Rede GIFE conta com três novos associados

Por: GIFE| Notícias| 12/12/2005

O Conselho de Governança do GIFE acaba de aprovar o ingresso de três novas organizações na rede: 3M do Brasil, Instituto Sangari e Fundação Filantrópica Safra.

3M do Brasil – Com sede em São Paulo (SP), a 3M do Brasil atua prioritariamente nas áreas de educação e saúde. Em âmbito mundial, a 3M é constituída por seis grandes grupos de negócios: Consumo e Produtos para Papelaria e Escritório; Display e Comunicação Gráfica; Eletrônicos e Comunicações; Cuidados com a Saúde; Mercados Industriais; Produtos e Serviços para Segurança, Limpeza e Proteção; e Transportes.

Em 1949, um dos líderes da empresa descobriu que ao liberar seus funcionários para o trabalho comunitário, estaria desenvolvendo a capacidade de liderança entre eles e, desta forma, o trabalho participativo social virou escola de liderança na 3M. Formalmente, desde 1986 a organização desenvolve programas de investimento social.

No Brasil, as principais iniciativas na área social são: 3M Preserve o Meio por Inteiro, projeto de capacitação dos professores para questões sobre água, ar e solo; Cidade dos Meninos de Campinas – Escola de Funilaria e Pintura 3M, projeto de profissionalização direcionado a crianças e adolescentes em situação de risco, indicados pelo Juizado de Menores da região de Campinas ou por Conselhos Tutelares; Visitas Mágicas 3M, estímulo à prática e ao ensino de atividades educativas voltadas à conscientização ambiental; e 3M Grupo de Voluntários, que busca disseminar práticas de cidadania entre os funcionários, estendendo-se aos familiares.

Fundação Safra – Constituída em 1983, com o objetivo de dar consistência e sistematizar o apoio a ações coerentes com a filosofia da família Safra, a fundação tem dado ênfase à participação em projetos que visam a inclusão social e o resgate da cidadania. Além disso, apóia a construção e manutenção de hospitais, escolas, entidades assistenciais e religiosas, instituições de pesquisa e diversos projetos comunitários de caráter beneficente.

A partir de um convênio com a Fundação Abrinq, criou-se o Programa de Educação Infantil, que já resultou na construção e no equipamento de núcleos de atendimento de crianças de zero a seis anos para as comunidades de Ermelino Matarazzo, Osasco e de Parelheiros, as três da periferia da região metropolitana de São Paulo. A experiência na construção dessas unidades levou a fundação a assumir parceria com a Prefeitura de São Paulo, para a qual construiu e equipou um centro de educação infantil em Pirituba e está iniciando a construção de outro similar, no bairro do Jaguaré.

Instituto Sangari – Fundado em 2003, iniciou suas atividades com Oficinas de Ciência e Tecnologia no seu próprio espaço, para crianças e jovens da comunidade do entorno da empresa mantenedora, além de adoção de escolas públicas na região para o incremento do ensino de tecnologia, disponibilizando materiais e formação para professores.

Em seguida estabeleceu parceria com a Cidade Escola Aprendiz e, posteriormente, com Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura), Unicamp (Universidade de Campinas), Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, Instituto Fernando Braudel e Universidade da Carolina do Norte, entre outros.

Um de seus principais objetivos é contribuir para a disseminação da importância do ensino da ciência e tecnologia para inclusão social e para o desenvolvimento econômico do país. Além da educação escolar, o instituto investe também na educação não formal e na popularização da ciência.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional