Rede de Proteção de Itacoatiara iniciará 2023 com curso em Depoimento Especial

Por: Fundação André e Lucia Maggi| Notícias| 06/03/2023

Neste ano, a Fundação André e Lucia Maggi (FALM), em parceria com a Childhood Brasil, continua com as ações de fortalecimento da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente de Itacoatiara (AM). As instituições irão monitorar a implementação dos novos fluxos e protocolo de atendimento, criados para tornar os processos de atendimento e escuta mais humanizados, amparando a população infantojuvenil. Além disso, entre os meses de março e junho de 2023, será ofertado o curso de capacitação on-line em Depoimento Especial para profissionais do município amazonense.

Curso on-line em Depoimento Especial

Com início no dia 09 de março e a partir de uma carga horária de 100 horas, divididas em três meses, a formação será feita pela Universidade Corporativa do Brasil (Ucorp). O certificado será chancelado pela Childhood Brasil e a metodologia utilizada servirá como estratégia de prevenção, evitando que crianças e adolescentes, que sofreram algum tipo de violência, sejam revitimizados.

O curso conterá aulas complementares ao vivo, mentorias e será direcionado ao seguinte público-alvo: profissionais do sistema de justiça, sistema de segurança e equipes do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Fluxos e protocolo de atendimento

Em 2022, o município de Itacoatiara tornou-se pioneiro ao realizar o lançamento de novos fluxos e protocolo de atendimento para órgãos públicos. Após um processo de capacitação e do lançamento oficial, os atendimentos voltados a crianças e adolescentes de Itacoatiara (AM) que precisam de acolhimento e são acometidas por algum tipo violência, passaram a ser realizados de forma mais eficiente, de acordo com os fluxos e com o protocolo criados. Isso tem evitado que essa população infantojuvenil seja revitimizada, relatando suas histórias uma única vez.

Além de ter profissionais especialistas nas escutas, os fluxos e o protocolo padronizaram a linguagem e a conduta nos processos para atendimento desse público, com respeito e cuidado. As ações ocorreram por meio de uma articulação da FALM e da Childhood Brasil, em parceria com a Prefeitura Municipal e o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).

Para este ano, a FALM acompanhará de perto a implementação dos fluxos e protocolo e atendimento em escuta especializada. Esta etapa será realizada até junho deste ano e, a partir de julho, haverá oficinas para a elaboração do Plano Municipal de Enfrentamento das Violências contra Crianças e Adolescentes (PMEVCA).

Sobre a FALM

A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) é uma instituição sem finalidade econômica e responsável pela gestão do Investimento Social Privado da AMAGGI. Criada em 1997, a FALM contribui para o desenvolvimento local de pessoas e comunidades, por meio de ações focadas em temas centrais, como agricultura familiar, qualificação profissional e empregabilidade, empreendedorismo e fortalecimento de organizações sociais.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional