madureira)
ONG quer reduzir desigualdade
A Care International, ONG que existe há55 anos, lançou sua seção brasileira no final de abril. As ações da entidade no país buscam a redução da desigualdade social. Para isso, uma das estratégias da Care é a formação de parcerias. No setor privado, a organização mantém uma parceria institucional com a McCann-Erickson, responsável pelas campanhas publicitárias, e a Porta-Voz Assessoria de Comunicação, que faz a ponte entre a entidade e as diversas mídias. A Care articula ainda uma parceria com o BankBonston visando as soluções em microfinanças para os projetos desenvolvidos. (Jornal do Commercio-PE, p. 15, 5/5 – Mary Persia)
Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje: