Relatório Luz 2024 traz análises inéditas alinhadas ao novo ODS 18 – Igualdade Étnico-Racial
Por: GIFE| Notícias| 21/10/2024Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
O lançamento da mais nova edição em português do Relatório Luz 2024 acontece nesta terça-feira, dia 22 de outubro, às 14h, no Anexo I da Secretaria-Geral da Presidência, em Brasília. O documento é produzido anualmente pelo Grupo de Trabalho da Sociedade Civil e funciona como ferramenta de monitoramento dos avanços e retrocessos do Brasil na aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A edição deste ano apresenta uma análise inédita alinhada ao novo ODS 18 – Igualdade Étnico Racial.
Instituído pelo governo brasileiro em setembro de 2023, o ODS 18 tem o objetivo de trazer a perspectiva étnico-racial para o diálogo sobre o desenvolvimento sustentável proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU). Nesse sentido, a oitava edição do Relatório Luz apresenta o estudo de caso “The non-inclusion of race and gender in the 2030 Agenda denies rights to the majority”, em tradução livre: “A não inclusão de raça e gênero na Agenda 2030 nega direitos à maioria”.
O documento também traz dados preocupantes sobre o desenvolvimento do Brasil rumo aos 18 ODS: das 169 metas, apenas 13 delas apresentaram progresso satisfatório. Além disso, também foi detectado a falta de financiamento adequado em 12 ODS, como o ODS 1 (Pobreza), ODS 3 (Saúde) e ODS 5 (Igualdade de Gênero) e os ODS que contemplam a dimensão ambiental (6, 7, 11, 12, 13, 14 e 15).
Confira a programação completa.