RJ: Curso ensina cenário social e legislação do Terceiro setor

Por: GIFE| Notícias| 01/04/2011

Ampliar a visão sobre o processo de desenvolvimento histórico do Brasil e o envolvimento e participação da sociedade civil neste processo, e disponibilizar as principais bases legais que regulamentam as organizações do terceiro setor. Esse é o objetivo do primeiro módulo da edição 2011 do Curso Ferramentas de Gestão, no Rio de Janeiro, que será realizado nos dias 11 e 12 de abril.

Realizado com apoio do Instituto Coca-Cola e com apoio na divulgação do Instituto Desiderata, o curso, instrumental e modular, é uma oportunidade de aperfeiçoamento para quem está em busca de conteúdo que agregue mais eficiência à criação e ao gerenciamento de projetos sociais.

Assim, o programa é recomendado para gestores de organizações da sociedade civil operadoras ou financiadoras, gestores de áreas de responsabilidade social corporativa e consultores com atuação ou interesse na área.

Para ministrá-lo, foram convidados os seguintes consultores:
– Andre Degenszajn, professor de Relações Internacionais na Faculdade Santa Marcelina, é bacharel e mestre em relações internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pesquisador no Nu-Sol/PUC-SP desde 2001. Coordena a área de gestão de conhecimento do GIFE – Grupo de Institutos Fundações e Empresas. Atua em organizações da sociedade civil desde 2001, foi fundador e atualmente integra o Conselho da ONG Conectas Direitos Humanos.
– Eduardo Szazi é sócio fundador de Szazi Bechara Advogados, atuante nas áreas de Terceiro Setor, Meio Ambiente e Negócios Sustentáveis. É consultor jurídico do GIFE – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas, professor de Direito do Terceiro Setor da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/SP e ISAE/PR) e Fundação Instituto de Administração (FEA/USP), e membro da International Society for Third Sector Research, de Londres, Inglaterra e do Advisory Board do International Center for Non-profit Law, de Washington DC, EUA. É bacharel em Direito pela Universidade São Paulo e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Autor entre outras obras, do livro “”Terceiro Setor: Regulação no Brasil”” (Editora Fundação Peirópolis).
Conteúdo:
* Contextualização da questão social contemporânea do Brasil
* Histórico do desenvolvimento da sociedade civil brasileira
* Origem, conceituação e caracterização do terceiro setor, do investimento social privado e da responsabilidade social empresarial
* Quem são e onde estão as associações sem fins lucrativos no Brasil
* Tendências do Investimento Social Privado
* A emergência global do conceito de sustentabilidade
* As ONGs. Regime legal no Brasil. Associações e Fundações. Características, vantagens e desvantagens
* Registros e reconhecimentos governamentais. Utilidade Pública, OSCIP e CEBAS
* Parcerias com empresas. Doações e patrocínios. Incentivos Fiscais
* Parcerias com governos. Convênios, Termos de Parceria, Contratos de Gestão e Contratos com inexigibilidade ou dispensa de licitação
* Voluntariado. Regime legal do Voluntariado. Cuidados no voluntariado empresarial.
Esta edição do Ferramentas de Gestão do Rio de Janeiro, serão cinco módulos (dois dias das 9h às 17h), que acontecem sempre às segundas e terças ou quintas e sextas-feiras, totalizando 70 horas.
Os interessados podem optar por módulos avulsos ou pacotes, o que permite ao aluno construir seu plano de estudo de acordo com seu interesse e necessidade de aprendizagem.
“Os módulos são conduzidos por consultores com ampla experiência nas suas respectivas áreas e afinados com a perspectiva do GIFE sobre o campo social. O curso traz uma combinação de conceitos fundamentais e conteúdos práticos sobre temas relevantes para gestores de projetos sociais e profissionais interessados em ampliar seu conhecimento sobre o terceiro setor”, afirma o gerente da área de Conhecimento do GIFE, André Degenszajn.
As experiências dos participantes do curso e dos palestrantes convidados são utilizadas nas aulas expositivas. Desta forma, são apresentados e discutidos projetos concluídos ou em fase de desenvolvimento, potencializando as experiências e explorando os mais diversos recursos.
As inscrições são feitas exclusivamente na seção Cursos GIFE do site www.gife.org.br, onde estão disponibilizadas as informações completas sobre conteúdo, consultores e valores. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo tel. (11) 3816 1209 ramal 56, ou pelo e-mail: [email protected].
O curso ocorre na sede do Instituto Coca-Cola Brasil, localizado na Praia do Botafogo, 374 – 13º andar.
Planejamento Estratégico
28 e 29 de abril

Consultor:
João Paulo Altenfelder
Administração e Finanças para OSCs
12 e 13 de maio

Consultor:
Eleno Gonçalves Jr.
Elaboração e Avaliação de Projetos Sociais
30 de junho e 01 de julho
Consultora:
Thereza Christina Holl Cury
Mobilização de Recursos para OSCs
15 e 26 de agosto
Consultor
Marcelo Estraviz Rodrigues

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional