Rede Social São Paulo apresenta resultados e metas para 2009

Por: GIFE| Notícias| 28/11/2008

No último dia, 26, a Rede Social São Paulo realizou seu último encontro. A iniciativa tem como principal objetivo apresentar metas e resultados do Projeto Envolver, primeiro desafio da Rede, que nasceu para reunir pessoas e entidades que atuam no atendimento à infância e juventude.

Além disso, o secretário estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Rogerio Amato, apresentou detalhes do Futuridade, o plano estadual com o objetivo de proporcionar condições de envelhecimento com dignidade a todos os idosos e que contará também com apoio de integrantes da Rede Social São Paulo.

Durante a videoconferência também foram discutidas algumas das boas práticas realizadas pelo projeto Envolver. Mais de 100 municípios já apresentaram avanços no cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) com a formação de redes sociais locais que contam com representantes de diversas áreas no trabalho conjunto pela garantia dos direitos da infância e juventude.

Ainda na programação, Cenise Monte Vicente, da Oficina de Idéias, executora do Envolver, falou sobre os diferentes formatos de validação do ecâmetro (sistema criado para medir as políticas públicas da cidade, de acordo com o ECA). A Rede Social São Paulo já promoveu diversas videoconferências com o objetivo de mobilizar lideranças e profissionais engajados no cumprimento dos Direitos da Criança e do Adolescente por todo o estado e em 2009 continuará com tais iniciativas.

Desenvolvido em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca), o projeto Envolver visa motivar e capacitar os agentes que compõem o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente nos municípios do Estado e bairros da Capital, para que atuem em rede, de forma articulada e sistêmica, promovendo a melhoria do atendimento à população infanto-juvenil.

Desde 2005, quando foi lançado o Envolver, 142 municípios já apresentaram avanços significativos na implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e 110 cidades melhorassem seus serviços de encaminhamento de jovens com direitos violados. Além disso, mais de 30 municípios já conseguiram ampliar os recursos financeiros para projetos sociais destinados à infância e juventude com campanhas como a de incentivo fiscal, que permite a destinação de parte do imposto de renda devido para os fundos municipais dos direitos da criança e do adolescente.

O Futuridade, por sua vez, prevê a realização de campanhas educativas dentro e fora do espaço escolar a respeito do envelhecimento, a construção e o fortalecimento de uma rede de ações e serviços que os atenda, além da formação permanente de profissionais que lidam com idosos em seu dia-a-dia.

Para monitorar o impacto dessas ações, o Futuridade contou com a assessoria da Fundação Seade para criar um Índice, baseado no conceito de envelhecimento ativo da Organização Mundial de Saúde – OMS. Chancelado pela ONU, o índice é um instrumento que permite diagnosticar e acompanhar as ações e serviços voltados ao idoso. O Plano é a primeira iniciativa brasileira voltada a integrar esforços e ações para aprimorar o sistema de garantias dessa faixa etária, resultado da parceria do Conselho Estadual do Idoso, Ministério Público, OAB-SP e todas as secretarias de estado.

A Rede Social São Paulo é uma aliança suprapartidária formada em 2003 e conta atualmente com mais de cem organizações representativa da sociedade civil, do setor empresarial e do governo.

O Comitê Gestor da Rede Social é formado por representantes das seguintes organizações, entre elas associados ao GIFE: Associação Comercial de São Paulo, Banco Real, Fundação Itaú Social, Fundação Nestlé, Fundação Telefônica, Instituto Camargo Corrêa, Instituto PNBE, Instituto Supereco SP, Instituto Unibanco, Instituto Votorantim, Natura e Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo. Os recursos que viabilizam o programa são obtidos via adesão espontânea de doadores que contribuem com o Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, administrado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional