RJ: GIFE oferece curso sobre cenário social e legislação do terceiro setor

Por: GIFE| Notícias| 08/09/2008

Nos próximos dias 23 e 24 de setembro, o GIFE realiza o primeiro módulo da edição 2008 do curso Ferramentas de Gestão no Rio de Janeiro. Com o tema Cenário Social e Legislação para o Terceiro Setor, essa primeira aula, de uma série de cinco módulos, busca ampliar a visão sobre o processo histórico de envolvimento e participação da sociedade civil no desenvolvimento social do país, e disponibilizar as principais bases legais que regulamentam as organizações do terceiro setor.

Com o curso Ferramentas de Gestão, o GIFE procura atender à crescente demanda por conhecimento e profissionalização das ações desenvolvidas pela iniciativa privada e ONGs na área social. E uma das áreas-chave é a legislação que rege esse campo.

Por isso, o conteúdo do primeiro módulo abordará os seguintes tópicos: Contextualização da questão social contemporânea do Brasil; Origem, conceituação e caracterização do terceiro setor; Leis que regulam o funcionamento do terceiro setor; Imunidade e isenção de impostos; Incentivos fiscais para doações; Aspectos legais, tributários, previdenciários, fiscais e gratuidades; A opção por diferentes alternativas legais e suas conseqüências para as organizações.

Para ministrar esse conteúdo, foram convidados dois consultores:
Eduardo Szazi – advogado, consultor jurídico do GIFE e autor do livro Terceiro Setor – Regulação no Brasil (GIFE e Editora Peirópolis, 2000). Foi integrante do Grupo de Trabalho de Reforma do Marco Legal do Terceiro Setor na gestão de Fernando Henrique Cardoso.

Fernando Rossetti – é secretário-geral do GIFE e chairman da Wings (Worldwide Initiatives for Grantmakers Support). Formado em Ciências Sociais pela Unicamp, atuou na Folha de S.Paulo de 1990 a 1999, como repórter de Educação e correspondente na África do Sul (1994-95). Tem especialização em Direitos Humanos pela Universidade Columbia (EUA, 1997). Atuou como consultor para diversas organizações nacionais e internacionais do terceiro setor, como o Unicef, para quem escreveu o livro “”Mídia e Escola – Perspectivas para políticas públicas””. É comentarista do Canal Futura desde 1997, Synergos Senior Fellow e líder-parceiro Avina.

O curso permite ao aluno construir seu plano de estudo de acordo com seu interesse e necessidade de aprendizagem. Esta edição está composta de cinco módulos de 16 horas.

Conheça o tema dos próximos módulos:
10 e 11/10 – Elaboração e Avaliação de Projetos.
07 e 08/11 – Comunicação e Marketing para Organizações sociais.
14 e 15/11 – Voluntariado e Redes Sociais.
12 e 13/12 – Sustentabilidade e Mobilização de Recursos.

Para mais informações e inscrições, contate Mariana Rico pelo tel. (11) 3816 1209 (ramal 19), ou pelo e-mail [email protected]. O investimento para cada módulo é de R$ 590,00. Há descontos especiais para interessados em todos os módulos.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional