Recursos Privados para Fins Públicos – As Grantmakers Brasileiras

Por: GIFE| Notícias| 06/09/2003

Fruto de uma parceria entre o GIFE e o Instituto Synergos, de Nova Iorque (EUA), o livro Recursos Privados para Fins Públicos – As Grantmakers Brasileiras analisa um dos segmentos mais citados do terceiro setor, mas que até agora não havia sido objeto de análise específica: as organizações privadas, sem fins lucrativos, de origem nacional doadoras de recursos para programas e projetos sociais – conhecidas nos Estados Unidos como grantmakers.

De acordo com o estudo, embora não sejam tradicionais no país, há cerca de trinta organizações brasileiras com este perfil, responsáveis por mais de R$ 200 milhões em doações para outras entidades sem fins lucrativos e indivíduos. A pesquisa mostra ainda que, quando atuam com autonomia, estas instituições financiadoras influenciam o desenvolvimento do terceiro setor, possibilitando maior independência a ele.

Além da análise, o estudo também oferece ao leitor um perfil de cada uma destas organizações, com endereço completo, áreas temáticas de doação, público-alvo e montante investido em 2000.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional