RJ: Instituto Desiderata lança pesquisa e livro em seminário gratuito

Por: GIFE| Notícias| 26/08/2009

O Instituto Desiderata convida a todos para participar do I Seminário de Educação, que será realizado no Centro Cultural Banco do Brasil, no dia 3 de setembro (8h30 às 13), no Rio de Janeiro. No evento, o instituto irá lançar a pesquisa Parcerias com Escolas Municipais do Rio de Janeiro 2009 e o livro “”Parcerias para Educação””. O seminário contará ainda com o debate “”Comunicação e Educação nas Escolas Municipais do Rio de Janeiro.

Faça sua inscrição pelo site www.desiderata.org.br. Veja programação abaixo.

Sistematização

As publicações fazem parte dos investimentos sociais do instituto, que investe, desde 2003, em projetos ligados ao desenvolvimento de crianças e jovens através da articulação dos diversos setores da sociedade no Rio de Janeiro. A partir de 2008, investiu no Programa Parcerias para a Educação, apoiando ações de colaboração público-privadas que visam a melhoria da qualidade da educação pública no município do Rio de Janeiro. Os resultados dos 5 projetos apoiados foram sistematizados em uma publicação a ser lançada neste seminário.

Para aprofundar seu conhecimento nesse tema, o Desiderata realizou um estudo sobre as parcerias com escolas públicas no município do Rio de Janeiro norteado pela seguinte pergunta: As parcerias público-privadas em curso no Rio de Janeiro contribuem para a melhoria efetiva da qualidade da educação pública no município? Em que medida e de que forma?

A pesquisa, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, identificou importantes subsídios para os atores envolvidos com a educação que desejam aprimorar suas relações de parceria com as escolas públicas na rede, assim como promoveu um primeiro levantamento de experiências existentes e uma reflexão sobre a forma como elas se formam e se desenvolvem na rede de ensino.

Desiderata

O Instituto revendo suas ações, agora focada no Ensino Fundamental do município do Rio de Janeiro e pretende reformular seus investimentos para colaborar com a formulação e implementação de políticas públicas nesse setor.

Para isto, o Desiderata vem investigando as questões centrais da educação, articulando com outros investidores privados e, em especial, conversando diretamente com os gestores públicos com um propósito de definir um espaço efetivo de colaboração com a política pública. Diante da enorme complexidade dessas questões, percebemos a importância de identificar objetos de estudo que pudessem ser investigados mais profundamente e, no decorrer da agenda de conhecimento e articulação, alguns temas apareceram como estratégicos às políticas públicas de educação:

– Aprimorar os processos de gestão e fluxo da informação dentro das escolas, entre escolas e na rede, democratizando e potencializando os programas públicos e privados já existentes;
– Considerar o potencial das tecnologias da informação e comunicação dentro das escolas e seu impacto sobre os processos de ensino e aprendizagem;
– E levar em conta a diversidade existente na rede e dentro de cada escola, como tema transversal, independente da questão que se quer trabalhar na educação.

O seminário se insere nessa agenda, em que o Desiderata se propõe a lançar a publicação dos resultados do Programa Parcerias para Educação e da pesquisa sobre parcerias com escolas públicas e, a partir dessas reflexões, estimular o debate em torno dos temas gestão da informação na educação, mídia-educação e diversidade no município do Rio de Janeiro.

Programação:

8:30 Entrega das publicações

Mesa 1 – Pesquisa Parcerias com Escolas Municipais do Rio de Janeiro
9:00 Abertura – Beatriz Azeredo
9:10 Apresentação da Pesquisa Parcerias – Patrícia Lacerda
Cláudia Costin – Secretária Municipal de Educação do Rio de Janeiro
Leandro Fialho – Coordenador Geral de Ações Educacionais Complementares da SECAD/ MEC

10:15 Debate

11:00 Café

Mesa 2 – Comunicação e Educação nas escolas públicas
– Silvana Gontijo – Diretora da Planeta.com
– Monica Mumme – Coordenadora de projetos do Cecip
– Cinthia Monteiro de Araújo – Professora do Departamento de Educação da UFRJ
– Simone Monteiro – Gestora de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

12:30 Debate

13:10 Encerramento

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional