Revista celebra dez anos de vida debatendo temas-chave dos direitos humanos

Por: GIFE| Notícias| 27/10/2014

Uma das principais publicações especializadas no campo dos direitos humanos está completando 10 anos de existência. Definitivamente um feito, considerando a instabilidade do mercado editorial no Brasil. Criada em 2004, a Sur – Revista Internacional de Direitos Humanos trata de temas fundamentais de uma agenda desafiadora, mobilizando redes, pesquisadores acadêmicos e agentes de organizações internacionais em um debate plural sobre direitos humanos.

A revista, produzida pela organização Conectas Direitos Humanos, busca ampliar o olhar para o tema, considerando pontos de vista de diversas regiões do planeta. Para tal, conta com a colaboração de pesquisadores de diversos países e cada edição é publicada em três idiomas – inglês, português e espanhol. Todo o conteúdo é disponibilizado integralmente na internet para facilitar o acesso ao maior número de pessoas.

Ao longo dos últimos dez anos, a publicação tem pautado importantes debates e contribuído para reflexões sobre temas que, muitas vezes, faltam às reuniões de pauta de outros veículos. É uma fonte de inspiração para o desenvolvimento e autorreflexão sobre o investimento social em nosso país.

Entre as diversas matérias relacionadas aos direitos humanos que ganharam espaço na revista, muitos assuntos são recorrentes na ação de investidores sociais como direitos econômicos, sociais e culturais; educação; acessibilidade; equidade de gêneros; e proteção de direitos humanos universais, por exemplo.

Em meio a diversas publicações internacionais, a SUR reafirma sua natureza ao se posicionar como um veículo dedicado a discutir, especialmente, questões ligadas à realidade dos países do hemisfério sul. A intensão não é se opor a produção europeia ou norte-americana, mas, sim, incorporar em campos de diálogo globais as demandas, desafios e oportunidades dos países do sul.

A SUR nasceu com o objetivo de unir as pontas de uma discussão até pouco tempo fragmentada, com uma forte tendência ao isolamento”, afirma Ana Luiza Cernov, coordenadora do programa Sul-Sul da Conectas.

10 anos de reflexão

Uma década desde o seu lançamento, a publicação segue abrindo espaço para pesquisadores e agentes que atuam com direitos humanos. “”Dez anos depois, a revista prova sua capacidade de ampliar o debate crítico sobre a teoria e a prática dos direitos humanos e fortalecer aqueles que lutam por estes direitos, particularmente, no Sul Global“”, avalia Ana Luiza Cernov.

Para celebrar a ocasião, a SUR acaba de lançar uma edição especial com 55 artigos sobre sucessos e desafios do movimento de direitos humanos. O lançamento aconteceu, ao longo de todo o mês de outubro, em escala mundial, com eventos em Londres, Nova York, Bandung, Johanesburgo, São Paulo e Buenos Aires.

A edição comemorativa já está disponível em formato mais extenso e dinâmico, com produções de especialistas que foram divididos em diversos eixos temáticos. Entre os autores desse volume, estão Raquel Rolnik (ex-relatora da ONU sobre o direito à moradia adequada), Paulo Sérgio Pinheiro (Comissão Nacional da Verdade), Louis Bickford (Ford Foundation), Ken Roth (Human Rights Watch) e Salil Shetty (Anistia Internacional).

Confira a lista complete no link.

Rumos dos direitos humanos no mundo

A edição comemorativa da SUR já está disponível online para leitura. Com a ajuda da equipe da Conectas, listamos o que há de mais interessante nesse volume:

Oscar Vilhena Vieira e Malak El Chichini Poppovic, diretores fundadores da Conectas, abrem a publicação com um artigo sobre representatividade, linguagem e uso da tecnologia, a partir de suas experiências em advocacy acumuladas ao longo de décadas.

Uma entrevista com Raquel Rolnik, ex-relatora especial da ONU para o Direito à Moradia Adequada, aborda as limitações do Sistema de Procedimentos Especiais da organização e Kumi Naidoo chama atenção para a necessidade de uma leitura mais crítica sobre o significado do Estado de Direito em um contexto de injustiça social para a maior parte da sociedade.

Phil Bloomer fala sobre poder econômico e responsabilidade corporativa para violações de direitos humanos, enquanto Juana Kweitel, diretora de programas da Conectas, aborda inovações nas formas adotadas por ONGs de prestar contas à sociedade.

Mandira Sharma, do Nepal, Haris Azhar, da Indonésia e Nicole Fritz, da África do Sul compartilham suas visões sobre a relação entre litígio e opinião pública. E Mallika Dutt e Nadia Rasul falam sobre o papel da tecnologia na promoção de mudanças sociais no âmbito dos direitos humanos a partir dos riscos e oportunidades da era digital.

Confira todos os artigos da 20a edição da publicação. A publicação já está disponível em inglês.

Tema em alta

O debate sobre direitos humanos também ganhou espaço dentre as ações encampadas pelo GIFE. No próximo dia 10 de novembro, será lançada uma publicação especial sobre o tema, além de um vídeo e uma série de infográficos sobre o assunto. Acompanhe aqui pelo site o lançamento do material.

Colaborou com essa matéria a equipe de comunicação da Conectas Direitos Humanos

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional