Relatório Anual de atividades da Agência Pública

Por: Agência Pública| Notícias| 05/08/2024

Mais publicações, diferentes tipos de conteúdos. Em 2023, passamos a publicar dois novos tipos de conteúdos: colunas e notas. Nas colunas, temos textos opinativos, mas sempre baseados em fatos, assinados por nossas diretoras executivas, Marina Amaral e Natalia Viana, pela chefe de nossa cobertura socioambiental, Giovana Girardi, e pelo experiente repórter Rubens Valente. As colunas são uma forma qualificarmos o debate público, com comentários relevantes sobre temas urgentes. Nossa coluna de notas, Entrelinhas do Poder, também nos ajudou a entrar em temas urgentes, mas principalmente a cobrir o governo federal de uma forma ágil e sempre do ponto de vista da população e dos movimentos sociais. A inserção desses novos formatos em nosso site e também a publicação de mais reportagens, entrevistas e podcasts, fizeram com que aumentássemos em 52% nosso número de publicações. Um ano de crescimento. Enquanto a audiência da maioria dos sites cai, muitas vezes por conta de mudanças de algoritmos das big techs, nossas decisões estratégicas nos levaram a um aumento de audiência. Tivemos um aumento de 46% nos usuários únicos de nosso site com relação a 2022. A Pública no centro do poder. Em abril de 2023, inauguramos nossa sucursal em Brasília. Esse passo importante veio com grandes desafios: a mudança de um diretor para a capital federal, o estabelecimento de um chefe de redação em São Paulo, uma nova redação, novas contratações. Tudo isso para cobrir o poder de perto, mas de uma forma diferente, com a cara da Pública.  Colaboração é tudo. Participamos de três grandes investigações transnacionais: uma sobre desinformação e extrema direita, outra sobre compra de terras de pessoas investigadas por grilagem de terra com uso de fundos internacionais, e uma série sobre redes que promovem produtos à base de nicotina. Só se fala em IA. No ano em que a inteligência artificial dominou as conversas, principalmente no campo do jornalismo, a Pública se dedicou a pensar sobre o tema e explorar essa nova tecnologia. Lançamos nossa política de uso de IA e lançamos dois projetos com inteligência artificial, que inclusive foram finalistas do AI in Journalism Challenge, realizado pela Open Society Foundations com 12 redações ao redor do mundo. Um brinde aos Aliados! Nossa receita captada junto aos leitores, tanto com doações recorrentes ao programa de Aliados, quanto em doações únicas, aumentou 71% entre 2022 e 2023. As doações correspondem a 10% de nossa receita em 2023. O ano foi marcado por duas campanhas de muito sucesso: a Caixa Preta do Bolsonaro, em que nos propusemos a investigar os sigilos impostos pelo ex-presidente; e a campanha para realizarmos um podcast sobre o Caso Samuel Klein. Agora temos RH. Chegamos a 40 pessoas trabalhando em nossa equipe. Estava mais do que na hora de termos um departamento de recursos humanos, que não só cuida das necessidades de nossos funcionários, como garante que nossa equipe seja cada vez mais diversa.  Nem tudo são flores. Pela primeira vez em nossa história, em setembro de 2023 tivemos que retirar uma reportagem do ar por conta de uma determinação da justiça. Recebemos uma ação judicial por danos morais movida pelo deputado federal e presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Lira requereu que fosse determinado às plataformas de redes sociais que derrubassem, sob pena de multa, o conteúdo da reportagem “Ex-mulher Arthur Lira o acusa de violência sexual”, publicada em 21 de junho de 2023, além de pedir que a Pública fosse impedida de veicular outras publicações com o mesmo teor, também sob pena de multa. Consideramos este um grave ataque à liberdade de expressão e de imprensa. Temos recebido muito apoio de diversas organizações, mas a reportagem segue censurada.  Esses foram alguns destaques de nosso ano, mas tem muito mais!

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional

Translate »