Rede Energia distribui livros infantis em braile

Por: GIFE| Notícias| 29/12/2008

Cristina Veiga,
Especial para o redeGIFE

Mais de 400 pessoas estiveram presentes ao lançamento da coleção de livros infantis, escritos por Patrícia Secco, e impresso em braile e em tinta com letras especiais para deficientes visuais. Metade desse público era composto por crianças e adolescentes com deficiência visual que puderam acompanhar a leitura dos livros feita pela gerente Corporativa de Responsabilidade Socioambiental da Rede Energia, Maria Meirelles.

“”Em momentos como este é que nos damos conta do quão importante é o nosso trabalho””, disse ela no final do evento organizado pela Fundação Dorina Nowill para Cegos (http://www.fundacaodorina.org.br). Cercada por crianças, a representante da Rede Energia leu para as crianças “”A semente da verdade””, um dos cinco livros da coleção. “”Esta é a verdadeira inclusão””, frisou a fundadora da entidade, Dorina Nowill, referindo-se ao fato de os livros, patrocinados pela Rede Energia, poderem ser lidos tanto por quem enxerga quanto por quem não vê.

“”Esta sim é uma verdadeira festa de confraternização””, comentou Patrícia Secco ainda emocionada com a receptividade das mais de 200 famílias presentes ao evento, realizado no dia 18 de dezembro em um colégio na cidade de São Paulo. A escritora decidiu lançar a coleção “”Um Presente para Todos Nós”” depois que, durante o lançamento de um outro livro, se deparou com uma menina cega lendo para outras crianças o único exemplar existente em braile daquele título. “”O livro em braile era todo em branco. Daí, pensei: se tivesse letras, as outras crianças acompanhariam a leitura””.

Mil exemplares foram doados para a biblioteca da Fundação Dorina Nowill para Cegos e os outros 30 mil exemplares serão distribuídos para escolas públicas dos sete estados atendidos pela Rede Energia: Pará, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais e São Paulo. A TV1 Comunicação e Marketing (http://www.tv1.com.br/) está elaborando, voluntariamente, uma campanha publicitária para a distribuição dos livros nas áreas de concessão da Rede Energia no ano em que se comemora o bicentenário de Louis Braille.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional