Rio+20 abre espaço para jovens atuarem como voluntários

Por: GIFE| Notícias| 16/04/2012

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) passou a inscrever jovens (estudantes ou profissionais formados) para trabalhar como voluntários durante o evento. Eles atuarão como guias de visitas às comunidades e em atividades nas áreas de sustentabilidade, tecnologia da informação e apoio à sociedade civil.

Este é o primeiro edital, com 400 vagas. Além destes postos, o programa abrirá inscrições para outros dois perfis: voluntários jovens e voluntários do ensino médio. No total, programa prevê a seleção de 1,7 mil voluntários para atuar em atividades relacionadas à Conferência, que acontece em junho, no Rio de Janeiro.

A iniciativa é parte do projeto de cooperação técnica “”Parcerias para Realização da Rio+20″”, desenvolvido pelo Comitê Nacional Organizador da Conferência (CNO) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Além do Programa Voluntário, o projeto contempla outras três ações sociais desenvolvidas para a Rio+20: os programas Comunidades Sustentáveis, Cultura+20 e Visitas às Comunidades do Rio de Janeiro.

Segundo a oficial de Projetos do PNUD, Moema Freire, esta é uma forma que os jovens têm de participar ativamente de eventos de grande porte como a Rio+20. Ela avalia que as comunidades vulneráveis, em particular, ficam afastadas desse tipo de atividade. Esse projeto, portanto, significa antes de tudo inclusão social. A iniciativa foi desenvolvida a partir de experiência semelhante realizada em 2007 para os Jogos Pan-Americanos.

Os voluntários selecionados passarão por um treinamento obrigatório, com carga horária de 20 horas/aula, envolvendo os seguintes temas: Voluntariado e formação cidadã; Histórico da Conferência Rio+20 e sustentabilidade; Direitos humanos, gênero e igualdade racial; e Voluntariado na Rio+20. A capacitação dos jovens será realizada no mês de maio pelo PNUD/CNO, pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN) e pela Secretaria de Educação do Estado do RJ, cada qual responsável por um perfil.

O conteúdo das oficinas será elaborado por consultores contratados, em consulta com o CNO, o PNUD, o programa de Voluntários das Nações Unidas (VNU) e parceiros, como a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a Secretaria de Políticas para as Mulheres, o Ministério do Meio Ambiente e a Secretaria Nacional de Juventude.

Acesse o edital com mais informações sobre a seleção de voluntários profissionais.

Acesse a ficha de inscrição para participar da seleção.

Participação da Sociedade civil

Durante a sétima edição do Congresso GIFE, realizada nos dias 26 a 30 de março, a secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Samyra Crespo contribuiu ao trazer a visão do governo, segundo ela, bastante otimista.

Para Samyra, realizada 20 anos após a Rio 92, a Rio+20 é um momento em que os países emergentes ganham protagonismo e têm a oportunidade de trazer sua contribuição com base em ações práticas e bem sucedidas compartilhando soluções e experiências. “O Brasil terá o papel de acolher uma pluralidade de visões e conciliá-las”, diz.

A secretária pontuou ainda outro papel a ser cumprido pelo Brasil além de ser anfitrião do evento. “Temos que mobilizar a sociedade brasileira na construção de um legado positivo a partir da Conferência. Que nós possamos ter realmente uma nova agenda para o desenvolvimento sustentável”, reforça.

Ela apresentou um levantamento elaborado pelo ministério, com todas as ações que os participantes poderiam se engajar durante a Conferência da ONU. “É o estudo mais completo sobre o tema e disponibilizo a vocês”. (veja o material)

Leia também:

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional