Revista NAVE compartilha experiências de programa educacional do Oi Futuro

Com a proposta de compartilhar metodologias, conteúdos e conhecimentos produzidos e experimentados na prática de suas ações, o NAVE (Núcleo Avançado em Educação), do Oi Futuro, lança a primeira edição da “Revista NAVE – Inspirações para novas práticas”.

O NAVE é um programa de educação integrada desenvolvido em parceria com as Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e Pernambuco. Esta parceria permite unir escolas públicas de Ensino Médio a cursos técnicos em inovação e tecnologias digitais. Cada curso técnico é desenvolvido em conjunto com instituições especialistas em diferentes áreas de conhecimento. Hoje, ele acontece no Colégio Estadual José Leite Lopes (RJ) e Escola Técnica Estadual Cícero Dias (PE).

Ao final de três anos, os jovens saem da escola com competências para se tornarem programadores, roteiristas, designers etc. O NAVE também é um centro de pesquisa e disseminação de novos conhecimentos. Por isso, o programa investiga e faz uso de novas metodologias educacionais que dialogam com a cultura digital e os desafios do século XXI, como novas formas de resolver problemas e estimular processos criativos.

Assim, os educadores das duas escolas se reúnem em grupos para estudar suas próprias práticas, sistematizar o que já deu certo e replicar suas descobertas para outras escolas ou contextos educacionais. Já o o eixo disseminação do NAVE compreende os meios de veiculação da produção de conhecimento no programa e na parceria com outras instituições ou centros de pesquisa.

O primeiro exemplar da revista é, justamente, fruto das investigações, debates e inquietações dos 80 educadores do NAVE Rio e do NAVE Recife e tem como objetivo compartilhar os aprendizados dessa prática. “Nosso desejo é que esses relatos possam inspirar novas práticas, instigar ideias e desafiar expectativas em relação ao ensino médio público no Brasil”, afirma Fabio Campos, gestor de Educação do Oi Futuro, no início da publicação.

A publicação reúne artigos sobre temáticas como interdisciplinaridade, processos de integração na escola, preparo de materiais didáticos, experiências de projetos colaborativos, entre outras.

Os interessados podem acessar a publicação aqui.

Associados

Apoio institucional