Revista traz idéias de Peter Senge

Por: GIFE| Notícias| 16/09/2008

Revista traz idéias de Peter SengeContrariando superstições, a revista Idéia Socioambiental chega a sua 13ª edição com sua maior meta: identificar e discutir tendências no campo da sustentabilidade. Reflexo dessa postura, a revista traz uma novidade em seu formato e passa a ser publicada em papel couchê branco em substituição ao reciclado.

A decisão surge no momento em que o mercado editorial reavalia o uso do papel branco com base nas suas vantagens em termos de qualidade de impressão – já conhecidas – como também de ecoeficiência, discutidas mais recentemente.

Hoje, o mercado já conta com papéis ambientalmente responsáveis. Muitos dos quais — incluindo o utilizado a partir de agora na revista – produzidos a partir de florestas renováveis de eucalipto, em que cada árvore utilizada foi plantada para esse fim

A capa desse número traz Peter Senge, um dos grandes gurus de negócios que defende um novo modelo de aprendizado para a sustentabilidade. No Livre Pensar, o especialista convoca empresas e instituições de ensino a criar ambientes favoráveis ao autoconhecimento, cooperação e inovação.

Pegando carona nesse debate, a reportagem especial trata do desafio de formar indivíduos capazes de desenvolver soluções inovadoras em resposta às crises de ordem econômica, ambiental e social.

A educação para a sustentabilidade também é tema do artigo de Otto Scharmer, pesquisador do MIT, e Ricardo Voltolini, que apresentam a Teoria U, uma fonte mais profunda de aprendizagem para a transformação de modelos mentais.

A nova revolução verde na agricultura em busca de práticas mais sustentáveis é tema de outra matéria especial. Idéia Socioambiental ouviu empresários do setor e especialistas sobre o desafio de conciliar o aumento da demanda por produtos agrícolas e o uso racional dos recursos naturais.

Em entrevista especial, Michael Conroy, um dos maiores especialistas em certificações socioambientais, conta como esse mecanismo está revolucionando a prática de responsabilidade social corporativa.

Na editoria Boa Idéia, a revista apresenta como governos podem ser indutores de padrões sustentáveis no mercado por meio de seu poder de compra, que gira em torno de 10% do PIB.

Continuando com o conteúdo exclusivo, leia também os artigos e colunas de Fernando Almeida, Ken O′Donnel, Paulo Nassar e Sérgio Rizzo.

A revista Idéia Socioambiental pode ser comprada em bancas e revistarias em todo o Brasil.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional