Quintessa e ICE lançam mapeamento que visibiliza os caminhos possíveis para gerar impacto e adotar práticas ESG
Por: GIFE| Notícias| 23/01/2023O Quintessa e o Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) lançaram recentemente o mapeamento ‘Caminhos para o Impacto Positivo’, visibiliza, para as empresas, os caminhos possíveis para gerar impacto e adotar práticas ESG (em inglês, Environmental, Social and Governance) e de Sustentabilidade, e quais organizações podem apoiá-las neste sentido.
O material identifica nove caminhos principais que as empresas podem trilhar, além de 44 organizações – entre elas o GIFE – que já possuem resultados concretos de implementação foram listadas no material.
- Estratégia de Iniciativas e práticas
- Desenvolvimento humano e de cultura organizacional
- Inclusão de impacto positivo na atividade principal
- Inovação aberta com negócios de impacto
- Mensuração, reporte e certificação
- Atuação em rede
- Acesso a capital
- Implementação de iniciativas e práticas
- Comunicação e engajamento
Uma das principais referências para embasar as orientações são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
A publicação elenca ainda o medo de perder consumidores, colaboradores e potenciais talentos; crescimento de receita e redução de custos; e senso de responsabilidade como formas de enxergar o porquê mudar.
“Acreditamos que as empresas não mudam da noite para o dia e que não existe um estágio certo ou errado para estar agora. Um movimento de transição deve ser iniciado, e o primeiro passo é sair do estágio da inércia e estar preparado para evoluir constantemente”, completa a publicação.